Publicidade

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Palmeiras e Corinthians 2008

O Palmeiras tem um só objetivo em 2008: quebrar o jejum de 8 anos sem um título importante (desconsiderando a série B, que era obrigação). Para isso a equipe obteve dois fatores de peso: a parceria com a empresa de marketing esportivo Traffic e o a volta de Vanderelei Luxemburgo ao comando. Trouxe reforços, como os meias Léo Lima e Diego Souza, o atacante Lenny, e espera a resolução de um problema judicial para apresentar o zagueiro Henrique. E podem pintar outros reforços, como o volante Maldonado, o lateral esquerdo Leonardo e os atacantes Keirrison, Diogo e Éder Luis.

O provável time base de Luxa deve ser: Diego Cavalieri, Élder Granja, Gustavo, Dininho e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Lenny e Alex Mineiro.

No gol, Diego começa como titular, apesar de que não o vejo até o fim do ano no clube. Marcos deve assumir o gol assim que voltar a forma, pois é um desejo do treinador. Élder Granja é o melhor dos laterais que passaram desde a saída de Arce. A zaga é regular, apresenta disposição. E Leandro tem a espectativa de se firmar mais uma vez nas mãos de Luxa, como no Cruzeiro em 2003.

O meio campo é, no papel, um dos melhores do país: Pierre é um cão de guarda e o melhor volante no Brasileirão. Martinez tem a mesma expectativa de Leandro e vinha jogando bem antes da contusão quase no fim do Brasileiro, mas vai brigar por posição com Makelele. Makelele que pode pintar até como titular, caso Vanderlei opte em avançar Valdivia ao ataque. Diego Souza não foi a toa disputado por tanta gente. Tem qualidade, sabe desequilibrar e tem tudo para arrebentar no Verdão. Já o Mago dispensa comentários: é o melhor e mais habilidoso meia no Brasil, sem nenhuma dúvida, apesar de não finalizar tão bem quanto deveria pela posição.

Luxa pretende escalar Valdívia no ataque ou mais próximo possivel da área, o mesmo que fez com o capetinha Edílson em 93 no alviverde e em 98 no rival Corinthians. Concordo plenamente, pois jogador habilidoso tem que jogar mais na frente. Caso opte pelo Mago no meio, Lenny deve ser titular e tentar voltar a grande fase do Flu, quando surgiu. E Alex Mineiro vem para ser o camisa 9 que o clube procura desde a saída de Vágner Love. E eu confio que ele consegue.

Faltam reservas para zaga, para as laterais e para o ataque. O time trouxe o "bad boy" Léo Lima para ser opção e resgatar o bom futebol do jogador. Quem sabe, pode até dar certo. Se conseguir as opções necessárias, o time deve sim conquistar títulos.

Coloco o clube como um dos candidatos a ganhar a Copa do Brasil e o Paulista. Sul Americana está muito longe e até lá muita coisa muda. Mas, não tenho dúvida que esse Palmeiras tem cara de campeão. Agora tem que sair do papel.






O Corinthians tem um só objetivo: voltar a série A. Para isso, nada menos que 14 reforços vieram e um novo elenco foi montado. Mas a melhor contratação sem dúvida foi o treinador Mano Menezes, um dos bons valores que surgiu nos últimos anos. Além disso, o time fechou um bom patrocínio e tem total apoio (pelo menos até agora) da torcida. Tudo para um ano de sucesso, certo? É melhor ter calma.

O provável time base deve ser: Felipe, Coelho, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Bóvio, Marcel e Alessandro; Acosta e Finazzi.

No gol, Felipe tenta o ano da afirmação após um excepcional 2007. Coelho idem e vem sendo um dos melhores da posição no país e substitui Eduardo Ratinho, que foi para a França. A zaga também vem de um ótimo Brasileiro e são dois "xerifes". André Santos é um grande valor e está em fase semelhante a toda a defesa.

No meio, graças a Deus chegou Fabinho. Porque Perdigão, Bóvio e Bruno Otávio que me perdoem, mas eles não passam a segurança de Fabinho. Um dos três deve fazer a dupla de volantes com ele. O melhor é Bóvio, apesar de não acompanha-lo desde sua saída do Santos. Ainda falta um meio de ligação e o time deve jogar com Alessandro pela direita e Marcel mais pela esquerda. Fica a boa opção também de utilizar os garotos Lulinha e Dentinho, que jogam muito bem. E existe a possibilidade de Ricardinho, que está na Turquia, voltar. Mas, enquanto não volta, ficam Alessandro e Marcel.

Na frente, Finazzi vem com a credencial de matador do ano passado. É limitado, mas sabe fazer gol. Acosta vem como companheiro de ataque, mas não tanto no ataque. Lima é uma boa opção. Um ataque bom e que pode dar liga.

Mano Menezes tem total capacidade de levar o time ao objetivo. E a equipe pode até surpreender num Paulista e na Copa do Brasil, com a força da Fiel, que nunca abandona o time.

Nenhum comentário: