Publicidade

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Melhores do Brasileirão 2009

Dunga e Jorginho divulgaram os indicados para o Prêmio Craque do Brasileirão 2009. Os indicados foram escolhidos em votação feita com jogadores, técnicos e jornalistas. Como sempre, nada que agrade a todos. Mas, desta vez, alguns nomes aparecem muito mais pelo que foi feito em 2008, como em 2009. Outros, estão ali sabe-se lá por que. E tem algumas coisas como "volante pela direita", ao invés de primeiro volante, ou jogadores do mesmo time brigando pela mesma posição, que criam uma salada. Enfim, vamos à lista e à análise.

Goleiro: Bruno (Flamengo), Marcos (Palmeiras) e Victor (Grêmio);

- Bruno, ao meu ver, aparece como surpresa. Mais pela fase do time e pelos últimos jogos. Não fez um campeonato tão regular. Marcos fez um bom ótimo primeiro turno, mas caiu um pouco no segundo. Já Victor, vencedor ano passado, apareceu como um dos destaques do tricolor gaúcho, com boas atuações e grandes defesas.

Esqueceram: Glédson (Náutico) - Sem ele, o Timbu tinha ido antes do Sport; Fábio (Cruzeiro) - Teve atuações parecidas com a de Bruno e Marcos, mas foi melhor.

Voto: Victor (Grêmio).

Lateral-Direito: Jonathan (Cruzeiro), Léo Moura (Flamengo) e Vítor (Goiás);

- Jonathan foi bem e merece a indicação. Léo Moura conseguiu a regularidade, foi menos decisivo, mas jogou muito pelo time. Vítor fez um bom primeiro turno, mas não voltou tão bem depois de contusão.

Esqueceram: Ninguém. Se Figueroa (Palmeiras) jogasse mais algumas partidas, entraria fácil. Apodi (Vitória) fez um grande primeiro turno, mas caiu com o time.

Voto: Léo Moura (Flamengo).

Zagueiro Central (ou pela direita): André Dias (São Paulo), Chicão (Corinthians) e Danilo (Palmeiras);

- André Dias aparece mais uma vez na lista, e com justiça. Tem bom posicionamento e tempo de bola. Danilo (embora que Maurício Ramos jogasse mais pela direita. Danilo seria o quarto-zagueiro, ou o que atua pela esquerda) foi muito bem na zaga palmeirense, até mesmo na queda de produção do time. Bem no jogo aéreo e na marcação . Já Chicão, sabe-se lá por que apareceu na lista. Teve um ótimo primeiro semestre (leia bem, semestre), mas no Brasileirão, foi irregular como todo o time corintiano. Tem muita gente melhor que ele.

Esqueceram: Para lembrar alguns que foram melhor que Chicão: Juninho (Botafogo), Álvaro (Flamengo) e André Luís (Barueri). Entre outros.

Voto: Danilo (Palmeiras).

Quarto-Zagueiro (ou pela esquerda): Miranda (São Paulo), Réver (Grêmio) e Ronaldo Angelim (Flamengo);

- Os mesmos três que disputaram o prêmio ano passado. Miranda caiu nos últimos jogos, mas tem crédito pelo geral. Posiciona-se como poucos e tem tranquilidade com a bola nos pés. Réver se firma cada vez mais como um bom zagueiro. Tem inteligência e controle. Já Ronaldo Angelim não fez muito para chegar a lista. Não foi o mesmo do ano passado.

Esqueceram: como nunca se sabe como é feita a análise do posicionamento da zaga, repito aqui Álvaro (Flamengo) e Maurício Ramos (Palmeiras), já que Danilo foi colocado como zagueiro-central.

Voto: Miranda (São Paulo).

Lateral-Esquerdo: Armero (Palmeiras), Júlio César (Goiás) e Kléber (Internacional);

- A posição mais injusta entre todas. Armero teve bons jogos, mas na maioria, foi apático. Não tem regularidade. Kléber mais uma vez aparece muito mais pelo nome do que por méritos. Jogou bem nesta última parte, e em alguns jogos. Já Júlio César foi, ao meu ver, um dos melhores jogadores do primeiro turno, caiu um pouco no segundo, mas merece estar na lista - o que não ocorreu ano passado.

Esqueceram: Eltinho (Avaí), Diego Renan (Cruzeiro) e Márcio Careca (Barueri). O primeiro, principalmente, fez um grande campeonato e merecia estar na lista. Diego Renan foi a grata revelação da Raposa, e Márcio Careca foi regular. Tudo o que Kléber e Armero não foram ou fizeram.

Voto: Júlio César (Goiás).

Volante pela direita (deveria ser primeiro volante): Hernanes (São Paulo), Pierre (Palmeiras) e Willians (Flamengo);

- Só para a CBF - ou sei lá quem - que Hernanes e Pierre jogaram na mesma posição nesse Brasileiro. Hernanes foi muito mais meia que volante. E jogou bem. Aliás, o São Paulo cresceu quando ele evoluiu. Fez o time jogar. Pierre foi o bom e velho guerreiro, com marcação e disposição incríveis. Willians foi muito bem, não tanto como Pierre, mas também marca e desarma muito.

Esqueceram: Ninguém, já que os três merecem a indicação. Mas, o certo seria colocar ou Sandro ou Guiñazu (Internacional) aqui, e Hernanes como volante pela esquerda, ou seja, segundo volante. Principalmente Sandro. Porém, alguém acha que os dois jogam na mesma posição dentro do mesmo time, e Hernanes é quase um cabeça-de-área. Então...

Voto: pela posição (primeiro volante), seria Pierre (Palmeiras). Mas, entre os três, fico com Hernanes (São Paulo).

Volante pela esquerda (deveria ser segundo volante): Guiñazu (Internacional), Maldonado (Flamengo) e Sandro (Internacional);

- Repito que colocar Sandro e Guiñazu na mesma posição é uma burrice. Os dois jogam juntos. Como atuariam na mesma posição? Enfim... Guiñazu fez um bom primeiro turno, mas sumiu no segundo. Não vejo muitos méritos. Sandro foi bem, marca com eficiência e aparece na saída de jogo. Foi lembrado por Dunga justamente por isso. Maldonado é o bom e velho das outras passagens pelo país. Dá um equilíbrio incrível ao meio-campo. Já disse algumas vezes que vejo o chileno como grande responsável pela ascenção do Flamengo. Prova disso é a má atuação do rubro-negro sem ele, contra o Goiás.

Esqueceram: Pode parecer loucura, mas Léo Lima (Goiás) merecia um lugar nessa lista, ao invés de Guiñazu.

Voto: Maldonado (Flamengo).

Meia-Direita: Cleiton Xavier (Palmeiras), Diego Souza (Palmeiras) e Souza (Grêmio);

- Os dois meias palmeirenses brigando como meia-direita é mais um fato dos que só a organização da premiação pode explicar. Mas, os três nomes estão aí com justiça. O PB colocou Cleiton Xavier como craque do primeiro turno. Pelos pés dele, o Palmeiras chegava ao gol. E sua saída do time provocou, junto com outros fatos, a queda de rendimento na competição. Foi o garçom e o homem de equilíbrio. Diego Souza tem o Brasileiro dividido entre "antes da Bolívia" e "depois da Bolívia". O jogador não conseguiu render o mesmo depois da passagem pela Seleção. Logicamente que isso também se dá pela mudança tática, após a saída de CX. Porém, no geral , Diego mais desequilibrou do que sumiu. E Souza entra com méritos na lista. Mesmo com o Grêmio não mantendo um bom futebol, o meia seguiu fazendo seu papel com honra.

Esqueceram: Se um dos dois palmeirenses saíssem dessa parte e fossem para o lado esquerdo, Paulo Baier (Atlético/PR) e Marquinhos (Avaí) mereciam a lembrança.

Voto: Cleiton Xavier (Palmeiras).

Meia-Esquerda: Conca (Fluminense), Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Petkovic (Flamengo);

- Outra lista em desacordo. Conca foi bem, mas penso que não o suficiente para aparecer na lista de melhores. Marcelinho Paraíba foi muito mais atacante do que meia. Jogou muito, mas aparece na posição errada. Já Petkovic é o que todo mundo tem falado. O cara que deu a qualidade de criação e o homem que desequilibrou quando o Flamengo precisou. Se ser craque é desequilibrar nas decisões, o prêmio é dele. Basta lembrar o que ele fez contra São Paulo, Palmeiras e Atlético/MG.

Esqueceram: penso que Diego Souza (Palmeiras) competiria aqui, e não como meia-direita. Entrariam aqui: Giuliano (Internacional), Jorge Wagner (São Paulo) e Gilberto (Cruzeiro). O primeiro foi esquecido talvez pela ausência em parte do Brasileiro, devido à Seleção Sub-20. Jorge Wagner é, junto com Hernanes, os grandes responsáveis pelo crescimento e chegada do São Paulo. Já Gilberto, que chegou para ser lateral, vestiu a camisa 10 e levou o Cruzeiro para uma arrancada incrível.

Voto: Petkovic (Flamengo).

Primeiro atacante: Diego Tardelli (Atlético/MG), Fernandinho (Barueri) e Fred (Fluminense);

- Diego Tardelli foi bem durante todo a competição. É sim um dos grandes responsáveis pelo Galo estar até agora brigando pela parte de cima da tabela. Não só fez gols, mas jogou pelo time, brigando, voltando para marcar e dando bons passes. Fernandinho entra na lista pelo primeiro turno. Rápido e ousado, caiu depois do afastamento devido problemas de contrato. Já Fred está pelo que fez no segundo turno. Foi chamado de decepção, por ter saído do time no meio do campeonato (devido uma contusão). Hoje é visto, com razão, como peça fundamental para o tricolor carioca ainda estar vivo na luta contra o rebaixamento. Porém, Fernandinho foi bem no primeiro, Fred foi bem no segundo. Mas, Tardelli foi bem nos dois turnos.

Esqueceram: Dagoberto (São Paulo). Foi mais regular e decisivo do que Fernandinho. Marcelinho Paraíba (Coritiba) também entraria aqui, mas foi colocado como meia.

Voto: Diego Tardelli (Atlético/MG).

Segundo Atacante: Adriano (Flamengo), Iarley (Goiás) e Ronaldo (Corinthians);

- Artilheiro e decisivo. Assim foi Adriano nesse Brasileiro. A referência que faltava ao ataque rubro-negro nos últimos anos. Cada dia mais se aproxima de ser o bom e velho Imperador. Por isso, ajudou muito o Fla a estar na briga pelo título. Iarley alternou bons e mals momentos. Porém, mais bons do que mals. Ronaldo não jogou muitos jogos e o elenco corintiano também não ajudou. Mas, ele resolveu sempre que pode, com boas jogadas e gols. Não foi o mesmo do primeiro semestre. Porém, merece aparecer aqui.

Esqueceram: Alecsandro (Internacional). Foi melhor que Iarley, apesar de não mostrar muita regularidade.

Voto: Adriano (Flamengo).

Treinador: Andrade (Flamengo), Celso Roth (Atlético/MG) e Silas (Avaí).

- É justo que os três estejam na lista. Andrade pegou um Flamengo desorganizado, superou a impaciência de torcida e alguns dirigentes, para levar o time a lutar pelo título até o fim. Celso Roth mais uma vez repetiu o que vez com o Grêmio ano passado. Começou bem, caiu de produção, deixou os rivais chegarem e pode ver até a Libertadores escapar. Mas, nenhum dos dois conseguiram fazer o que Silas fez. Levar um time tecnicamente fraco a brigar, matematicamente, por um G4 até as últimas rodadas, não é pouco. Passou por cima de toda desconfiança do péssimo começo para provocar uma arrancada incrível.

Esqueceram: Ricardo Gomes (São Paulo). Mais um que enfrentou desconfiança de torcida e imprensa e fez o tricolor jogar um futebol, no mínimo, competitivo.

Voto: Silas (Avaí).

Revelação: Fernandinho (Barueri), Giuliano (Internacional) e Paulo Henrique (Santos).

- Gratas revelações. Fernandinho encantou no primeiro turno, com velocidade, ousadia e dribles. Deu muito trabalho para defesas adversárias. Giuliano teve que conquistar seu espaço aos poucos. Tem qualidade técnica incrível. Paulo Henrique foi o único que salvou no fraco time do Santos nesse Brasileiro. Tem tudo para despontar como cerébro do time na próxima temporada. Mas, ainda falta regularidade (palavrinha mágica e quase escassa nesse post).

Esqueceram: Dois que não foram superiores aos três da lista, mas merecem lembrança. Diego Renan (Cruzeiro), bom lateral, que tem qualidade e apoia muito bem. E Jucilei (Corinthians), que jogou sem os holofotes, mas fez um ótimo Brasileiro.

Voto: Fernandinho (Barueri).

Árbitro: Héber Roberto Lopes, Leonardo Gaciba e Paulo César Oliveira.

- Não sou especialista, por isso, serei breve. Héber não comprometeu em seus jogos. Gaciba não foi nada demais. E Paulo César voltou a boa fase.

Voto: Héber Roberto Lopes.

Opine. Amanhã, posto os indicados para a Seleção do PB, onde você poderá votar e participar também.

Nenhum comentário: