Publicidade

quinta-feira, 6 de março de 2008

Tática.


Vamos falar dos principais jogos da rodada de meio de semana. Em destaque, as táticas montadas por Luciano Spalletti, da Roma, Muricy Ramalho, do São Paulo, e Renato Gaúcho, do Fluminense, para triunfarem em suas partidas. E é a prova que treinador influencia muito no resultado e faz um time ganhar pelo esquema tático. E uma rápida passada por outras partidas. Vamos lá.







- Começando pela Champions. O principal jogo da rodada era Real Madrid e Roma, os espanhóis jogavam em casa precisando de uma vitória simples para se classificar. O que os italianos teriam que fazer? Se defender? Aí entra Luciano Spaletti. A Roma não jogou recuada, jogou pra cima, como se precisasse fazer o resultado, começando pela escalação de Aquilani, que foi sem dúvida nenhuma o principal jogador da partida. E quando estava no segundo tempo, com 0 a 0 no placar, em fez de aí sim recuar, colocar um zagueiro e tal, Spaletti saca Mancini e coloca mais um atacante, Vucinic, que foi fundamental na vitória. Fato: se um time precisa de resultado de empate, deve segurar o adversário no campo de ataque, e não no de defesa como se cansa de ver. Pela inteligência e ousadia, a Roma está nas quartas-de-final. E pode ir muito longe

- Ainda pela Champions, tivemos a vitória já esperada do Chelsea sobre o Olympiacos por 3 a 0 (será que os Blues vão mais longe sem Mourinho? Eu aposto que sim), e a heróica classificação do Schalke 04 nos pênaltis sobre o Porto. Só falta Inter e Liverpool.


- Agora o jogo do São Paulo. O tricolor não vêm jogando bem, é visível a falta de um meia de ligação, que Hernanes e Fábio Santos não se entenderam ainda, que não encontrou o substituto de Breno. Ok. O Audax não é a mesmo que empatou as duas com o próprio São Paulo pela Libertadores no ano passado, é mais fraco no ataque. Vamos ao jogo. O duelo tático começou vencido por Raúl Toro, que colocou o forte zagueiro Rocco para marcar Adriano - o que fez muito bem - e apostou no contra-ataque, sempre conduzido pelos pés do habilidoso meia Villanueva. Já Muricy escalou mal seu time, querendo fazer com que Éder Luís fizesse o papel de Leandro no ano passado. Não funcionou. Tanto que o Audax fez 1 a 0 - com Villanueva - e jogava melhor.

Aí veio a expulsão de Rocco, que obrigou o Audax se fechar mais ainda. Mas ainda não foi o lance fundamental do jogo. Foi sim um chute de Éder Luís que tirou tinta do travessão. Motivo: Aloísio iria entrar em seu lugar, mas por um "estalar dos deuses", o treinador preferiu tirar Fábio Santos - péssimo no jogo. E foi aí que o São Paulo ganhou, num 4-2-4 literal, com dois pontas e dois centroavantes como nos bons tempos de 50 a 70.

- Por último a vitória de Fluminense. Essa tem motivo simples: a saída de Leandro Amaral. Explico: com a saída parcial do atacante (que deve ser definitiva pelo andar da carruagem), Renato Gaúcho escalou o time como deveria ser desde o começo, ou seja, com Conca e Thiago Neves na armação, Arouca de segundo volante. Simples. É notável que o time evoluiu muito nos últimos dois jogos e meio (segundo tempo da partida contra a LDU, mais os jogos contra Cabofriense e Arsenal). Sobre a goleada: que ninguém se atreva dizer que foi sobre um time qualquer. Só isso.


- Hoje o Flamengo tomou um sacode no Uruguai: 3 a 0 para o Nacional. E o Boca deu um sacode na Argentina: 3 a 0 no Atlas, com recorde de gols de Palermo com a camisa do time. E que vitória do Cruzeiro na quarta. Segurem o trem azul.
- E na Copa do Brasil, só dois grandes cairam: o Bahia foi derrubado pelo bom Icasa, o que não me surpreendeu muito. Mas, o Atlético/PR cair em casa contra o Corinthians/AL, nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal? Aí eu me surpreendo muito até.

Paro aqui. Até sábado com o resumo do fim de semana.

terça-feira, 4 de março de 2008

Heróis

Definidos os primeiros classificados para as quartas-de-finais, em jogos eletrizantes e cheios de emoção, heróis e vilões.

- Pra começar, os jogos sem nenhuma surpresa: na Inglaterra, o Manchester entrou mais uma vez com um time fechado para enfrentar o Lyon, que veio de Fred no banco. A tática de Ferguson deu certo, visto que o Lyon não conseguia passar pela segura defesa adversária e o time inglês atacava tranquilo. E aos 41 do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo - sempre ele - fez o gol da classificação. Na segunda etapa, o Lyon até buscou o empate, mas mais uma vez caiu nas oitavas da Liga. Manchster 1 a 0 e classificado para as quartas.



- Já na Espanha, o Barcelona ganhou apertado mas passou tranquilo pelo Celtic, com um gol relâmpago de Xavi, aos três minutos de jogo. O susto só veio aos 34 minutos, mas não por um ataque dos escoceses: Messi sofreu uma lesão na parte posterior da perna esquerdae saiu chorando de campo. Henry entrou em seu lugar e o Barça continuo mandando no jogo, comandados por Ronaldinho Gaúcho. O time espanhol abusou de perder gols, o que fez surgir o primeiro goleiroa ter destaque no dia: Boruc, que fez várias defesas e evitou um placar maior. Foi pouco o 1 a 0, mas serviu para se classificar. Olho no Barça!

- Agora os jogões. Em Milão, o Milan veio pragmático e da mesma maneira de sempre, mas desta vez viu o Arsenal mandar no jogo. Seedorf, machucado, fez falta aos rubro-negros, que não conseguiam chegar com muito perigo. Já o Arsenal fazia o goleiro Kalac (segundo goleiro do dia a ser destaque) trabalhar e acertou uma bola no travessão, em belo chute de Fábregas. No segundo tempo, a mesma coisa: pressão dos ingleses, mas agora desde o início, enquanto os italianos chegavam algumas vezes com Pato e Kaká. Aos 39 do segundo tempo, foi feita justiça: o fantástico meia espanhol Fábregas chutou da intermediária e acertou no canto, fazendo o primeiro. E aos 47, Adebayor aproveitou cruzamento de Walcoot e matou o jogo. Justo porque o Arsenal jogou melhor nas duas partidas. E Fábregas cada vez mais confirma para esse blogueiro que têm tudo para ser o melhor do mundo nos próximos anos. Já o Milan vai passar a temporada sem nenhum título e tem que brigar para chegar a próxima Champions. E o Arsenal pinta sim como um dos que podem levantar o caneco - com justiça.

- E por fim, o mais eletrizante de todos: eu já dizia que esse seria o confronto mais equilibrado e eletrizante de todos. E teve alguns nomes importantes a serem anotados antes da análise: Daniel Alves e Volkan Demirel, que tiveram papéis inversos no primeiro e no último lance do jogo. No primeiro, Daniel Alves cobrou falta e contou com a ajuda do goleiro turco (foto): 1 a 0 Sevilla. Os turcos sentiram o golpe e o Sevilla continuou em cima e chegou aos segundo gol, com Keita. Deivid diminuiu e quando o Fenerbahçe era melhor, Kanouté ampliou. No segundo tempo, um jogaço: os dois times buscaram o ataque e perderam gols, principalemte Keita para o Sevilla. E aos 33 minutos, brilhou a estrela de Deivid. O brasileiro marcou o segundo e levou o jogo para a prorrogação,e por pouco não fez o terceiro, que liquidaria o jogo. Com tudo igual no tempo extra, vieram os pênaltis.

E aí, no último lance do jogo, frente a frente, Daniel Alves e Volkan Demirel. O brasileiro precisava marcar - já que era a quinta cobrança - e bateu, para defesa do goleiro. Invertem-se os papéis, Zico comemora e o Fenerbahçe faz a festa!

Amanhã tem mais. Amanhã trago o pré jogo das três partidas.
*Fonte da fotos: globoesporte.com

segunda-feira, 3 de março de 2008

Champions League - jogos de volta I

Começa nesta terça-feira os jogos de volta da Liga dos Campeões. Seguem rápidos comentários, com o placar do primeiro jogo:

- Manchester United x Lyon (1x1): Jogando em Old Traford, é difícil esperar que o Lyon surpreenda e se classifique. Primeiro por não vir em tão boa fase como o rival. E porque o Manchester não venceu na França porque preferiu ser mais defensivo. Destaque para as duplas de ataques: Benzema e Fred (três gols nos últimos dois jogos) do Lyon, contra Cristiano Ronaldo (21 gols no Inglês, pra mim o melhor do mundo) e Rooney. Dá Reds Devils.



- Milan x Arsenal (0x0): Depois de um empate na Inglaterra, o pragmático Carlo Ancelotti precisa da vitória sobre o Arsenal para salvar a temporada do Milan. Para isso, aposta na dupla de brasileiros Kaká e Pato e a volta do excelente volante Pirlo. Já os Gunners, sem Eduardo da Silva, tenta fazer em Milão o que não fez em casa: gols, e quem está louco para balançar as redes é Adebayor. Mas, pelo resultado do primeiro jogo, vou de Milan.


- Sevilla x Fenerbahçe (2x3): Com tudo para ser o grande jogo da rodada, espanhóis e turcos querem fazer história na Liga. O Sevilla confia na ótima fase de Luís Fabiano e de Kanouté, enquanto o Fener vai comandado pela dupla Alex e Kezman, mas tem o importante desfalque de Roberto Carlos. Para quem gosta de números: o Sevilla teve 100% de aproveitamento em casa na primeira fase, enquanto os turcos não vencem fora de casa pela competição há seis jogos. Difícil opinar, mas chuto empate e a vaga dos turcos, para alegria de Zico.

- Barcelona x Celtic (3x2): Buscando espantar qualquer surpresa novamente, o Barça é franco favorito para levar a vaga. O time teve uma visível melhora nas últimas atuações (mesmo com a derrota para o Atlético de Madrid) e vêm com força máxima para o confronto com o Celtic, tendo apenas Rafa Márquez como desfalque. Já os escoceses sabem das dificuldades que terão pela frente, mas ainda sonham, confiando no trio McGeady, Vennegoor e Mcdonald. Barça passa e vai incomodar muita gente.

Depois comento os jogos da quarta-feira, e os resultados.

domingo, 2 de março de 2008

E deu Valdívia!

- Um grande jogo no Morumbi. Corinthians e Palmeiras fizeram uma partida bem movimentada, com ambas equipes muito bem taticamente e com emoções. O Palmeiras mereceu ganhar porque quando chegou foi mais objetivo e o Corinthians não foi eficiente nas chegadas ao gol de Marcos. E porque o Timão tinha alguns desfalques importantes, que não foram substituidos à altura.

Sobre os lances polêmicos: foi pênalti em Valdívia e o mesmo não estava impedido quando saiu na cara de Júlio César. Diogo Rincón estava realmente impedido e Diego Souza até merecia ser expulso, mas dificilmente algum árbitro faria isso. E pelo amor de Deus: vão proibir a irreverência e a provocação no futebol? Acho que nas comemorações e nas palavras (bem medidas, logicamente), não há mal nenhum. Quem fala e quem faz tem que saber aguentar o preço de ser provocado depois. E só isso.

Quanto aos destaques: no Palmeiras, a dupla Diego Souza e Valdívia vai engrenando e jogando bem, enquanto Alex Mineiro ganhou um concorrente direto por sua vaga: Kléber. Léo Lima fez boa partida e a zaga do time é fantástica, formada por Gustavo e Henrique. Já no Corinthians, Felipe não fez falta, já que Júlio César jogou bem mais uma vez e não teve culpa no gol. Lulinha ainda peca muito nas finalizações e na visão de jogo. Herrera vêm sendo o melhor jogador corintiano, tanto pela raça quanto pela movimentação que dá ao ataque. E Carlão vêm jogando muito bem também.

O resultado dá ânimo ao verdão, que fica a quatro pontos do São Paulo, quarto colocado. E o Corinthians fica em sexto, três a menos que o tricolor. E já chegamos a 12ª rodada.


- Ainda pelo Paulista, o Santos tropeçou diante do Sertãozinho (1 a 0) e agora vê suas chances de classificar mais remotas ainda. E o São Paulo não jogou bem, mas venceu o Mirassol por 2 a 1 e é o único grande no G4. Os três primeiros são Guaratinguetá, Barueri e Ponte Preta.


- No Rio, início de Taça Rio: o Botafogo ganhou apertadinho o América, por 1 a 0, gol de Wellington Paulista. Já o Flu jogou bem, comandado pela dupla Conca-Thiago Neves (finalmente hein, Renato?!) e venceu o Cabofriense, com gols de Conca, Washington e Dodô. O Flamengo tomou um susto do Resende e saiu perdendo por 2 a 0, mas virou e matou o jogo com 4 a 2, lembrando que o time jogou com a maioria reserva. E o quarteto do Vasco funcionou e o time goleou o Boavista por 4 a 0, gols de Edmundo, Jean (2) e Alex Teixeira. Mas, é só o começo.



- Deu o que eu imaginava no Gaúcho: Grêmio e Inter goleando. O Grêmio fez 4 a 0 no Canoas, com boa atuação e com gols de Roger, Soares e Perea, que fez dois. O Colorado foi além: 6 a 0 no Guarany de Bagé, com três jogadores fazendo dois: Alex (que início de temporada), Iarley e Gil.
- O Sport é campeão do primeiro turno em Pernambuco. O Leão da Ilha bateu o Serrano por 3 a 1, dois de Romerito e um de Leandro Machado, e sacramentou o título e a vaga na final. O Náutico venceu o Centro por 3 a 0, mas não adiantou. E o Santa Cruz está fora do campeonato, ao empatar com o Central por 2 a 2, em pleno Arruda. Uma pena ver o Coral nessa situação.

- No Paranaense, o Atlético venceu mais uma - 4 a 1 no Toledo, o Coxa passou apertado pelo Casacavel, 1 a 0, e o Paraná apenas empatou com o Adap Galo por 1 a 1, mesmo placar do meu Londrina com o Paranavaí. Faltam só duas rodadas para o fim da primeira fase.

- O Bahia bateu o Vitória da Conquista por 2 a1 e reassumiu a ponta no Baiano. E o Vitória venceu o Camacari por 3 a 2, mas não jogou nada bem e é terceiro colocado.

- No Mineiro tudo normal: o Cruzeiro ganhou do Social por 2 a 1, com time misto; o Galo perdeu uma penca de gols e venceu o Ituiutaba por 2 a 0. O novo foi ver o Ipatinga goleando o lanterna Uberaba por 4 a 0. A ponta é da Raposa.

- O Goiás assumiu a ponta do Grupo B ao vencer o Crac por 3 a 0 e o Itumbiara empatar com o Mineiros. No A, o líder é o Anápolis, que venceu o Trindade por 2 a 1.


- Em SC, Figueirense goleou o Joinville por 4 a 0, Avaí bateu o Guarani por 2 a 1, mas o líder é o Cricíuma, que venceu o Metropolitano por 2 a 1.

- Pra encerrar: No Pará, o Remo venceu o Paysandu por 2 a 1, no clássico do Paraense.

Boa semana a todos.

sábado, 1 de março de 2008

O maior clássico do Brasil

- Não tem como negar: Palmeiras e Corinthians é sim o maior clássico do país. Por sua história, por sua rivalidade, por suas torcidas, enfim, tudo coloca como o melhor clássico. Sobre o confronto deste domingo, o Timão pode até vir com uma melhor fase, são dez jogos invicto, mas não pode ser apontado como favorito. Vale lembrar que, no primeiro turno do Brasileiro do ano passado, a equipe vinha com a mesma invencibilidade, o Palmeiras vinha desacreditado e bateu o rival por 1 a 0, com gol de Dininho. E mais uma vez o Palmeiras vem desacreditado para o confronto.


- As equipes fazem mistério sobre as escalações. No Corinthians, Felipe ainda é duvída no gol. Sem Fabinho, a vaga é disputada por Perdigão e Bóvio, e para o lugar de Dentinho, fica a dúvida entre a estréia de Diogo Rincón ou a presença de Lima no ataque. No Palmeiras também há mistério, mas o time não deve ser muito diferente do que vêm jogando. A única mudança em relação ao time que enfrentou o Cene, na quarta-feira, deve ser a saída de Wendel para a entrada de um atacante, que seria Kléber ou Lenny, ou até com Denílson desde o início. É o principal jogo para ambas equipes até agora: o Corinthians quer permanecer entre os quatro primeiros, e o Verdão precisa vencer para se aproximar e sonhar com a vaga nas semifinais. Imperdível. Pena que pode ser o único confronto do ano. Clássico assim tem que ter o ano todo.

- Ainda pelo Paulista, o Santos visita hoje o Sertãozinho, buscando manter a série de vitória na competição, com o trio que vêm dando certo na frente: Trípodi, Wesley e Kléber Pereira. E o São Paulo, buscando esquecer os problemas de Adriano, pega o Mirassol, em um jogo complicado fora de casa. Lembrando que o Guaratinguetá já jogou pela rodada (1x0 Marília) e é líder. E hoje, o G4 é formado só por interioranos: Guará, Ponte, Barueri e Noroeste.

- No Rio, começa a Taça Rio, ainda com o barulho das comemorações, choros e brigas que envolveram os grandes. O Flamengo vai de mistão para pegar o Resende. Já o Botafogo quer esquecer as reclamações e recebe o América, que ainda não venceu no Carioca. Confiando no quadrado Morais, Teixeira, Edmundo e Kardec (que eu já previ que pode dar liga), e esquecendo o problemas entre o técnico Alfredo Sampaio e o Animal, o Vasco pega o Boavista. E o Flu, ainda com o embróglio entre Leandro Amaral e Vasco, recebe o Cabofriense, de Marcão, e vai de Conca, Arouca e Dodô (finalmente hein, Renato?!). Façam as apostas.

- Pelo Baiano, um Ba-Vi diferente: Bahia, vice-líder, e Vitória da Conquista, líder e surpresa do campeonato. O rubro-negro baiano pega o Camaçari.

- No Gaúcho, o Grêmio defende a liderança do grupo 1, hoje no Olímpico, contra o Canoas, contando com a estréia de Júlio dos Santos no meio ao lado de Roger, e com Perea e Soares no ataque. Expectativa de goleada. E o Inter tenta chegar a ponta no grupo 2 e vai a Bagé, pegar o Guarany, confiando nos ótimos meias Alex e Guiñazu. Outras goleada?

- No Goiano, o Goiás, invicto há oito jogos, recebe o Crac de olho na liderança do grupo B, que é do Itumbiara, de PC Gusmão, que joga contra o Mineiros. No grupo A, o líder Anápolis enfrenta o Trindade e o Vila Nova, de Túlio Maravilha, pega o Novo Horizonte.

- Em Minas, o Cruzeiro, 100% na competição, poupará mais uma vez alguns jogadores, agora no confronto contra o Social. E o Galo recebe o Ituiutaba, embalado pela goleada pela Copa do Brasil no meio de semana. O Ipatinga faz o jogo dos lanternas contra o Uberaba e o líder Tupi enfrenta o bom Rio Branco para manter a ponta.

- Já no Paranaense, faltam três rodadas para o fim da primeira fase e a briga pelo G8 é acirrada. O Furacão, que empatou seus dois últimos jogos, pega o Toledo, o Coxa quer manter a fase goleadora (16 gols em três jogos) contra o Cascavel, e o Paraná quer manter a boa fase contra o Adap Galo e se aproximar da vaga. E o meu Londrina vai a Paranavaí enfrentar os donos da casa, onde a vitória é fundamental. Vamo que vamo Tuba!

- Em Pernambuco, rodada decisiva do primeiro turno. O Sport só precisa de si para ser campeão e recebe o Salgueiro. Já o Naútico precisa vencer o Centro, nos Aflitos, e torcer por um tropeço do Leão. E o Santa Cruz também tem uma decisão: tem que vencer o Central e torcer por tropeços de Ypiranga e Centro para ficar entre os seis primeiros e continuar no campeonato. Caso não consiga, irá disputar o 'torneio da morte' para não ser rebaixado. Salvem o Coral!

- Na terra de Guga, o segundo turno começou e tem bom jogo hoje, no confronto entre Figueirense e Joinville. Amanhã o Avaí pega o Guarani e o Criciuma recebe o Metropolitano.

- Por fim, no Cearense, Fortaleza e Ceará buscam a primeira vitória no segundo turno. O tricolor tem páreo duro contra o Icasa e o Ceará visita o Boa Viagem.

Viva os Estaduais!