Publicidade

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

16ª rodada - parte I : Flu dispara novamente

- Botafogo 1x0 Ceará: De 1 a 0 em 1 a 0, o Botafogo vai se firmando no G4. O Ceará começou melhor, mas não demorou muito para o alvinegro carioca passar a dominar. Jóbson mais uma vez era o destaque. E foi com ele que saiu o gol. Lance que começou em um chutão de Fábio Ferreira, armando um contra-ataque monstro. Jóbson recebeu de Herrera e tocou na saída de Diego. O Vovô arriscava, mas parava na boa marcação botafoguense. Mas chegou a assustar algumas vezes, principalmente no fim, com Magno Alves, em grande jogada individual. Ficou mesmo em 1 a 0 para o Botafogo.

Pode até ser meio pragmático, mas o futebol apresentado pelo Botafogo é melhor e vai se encaixando cada vez mais. Jeito Joel Santana de competir. Defesa bem organizada, Somália e Marcelo Cordeiro aparecendo bem e Jóbson sendo o grande jogador deste time. O Ceará sofreu com a mudança de treinador, mas Mário Sérgio também vai fazendo o possível com o time. Quase saiu com um empate do Engenhão.

- Avaí 0x1 Internacional: Bom jogo na Ressacada, onde não é fácil derrotar o Avaí. Resultado que comprova a boa fase do Inter. Desde o começo o time gaúcho mostrou qual seria a jogada: bola alçada. E chegou ao gol assim, com Indío. Gol que acordou o Avaí. Mas parou em Renan, com grandes defesas. No segundo tempo, o Avaí, como esperado, foi para cima em busca do empate. Parou novamente em Renan. O colorado arriscava nos contra-ataques, principalmente com D'Alessandro. Wilson Mathias e Celso Roth foram expulsos. Mesmo assim, a equipe catarinense não conseguiu se aproveitar disso.

Jogo movimentado, com várias oportunidades. Os dois goleiros foram muito bem, com o Renan colorado aparecendo mais. O gol no começo ajudou o Inter a controlar a partida. O Avaí foi para cima, mas sem sucesso. Roth disse que o elenco quer mais. Só precisa saber se terá gás e foco para o Mundial e o Brasileiro. É possível e tem time para isso. E o Avaí, mesmo com a derrota, mostra que dará trabalho pra muita gente neste Brasileiro ainda.

- Goiás 0x3 Fluminense: Grande vitória do Fluminense, que fica ainda mais líder e afunda o Goiás. Desde o começo, o tricolor buscou o ataque. Mas foi o Goiás que teve mais oportunidades e chegou com mais perigo no primeiro tempo. Teve até letra de Rafael Moura! No fim da primeira etapa, o Flu criou três oportunidades, sendo uma incrível com Gum. No segundo tempo, o domínio passou a ser tricolor. Deco cruzou para Washington abrir o placar. Os donos da casa assustaram em algumas chegadas, mas a noite era dos cariocas. Em contra-ataque em massa, Émerson recebeu livre para dominar e mandar para as redes: 2 a 0. Mais algumas oportunidades do Goiás e, no apagar das luzes, Marquinho liquidou o placar: 3 a 0.

Resultado que confirma a grande fase do Fluminense. O Goiás até pressionou mais, mas o tricolor tem jogadores com poder de decisão. Boa partida de Deco e Émerson. O Esmeraldino vai ter que lutar muito para não cair. Derrubar Leão antes de ser derrubado não seria má ideia.

- Grêmio Prudente 0x1 Atlético/PR: Jogo sem grandes atenções em Prudente, até pela fase dos dois times. Reflexo disso foi a qualidade da partida. O rubro-negro era mais perigoso, assustando com Maikon Leite e Bruno Mineiro. No segundo tempo, Branquinho chutou forte e mandou no canto: 1 a 0. Após o gol, o Prudente melhorou, assustando com Adriano Pimenta. Nada mais.

Venceu quem foi mais ofensivo. Mesmo jogando fora de casa, Carpegiani escalou o time mais a frente e obteve resultado. Porém, a qualidade do jogo retratou mesmo a situação das duas equipes. Com todo respeito, lembrava jogo da Série B - e olha lá. Embora que, se não acordarem, é lá que uma delas pode para ano que vem.

- Cruzeiro 1x0 Corinthians: Em Uberlândia, o Cruzeiro se reconciliou com a vitória. O jogo começou a mil por hora. A Raposa assustou uma vez e conseguiu o gol na segunda tentativa. Montillo bateu firme e abriu o placar. Não demorou e o Corinthians teve sua grande chance de empatar. A bola bateu no braço de Everton e foi marcado pênalti. Bruno César bateu mal e Fábio fez a defesa. O jogo ficou pegado, bem disputado. Paulo André ainda mandou uma bola no travessão e Júlio César foi obrigado a fazer boa defesa. O Cruzeiro quase liquidou a partida logo no começo da segunda etapa. Depois, chegou com Wallyson. E ficou mesmo no gol de Montillo.

Jogo muito mais brigado do que de oportunidades, mas que rendeu ao Cruzeiro o fim de um jejum de três jogos e fez o Corinthians ver o Fluminense abrir vantagem novamente. Grande atuação de Henrique, que parou Bruno César. Assim, Adílson não conseguiu fazer o time jogar como domingo. Sem o seu camisa 10 e com Elias e Jucilei apagados, devido a forte marcação cruzeirense, o Timão foi dominado.

- São Paulo 0x0 Vasco: O São Paulo até criou oportunidades para espantar a crise. Mas faltou bola. A fase também não ajudou. Fernando Prass apareceu muito bem quando exigido. Jean mandou um belo chute no travessão, em cobrança de falta. No segundo tempo, Fernandão sofreu um pênalti, não marcado. Todo fechado, o Vasco apenas se segurou. E Fernando Prass salvou mais uma vez no fim.

Pode parecer brincadeira, mas o São Paulo estava melhor com Ricardo Gomes... Não é apenas uma questão de técnico, mas isso ajuda muito. Vale lembrar, ao menos, que o elenco já não aquela maravilha dos outros anos. Quem vier, terá trabalho. O Vasco, do invicto PC Gusmão, pensou apenas no empate. Se arriscasse um pouco mais, ganhava. E que fase de Fernando Prass.

- Grêmio 1x2 Santos: Fechando a noite de quarta-feira, Grêmio e Santos se reencontraram no Olímpico. Desde aquele jogaço pelas semifinais da Copa do Brasil, muita coisa mudou, principalmente no tricolor. Porém, foi um bom jogo. Logo de cara, Borges abriu o placar, na primeira boa chance. Será que ele brilharia novamente? Depois, ele deu grande passe para Jonas quase ampliar. Melhor em campo, o time gremista parecia mesmo que sairia com a vitória e espantaria a má fase. Bastou o intervalo e tudo voltou ao "normal". O Santos passou a pressionar, parando em Victor e na defesa. O empate veio no pênalti bem cobrado por Neymar. O time santista viu ainda o Grêmio ter um gol anulado, Alex Sandro ser expulso e Victor fazer grande defesa em pênalti cobrado novamente por Neymar. E mesmo depois de tudo isso, conseguiu a virada. Após mais uma jogada de Neymar, Victor novamente salvou e Rodriguinho acertou um belo chute na sobra: 2 a 1. A virada mudou de lado desta vez.

Dorival Júnior deu uma nova característica ao Santos: garra. O time tem apresentado uma boa disposição e entrega, mesmo quando a técnica não vai. Isso fez a diferença nos últimos resultados, principalmente nessa fase pós-Robinho, Wesley e André. Este detalhe faz um time ser campeão. O Grêmio começou muito bem, domionou o primeiro tempo, mas apagou depois do intervalo. Sentiu o empate. Precisa de ânimo. Renato Gaúcho precisa encontrar algo diferente neste Grêmio, se não... Ah: que jogaço de Victor.

Nenhum comentário: