Publicidade

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Foi o sorteio! Que venha 2010!


E finalmente aconteceu o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2010. Começa a temporada dos palpiteiros. Surgem os especialistas sobre o futebol norte-coreano, ganense, hondurenho, etc. Claro que o PB não ficará de fora dessa.

Teremos uma Copa com grupos equilibrados. Teremos sim aquelas barbadas, mas temos vários grupos que serão decididos jogo a jogo.

- O grupo A, dos anfitriões, é o mais equilibrado. São 4 times que não tiveram uma boa preparação para a Copa. A África do Sul conseguiu complicar frente à Brasil e Espanha na Copa das Confederações, mas no resto, derrotas e insucessos. Trocou novamente de treinador, tirando Joel Santana e trouxe novamente Parreira. Os franceses só chegaram com uma mãozinha de Henry. Chegam pela repescagem, com um elenco velho e com um técnico pressionado. Uruguai só entrou aos "45", ganhando a última vaga na repescagem, contra Costa Rica. Tem um time com bons jogadores na zaga e no ataque, mas perde no meio e nas alas, além dos goleiros irregulares. E o México sofreu na mão de Sven-Goran Eriksson, viu a vaga para a Copa ser ameaçada, mas a troca de treinador fez bem. Porém, o time não tem jogado bem e não tem a mesma força da última Copa.

Meu palpite para a chave: se a África estreiar bem, leva a vaga pela empolgação da torcida. Mas, penso que passam França e Uruguai.

- No grupo B, a Argentina não pegou moleza, como muitos tem falado. Porém, não é um grupo de assustar. A Nigéria conta com os Obinnas e Oba Oba Martins, mas não parece ter o mesmo potencial da época de Kanu e companhia. Coréia do Sul não é a mesma de 2002, mas não é fraca. E a Grécia tem o esqueleto do time que foi campeão da Eurocopa, mais chegou apenas pela repescagem e sem convencer.

Ou seja: a previsão de que a Argentina se classifica é correta. A outra vaga fica em aberto. Difícil dizer quem passa.

- No grupo C, a Inglaterra tem pela frente uma chave mais fácil do que a da Argentina. A pedreira será os Estados Unidos, que tem evoluído muito nessa década e chega com pretensões de repetir, ao menos, a campanha de 2002 - onde foi eliminado pela Alemanha nas quartas. Os outros dois são a Argélia, time guerreiro que conseguiu passar pelo bom time do Egito e chegar à Copa. E a Eslovênia, do qual confesso não saber muita coisa.

Inglaterra e Estados Unidos se classificam. O confronto entre os dois deve definir quem fica em primeiro.

- Se temos que definir um grupo da morte, esse é o grupo D. A Alemanha terá pela frente três bons adversários. De começo, pega a Austrália, que provou que não chegava a Copa apenas por passar pelas "peladas" na Oceania. Entra dessa vez com uma vaga garantida facilmente pelo continente asiático. Com um time rodado pela Europa, deve dar trabalho mais uma vez, assim como na Copa 2006, onde só caiu frente a Itália em um pênalti mandraque. Depois, vem a Sérvia, seleção que vem com a sina de ir bem nas eliminatórias, mas não fazer muito na Copa. Fecha o grupo uma das mais fortes seleções africanas: Gana. Não apenas pela campanha nas eliminatórias, mas por ter seus principais jogadores nos grandes da Europa. Time com força física e velocidade.

Das quatro, vejo a Sérvia como mais fraca. Alemanha tem a mesma base de 2006, porém não fortaleceu o ataque. Isso pode complicar. Mas, é difícil ve-los fora das oitavas. Mas, para mim, Gana passa como líder da chave.

- O grupo E também é equilibrado também. Holanda precisa provar que dessa vez entra para suprir as expectativas. Tem time para isso, contando com o mesmo meio-campo e ataque de antes. A Dinamarca não chega para passeio na África. Tem um time bem disposto taticamente. Pode ser a grande surpresa desse Mundial. O Japão segue evoluindo seu futebol, mas ainda não põe medo. E Camarões, de Eto'o, vem mais forte após ficar fora da última Copa.

Por mais que Japão e Camarões possam complicar, é difícil ver Holanda e Dinamarca fora nessa chave.

- Já no grupo F, ou acontece uma zebra muito grande, ou Itália e Paraguai já estão garantidos. Atuais campeões do mundo, a Itália tem um time "velho", mas sempre forte. Desacreditada então, aparece mais perigosa. Paraguai foi a grande sensação das eliminatórias, mas ainda deixa todos um pé atrás. Porém, deve ao menos chegar as oitavas. Nova Zelândia será o saco de pancadas da Copa. Se não a mais fraca seleção, está entre as mais. E, por fim, a Eslováquia, sem tradição.

Ou seja: Itália e Paraguai nas oitavas. Só não acontece isso se passar uma zebra enorme.

- Agora, o grupo G, do Brasil. Era uma das chaves que a CBF queria, por não ter muita locomoção durante a primeira fase. Ótimo. Depois, veio a Coréia do Norte. Maravilha. Time desconhecido, mas que não põe medo em ninguém. Porém, depois, só veio pedreira. Começando pela Costa do Marfim, seleção africana mais complicada, contando com Kalou, os dois Touré e, principalmente, Drogba. Um time que já disputou uma Copa e vem mais calejado. Joga "em casa". Ou seja: osso duro. E, para fechar com chave de ouro, nada melhor que ter Cristiano Ronaldo e Portugal pela frente. Sinceramente, tenho mais medo de Costa do Marfim. Portugal não é uma maravilha. Pode ter um poder ofensivo forte, com Deco, CR7, Nani e Liédson. Mas, tem uma zaga e uma marcação frágil. Chegou a repescagem europeia a duras penas. Passou também sem convencer. Enfim, ou muda muito, ou não coloca tanto medo.

Eu jogo, sem dúvidas, Brasil e Costa do Marfim nas oitavas. Portugal não me pega. E a Coréia do Norte. Bem, é apenas a Coréia do Norte.

- Fechando os grupos, o grupo H, a chave da, para muitos, favorita Espanha. Como bem disseram os jornais espanhóis após o sorteio, um grupo fácil e um cruzamento de morte, já que podem pegar Brasil, Costa do Marfim ou Portugal. Mas, na primeira fase, nada demais. Suiça tem evoluído, mas não tanto para surpreender. Vai brigar com o Chile, de Valdívia e Bielsa, pela segunda vaga do grupo. E Honduras vai passear.

Eu vejo Espanha líder, com 100%, e Chile em segundo, com Bielsa curando a ressaca da eliminação de 2002 com a Argentina.

Que venha 2010!

Ps: Ah! Charlize!

Imagens: Estadão.com

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

2010 promete...é Copa do Mundo e o meu time mais uma vez na Libertadores!!!
Haja Coração!!!