Publicidade

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Campeões e surpresa no Sul

Paranaense: Três times iniciaram a última rodada do primeiro turno com chances de ser campeão: o então líder Cianorte (24 pontos), Atlético (23) e Coritiba (22). Quem faturou foi o time atleticano, que passou fácil pelo Paranavaí, fora, por 3 a 1. Coloco dois destaques do Furacão: o meia Liguera e o atacante Bruno Furlan. Fique de olho.

O Cianorte, que dependia apenas de si, ficou no empate com o Arapongas, do técnico Dario Pereyra. O Coritiba goleou o Roma por 5 a 0, em um show de Rafinha. O Atlético está garantido na final. caso vença o segundo turno, fatura o título do Paranaense.


Catarinenese: Também tivemos campeão no primeiro turno do Campeonato Catarinense neste domingo. O Figueirense, do tetracampeão Branco, atropelou o Camboriú, fora de casa, por 5 a 1 e garantiu o turno e uma vaga na semifinal da competição. Destaque para o bom meia Luiz Fernando.

O Figueira terminou com 20 pontos, dois a mais que a Chapecoense, que brigava pelo título, mas ficou no empate com o Criciúma, por 1 a 1. O Avaí, que tinha chances remotas, perdeu em casa para o Metropolitano, por 1 a 0.

Gaúcho: No Campeonato Gaúcho, não tivemos campeão, mas foram definidos os finalistas do primeiro turno, a Taça Piratini. Chegaram quem teve as melhores campanhas até aqui. E se engana quem pensa que vai dar Grenal.

O Novo Hamburgo classificou em um jogo eletrizante contra o Juventude. Saiu atrás no placar, virou, sofreu o empate - que levaria para os pênaltis - aos 39 do segundo tempo, mas conseguiu a vitória aos 48 minutos, com Paulinho Macaíba.

O adversário será o Caxias, que carimbou a estreia de Luxemburgo eliminando o Grêmio. O Tricolor foi melhor, perdeu várias chances, abriu o placar com Kléber, mas acabou sofrendo o empate, no gol de Marcos Paulo. Nos pênaltis, Marco Antônio desperdiçou para os gremistas. O goleirão Paulo Sérgio fez a última cobrança e colocou o Caxias na decisão.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Taça Guanabara: Tricolor campeão

O Fluminense estava devendo até aqui. O supertime não havia entrado nos eixos. Parece que guardou para essa decisão da Taça Guanabara.

O Vasco entrou favorito. Mas o tricolor foi melhor no primeiro tempo. Wellington Nem comandava o Flu. Fazia o que queria pelo seu lado. Criou boas chances.

Quando o time cruzmaltino cresceu e mandou uma bola na trave com Diego Souza, o tricolor teve Wellington Nem derrubado na área. Gol de Fred, de pênalti. Antes do intervalo, Diego Souza perdeu mais um gol. Deco não. Chute surpreendente e inteligente. Golaço. Thiago Neves quase ampliou.

Veio o segundo tempo. Vasco buscou reagir. Não deu tempo. Jogada bem trabalhada, belo passe de Thiago Neves, gol de Fred. Com 3 a 0, título garantido. Cruzmaltinos nas cordas. Tricolor poderia fazer mais. Aí Eduardo Costa diminuiu. Dedé virou atacante e mandou na trave. Vasco pressionou, mas não conseguiu.

O Vasco teve sua defesa engolida pelo quarteto ofensivo do tricolor. Wellington Nem em partida fantástica. Anulou Fagner e fez um carnaval na defesa. Fred foi decisivo. Thiago Neves deu belos passes. Deco regeu o time. E o Fluminense é campeão da Taça Guanabara.

Campeonato Carioca tem uma fórmula inteligente. Clássicos, turnos rápidos e decisões. Dá ânimo e charme a competição. Em época de estaduais em baixa, o formato do Carioca é uma solução.

Clássico, Adriano e Ganso

- Palmeiras 3x3 São Paulo: Bom jogo no Prudentão. O Palmeiras foi superior em boa parte do primeiro tempo, abriu o placar em falta bem cobrada por Daniel Carvalho e poderia ampliar. O São Paulo achou o empate com Cícero, mas Barcos fez um belo gol e colocou o alviverde na frente novamente. Deola ainda salvou antes do intervalo.

Veio o segundo tempo, o tricolor chegou mais uma vez ao empate em pênalti bem cobrado por William José e por pouco não virou. A bola no travessão acordou o Palmeiras, que fez o terceiro gol. Barcos fez mais um, mostrando oportunismo. Mas a resposta do São Paulo foi rápida e empatou. Dênis e Deola salvaram no fim.

O Palmeiras ficou na frente por três vezes. Não conseguiu segurar a vitória. Mostrou que o time está aprendendo a ser mais que Marcos Assunção e sim, possui um goleador. O São Paulo tem um treinador que quer vencer. Isso faz o time brigar. Mas demonstra limites. E o juizão hein... Dois pesos, duas medidas.

- Quem gostou do empate foi o Corinthians, que venceu o Botafogo e ganha folga na liderança. Adriano fez gol, mostra vontade e próximo de um nível bom. Acredito que pode voltar a jogar, mas longe do alto nível de antes.

- O Santos mostrou que, com Ganso jogando bem, é outro. Com o camisa 10 mostrando o que se espera e sabe, Neymar joga ainda mais. E o atacante acabou com o jogo, fazendo dois gols e dando passe para mais dois, O Peixe já é quarto colocado.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Empate merengue, vitória napolitana

 CSKA 1x1 Real Madrid: No frio russo, jogo equilibrado. O CSKA perdeu boa chance no começo, com Dzagoev. Mas o Real mostrou sua força e controlou a partida. Teve ótima chance de abrir com Higuaín, mas parou no goleiro Chepchugov. Depois, conseguiu tirar o zero do placar com Cristiano Ronaldo, que aproveitou a sobra no cruzamento e mandou para as redes.

No segundo tempo, o CSKA saiu, como esperado, em busca do empate. Enquanto isso, os merengues tiveram espaços para ampliar. Porém, no fim, veio o empate russo. Na base do abafa, bola na área e a sobra ficou com Wernbloom.

No contexto da partida, empate bom para os russos, que viu o Real perder várias chances de liquidar a partida. Para os merengues, resultado normal para ser franco favorito em casa.

Napoli 3x1 Chelsea: Napoli era melhor, zagueiro falhou e Mata fez o gol do Chelsea. Os ingleses melhoraram, os italianos empataram com Lavezzi. E abriu a porta. Cavani virou ainda no primeiro tempo e deu passe para Lavzzi marcar mais um na segunda etapa. Os napolitanos criaram chances e poderiam ganhar por mais. Os londrinos quase nada fizeram.

O Napoli fica muito perto da vaga. Nem tanto pelo resultado, até porque os ingleses podem conseguir um 2 a 0 em Londres. Porém, bom futebol do Napoli deixa o time próximo das quartas-de-final. A dupla Cavani e Lavezzi estão em fase fantástica.