Publicidade

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os 4 da Libertadores e o triste fim do "campeão" Palmeiras

Internacional, São Paulo e Cruzeiro. Esses três, somados ao campeão brasileiro, Flamengo, e ao campeão da Copa do Brasil, Corinthians, serão os representantes do Brasil na próxima Libertadores. Deixemos de lado os dois campeões e coloquemos nossa atenção aos outros três. E também naquele que ninguém esperava ficar de fora: Palmeiras.

Começando pelo Internacional. De favorito no início a descartado no fim, o colorado chegou a ser campeão por quase uma hora, no domingo. O colorado começou a competição como grande favorito. Porém, com a saída de alguns atletas, princiapalmente Nilmar, e a queda de rendimento dos principais atletas, como Taison e D'Alessandro, após a derrota na final da Copa do Brasil, fizeram o Internacional ser, digamos, esquecido durante o campeonato.

Com a saída de Tite e a chegada de Mário Sérgio como tampão, isso ficou ainda mais evidente. Porém, o colorado foi se ajeitando e, se não voltou ao futebol ofensivo e envolvente de antes, pelo menos conseguiu resultados importantes. Assim, comandados pelos gols de Alecsandro e Andrezinho, o Inter conseguiu entrar na última rodada brigando diretamente pelo título. O tetra não veio, mas o time fecha o ano do centenário ao menos com uma vaga na Libertadores. Aliás, não foi o centenário esperado. O título nacional que era almejado (Copa do Brasil ou Brasileirão) não veio. Curiosamente, acabou como vice em ambos. Só que esse vice-campeonato acabou sendo melhor que a encomenda, digamos.

O São Paulo, terceiro colocado no Brasileirão, passou por todas as situações possíveis nesse Brasileirão. Começou desacreditado, rondou até a zona de rebaixamento. Com a queda na Libertadores, diante do Cruzeiro e a saída de Muricy, e sem Rogério Ceni, machucado, o tricolor paulista foi descartado por muita gente. A chegada e o começo de Ricardo Gomes não animou a torcida. Mas, a reviravolta veio. O treinador conseguiu achar o seu time ideal, Hernanes e Jorge Wagner, então sumidos na temporada, voltaram a mostrar bom futebol. Washington, contestado ou não, fazia seus gols. Dagoberto cresceu muito. Rogério voltou ao gol e o tricolor entrou de vez nos eixos. Uma boa sequencia de resultados alavancou a equipe, que chegou firme na briga pelo G4 e depois diretamente na luta pelo título.

Nas últimas rodadas, com os tropeços do então líder Palmeiras, o tricolor paulista se aproveitou e assumiu a ponta. Faltando três rodadas, o hepta parecia uma questão de tempo. E eis que o time tropeçou em Botafogo e Goiás e viu o título escorrer pelas mãos. Na última rodada, ele improvavelmente viria. Veio pelo menos a Libertadores. No geral, é algo muito bom. Pelo fim, apenas consolação.

A última vaga ficou com o Cruzeiro. Inesperado. No fim do primeiro turno, praticamente improvável. Começou sim bem cotado. Mas, a derrota na final da Libertadores e a saída dos seus principais jogadores de meio - Ramires e Wagner - levaram a uma (esperada) queda. Adílson demorou para reorganizar o time. Mas, conseguiu. O segundo turno apareceu como um novo campeonato para a Raposa. A chegada de Giberto, desacreditado no começo, deu novo rumo à equipe.

No melhor estilo mineiro, o Cruzeiro chegou. Até em título foi falado. Está certo que era um sonho distante demais. Alguns tropeços no fim, como os empates com Grêmio e Atlético/PR, e parecia que nem a Libertadores viria. Nas últimas rodadas, poucos além da torcida azul acreditavam. E, nessas coisas engraçadas que o futebol proporciona, na última rodada, no finalzinho, veio a vaga. Justo com um gol de Kléber. Ele que foi contestado pela torcida após jogar futebol com a torcida palmeirense, na vespéra do jogo contra o próprio alviverde. Justamente ele marcou o gol que classificou o Cruzeiro. E eliminou o Palmeiras.

Palmeiras, que foi de virtual campeão para ser apenas mais na Copa Sul-Americana. Uma queda incrível, do qual já analisamos depois da derrota para o Grêmio. A boa vitória contra o Atlético/MG deu falsas esperanças ao torcedor, que chegou até a sonha com um improvável título. São vários fatores que podem ter influenciado. As contusões, a falta de opção no elenco, entre outros. Incrível é como um time que liderou metade do Campeonato e era dado, no minímo, como candidato ao título, fica de fora até mesmo da Libertadores. Enfim, o Palmeiras consegue terminar o Brasileiro com uma das maiores "amareladas" da história do Campeonato.

Veja como fica os grupos dos brasileiros na Libertadores:

- Grupo 1 – Corinthians, Cerro Porteño, Colômbia 2 e Racing-URU ou Colômbia3;
- Grupo 2 – São Paulo, Paraguai 2, Once Caldas e México 2;
- Grupo 5 – Internacional, Cerro-URU, Deportivo Quito e Argentina 6 x Emelec;
- Grupo 7 – Velez Sarsfield, Chile 2, Deportivo Itália (VEN) e Cruzeiro x Potosi;
- Grupo 8 – Flamengo, Universidad do Chile, Caracas e Argentina 5 e Chile 3;

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Como bons mineiros fomos comendo pelas beiradas e conseguimos a vaga para a Libertadores.
Que possamos avançar um pouquinho em relação ao ano passado...só queremos o título rsss

Inté!