Publicidade

sábado, 14 de março de 2009

Paulistão pega fogo!

O Campeonato Paulista teve uma rodada de meio de semana das boas. Gol do Fenômeno, Palmeiras e Santos empatando, o São Paulo passeando... E a Lusa e os pequenos se aproximando. O que dá maior emoção a rodada desse fim de semana. Vamos a análise de alguns jogos que acontecem pela 14ª rodada, mostrando também como foi a 13ª:

- O Palmeiras perdeu um pouco da "gordura" que tinha na liderança, mas um ponto e um jogo a menos é uma bela vantagem. O empate com o Ituano no meio de semana (gols de Lenny e Alex Afonso), por ter atuado com o time reserva, não foi de tudo ruim. Se o árbitro não se complicasse na expulsão exagerada de Jumar, o Verdão poderia sim sair com a vitória de Itu. Mas não deu. Agora, é pensar nso dois jogos em casa - Barueri, hoje, e Noroeste (jogo atrasado), terça - para voltar a vencer.

Não será jogo fácil contra o Barueri. O adversário vem de uma vitória sobre o Bragantino, por 2 a 1, e se vencer encosta de vez no G4. Destaque para o atacante Pedrão, que há algum tempo já faz seus gols por aí. Luxa deve vir com força máxima novamente, mas sem contar com Edmílson e Marcos, ambos em tratamento. Será que Lenny ganhará chance de ser "titular com os titulares"? Merecer, merece. Mais até do que Willians, que vem jogado muito bem.

- Outro bom jogo nesse sábado será entre São Caetano e Portuguesa. A Lusa, se vencer assume a terceira posição provisoriamente e joga a pressão aos adversários. Já o Azulão, de técnico novo - Sérgio Soares - tenta se recuperar e ainda sonhar com um G4. A Portuguesa vem venceu apertado o Guaratinguetá por 1 a 0, gol de Edno (sempre ele!). E o São Caetano vem de derrota para o Corinthians, 2 a 1. Com o retorno de Athirson, dá Lusa!

- Ainda no sábado: Botafogo-SP x Noroeste; Ponte Preta x Ituano; Bragantino x Guaratinguetá;

- Amanhã, não tem Ronaldo. O novo herói e ídolo corintiano será poupado por Mano Menezes para a parrida contra o Santo André. Aliás, uma pedreira pro Corinthians. Desde a abertura do Paulistão, quando o time do ABC perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, eu tenho dito que é um time que pode chegar. O time vem de duas goleadas (3 a 0 sobre o Paulista e 4 a 0 sobre o Mogi-Mirim), chegou a 4ª posição e não parece disposto a deixar fácil. Destaque para Ricardinho e os veteranos Fernando e Marcelinho Carioca, que reencontra o Timão. A equipe de Santo André está perto de contratar o lateral-esquerdo Gustavo Nery. Para que, se tudo está indo tão bem?

Outra notícia marcante: Mano está em dúvida entre Souza e Dentinho. Sinceramente, por que não colocar Otacílio Neto no lugar de Ronaldo? Souza, bem, é o Souza... e Dentinho não começou bem a temporada. Otacílio merece a oportunidade. Do resto, um jogo duro, complicado.

- Depois do passeio sobre o Mirassol, na quinta-feira, o São Paulo recebe o não mais complicado Marília, no Morumbi. O MAC está flertando com a zona de rebaixamento e, mesmo que tenha vencido o Santos e empatado com o Corinthians, que vem de vitória importante sobre o Guarani por 2 a 1, não me pega. Só se o São Paulo não quiser vencer.

Muricy tem razão de reclamar da tabela. Por que o São Paulo só joga na quinta-feira? A tabela deveria, de certa forma, ajudar o Tricolor e o Palmeiras, que tem a Libertadores no calendário. Enquanto isso não se ajusta, o time deve vir com um misto, mas com a maioria de titulares. André Dias é desfalque certo. Junior Cesar, Jorge Wagner e Washington podem ser poupados. Aliás, o Coração Valente arrebentou na quinta: três gols, somados a um de Borges e outro de Jorge Wagner. O São Paulo evoluiu, se encaixou com JW no meio. E vai chegar.

- Por fim, o Santos recebe o fraco Mogi-Mirim, na Vila. Embora que o Peixe venha de um belo susto contra o Paulista. O empate contra o 12° colocado foi sim um resultado ruim para o time, que deixou o G4. É evidente que o time precisa de peças. Um atacante para o lugar de Kléber Pereira por exemplo. Depender de Roni, é complicado. Tem dia que dá certo, mas tem dia... O Mogi é o time ideal para se recuperar: vem de um sacode de 4 a 0 para o Santo André, está na zona de rebaixamente e não mostrou futebol para reverter essa situação.
Hoje deve ser a "esperada" estréia de Neymar como titular no Santos. Na quinta-feira, o garoto de 17 anos entrou e melhorou muito a equipe santista. Ainda é cedo para afirmar algo sobre ele, mas parece ter intimidade. Espero que a pressão de ser um "novo Robinho" não estrague o garoto. Do outro lado, estará Giovanni, ídolo da torcida santista. Jogo fácil pro Peixe, mesmo com os desfalques de Madson, Roberto Brum e Rodrigo Souto. É só querer ganhar.

- Completam a rodada: Guarani x Oeste, também no domingo, e Mirassol x Paulista, na terça-feira.

Nenhum comentário: