Publicidade

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quem quer ser campeão?

Entenda. A pergunta acima não quer saber quem vai ser campeão. Mas, a dúvida é saber quem quer levantar o caneco. Incrível o número de tropeços da turma de cima da tabela. Principalmente nesse segundo turno. A rodada esquentou ainda mais a briga pelo título. Principalmente, serviu para trazer de volta o Internacional. E o colorado ganhou um fôlego e tanto. Vamos aos jogos.

- No sábado, o Náutico surpreendeu, saiu na frente, sofreu a virada para o Corinthians, mas foi atrás e conseguiu a vitória no último minuto: 3 a 2. Porém, com os resultados de Fluminense e Botafogo, é pouco provável que o Timbu fique na Série A. Já o alvinegro, como já tinha dito, está de férias desde o clássico contra o Palmeiras (ou até antes) e perdeu um semestre para arrumar o time para 2010.

- Na Arena da Baixada, um bom jogo com um empate ruim para Atlético/PR e Cruzeiro. O Furacão segue com risco de rebaixamento. A Raposa deixou o G4 abrir vantagem. Ou seja: quase um "morrer abraçado". Mas, entre os dois, teoricamente o resultado acabou sendo pior para o Cruzeiro, que dificilmente conquistará uma vaga na Libertadores do ano que vem.

- O grande jogo da rodada foi no Engenhão. O Botafogo errou menos e, por isso, venceu o São Paulo. Não foi um grande jogo tecnicamente. Porém, foi muito brigado, disputado, como uma decisão. Jóbson abriu o placar com um golaço. Washington empatou no último minuto do primeiro tempo. O gol fez o tricolor voltar melhor para a segunda etapa. Jorge Wagner fez o segundo. Mas, quando alguns davam o Botafogo como morto, o alvinegro adiantou a marcação, foi para cima e logo depois chegou ao empate, com Renato completando jogada de Jóbson. O São Paulo ainda perdeu duas boas chances de liquidar a partida. Quem fez isso foi o nome do jogo: Jóbson. Após um tiro-de-meta que seria escanteio (no lance, Hernanes chutou de fora e Jefferson desviou com a ponta dos dedos), Victor Simões desviou de cabeça, Jóbson dominou, cortou Miranda e fuzilou: 3 a 2 Bota. Vale dizer que, nessa altura, Richarlyson e Juninho haviam sido expulsos. Depois, o time carioca perdeu mais dois (Jóbson, logo após o gol, e Rodrigo Dantas, no finalzinho). Uma vitória comemorada no Engenhão e no Maracanã. E em mais um monte de lugar.

Botafogo continua respirando fora do Z4. Se não vencesse, ficaria na zona de rebaixamento. Mesmo com a derrota, o São Paulo segue líder e depende só de si mesmo para ser tetra. Porém, o time sentiu os desfalques. Resta saber se Ricardo Gomes encontrará solução durante a semana.

- Outro resultado importante na parte de baixo da tabela foi a boa vitória do Fluminense sobre o Sport, na Ilha. Um 3 a 0 que só começou após o rubro-negro ficar com um a menos, após a expulsão de Moacir. O tricolor por pouco não saiu da zona de rebaixamento. Uma coisa é fato: o Flu merece estar ali pelo que fez em boa parte do Brasileiro. Mas, essa arrancada no fim é digna de se livrar da situação. E o Sport mostra cada dia mais porque caiu.

- O Santo André venceu o Avaí, por 4 a 2, e ainda respira. Por aparelhos, mas respira. Porém, não escapa. E o Avaí já conseguiu muito. Uma Libertadores seria demais.

- Na Vila, o Santos finalmente resolveu jogar bola: 4 a 0 sobre o Coritiba. E o Coxa vê a zona de rebaixamento mais perto. Pelo time e o treinador que tem, não merece. Porém, quem perde de 4 a 0 para esse time do Santos...

- Mais de 83 mil pessoas. Mosaico, festa, comemoração desde a vitória do Botafogo. Estava tudo pronto pro Flamengo chegar a liderança. Só esqueceram de avisar que, para isso, tinha que vencer o Goiás. O Esmeraldino deu um sufoco no primeiro tempo, obrigando Bruno a fazer boas defesas. Do outro lado, Harley também tinha trabalho. O rubro-negro abusou de perder gols. Pet não estava em bom dia. Adriano também não. E o time percebeu como Maldonado faz diferença na parte tática. Ele controla o meio. Com tudo isso, zero a zero que não valeu muita coisa para o Fla. Agora o Goiás tentará travar o caminho do São Paulo.

- Com gols de Leandro Domingues e Roger, o Vitória bateu o Barueri e lançou fora qualquer possibilidade de cair. Ambos vão apenas "curtir" o fim do Brasileiro.

- Fechando a rodada, outra decisão. No Mineirão, o simples 1 a 0 colocou o Internacional de novo na briga pelo título e deixa o Atlético/MG mais longe da vaga pela Libertadores. Jogando de maneira inteligente, o Inter fez 1 a 0, em boa troca de passes até sobrar para Giuliano completar. Depois, os gaúchos travaram o Atlético, que pouco conseguiu fazer. O colorado não depende de si, mas pode chegar na última rodada com grandes chances de ser campeão. Por incrível que pareça, isso é fato. E o Galo ainda depende de si para chegar ao G4. Pela frente, mais uma "final", agora contra o Palmeiras. É "só" vencer.

Nenhum comentário: