Publicidade

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Quase campeão

A penúltima rodada:
- praticamente tirou o quase campeão São Paulo do título
- apresentou um novo líder e um novo provável campeão: o Flamengo;
- trouxe de volta os esquecidos Inter e Palmeiras;
- viu o Fluminense sair da zona de rebaixamento depois de 27 rodadas;
- rebaixou o Náutico;
- colocou o Botafogo novamente na zona de rebaixamento;
- manteve o Santo André ainda a espera de um milagre;

Foi uma rodada incrível. E, no gol de Zé Roberto, que aconteceu no mesmo momento que o empate do Goiás contra o São Paulo, mudou a direção na briga pelo título. Os olhos se voltavam a quatro jogos na busca pelo título. E em mais quatro na briga contra o rebaixamento. Ah, teve também mais dois jogos. Porém, confesso que esses pouco importam nesse momento. Segue as análises dos jogos. Só vi os 4 que brigavam diretamente pelo título. Do resto, só gols e alguma coisa.

- Corinthians 0x2 Flamengo: Não vou entrar em discussões do tipo "Corinthians facilitou". O Flamengo se mostrou mais ousado no começo do jogo, enquanto o time corintiano errava muitos passes. Mano perdeu Edu e Ronaldo por lesão muscular - o que já não é a primeira vez na temporada - e desestruturou a equipe. Melhor organizado, o Fla, com Zé Roberto, fez 1 a 0, em bom lançamento de Willians e no buraco na zaga corintiana. Aliás, apostar em Escudero e Paulo André na mesma defesa é morte súbita. No segundo tempo, o Corinthians teve maior posse de bola, mas não chutava. Chegava sempre com DeFederico, mas poucas vezes com objetividade. Chicão foi merecidamente expulso. E aí, o Flamengo dominou o jogo e conseguiu o segundo gol, de pênalti, com Léo Moura. Felipe ficou parado no meio. Ao meu ver, esperava um chute ali. Sobre o torcedor que invadiu o campo, não perderei tempo.

O fato é: Flamengo sai de Campinas líder e muito perto do título. O Corinthians jogou em ritmo de férias, e isso não é motivo de culpa, de corpo mole. É apenas um time sem objetivos.

- Goiás 4x2 São Paulo: São Paulo entrou perto do título. Saiu longe. Quando fez 1 a 0, com Washington, e jogando melhor, parecia que o time sairia do Serra Dourada com a mão na taça. Porém, quando Vítor empatou - belo gol - e Richielli virou, o tricolor sentiu a pressão. O jogo era equilibrado, mas o Goias era melhor.Fernandão fez o terceiro, no segundo tempo. Quando Washington descontou, dava sinais de que o São Paulo reagiria. Mas, Léo Lima, um pouco depois, jogou a ducha de água fria.

São Paulo agora vê a situação invertida. Torcerá contra todos para ser campeão. Impossível? Não. Improvável? Sim. E o Goiás acabou "decidindo" o Brasileiro, se analisarmos apenas a reta final.

- Sport 1x2 Internacional: O Inter começou errando muito, afobado e perdeu boas chances, principalmente com D'Alessandro. O Sport abriu o placar, com Vandinho. E o Inter se afobou mais ainda. No intervalo, Mário Sérgio tirou D'Ale e colocou Andrezinho. Isso melhorou o toque de bola e o posicionamento do Colorado, que conseguiu a virada: empatou com Kĺéber e virou com o próprio Andrezinho, e falta.

E o Inter acaba a rodada como vice-líder e garantido na Libertadores 2010. E, por ironia do futebol, depende do Grêmio para ser campeão.

- Palmeiras 3x1 Atlético/MG: Bastou Cleiton Xavier voltar ao time, que o Palmeiras parecia outro. Voltou a ser aquele que muitos davam como provável campeão. Logo no primeiro minuto, o meia aproveitou o cruzamento de Deyvid Sacconi e abriu o placar. Depois, Diego Tardelli mostrou oportunismo e empatou a partida. Mas, não demorou muito para o Palmeiras passar a frente de novo.

No erro de Éder Luís, Vágner Love saiu na cara de Carini, que saiu do gol e cortou, fora da área. A bola espirrou e ia caindo nos pés de Diego Souza. Ia. Ele não esperou. Acertou um chutaço, do meio-campo, dentro do círculo central. A bola voou e, em uma parábola, caiu como que se fosse puxada pelas redes para marcar de vez esse Brasileirão. Sorte? Pode ser. Mas, que foi um golaço-aço-aço!, foi. Palmeiras 2 a 1. No fim do primeiro tempo, Deyvid Sacconi novamente deu grande passe e deixou Love na boa para matar o jogo: 3 a 1.

No segundo tempo, Roth mostrou o velho Roth. Tirou Éder Luís e Márcio Araújo, jogadores leves que não vinham bem, para "travar" o meio com Ricardinho e Corrêa. Sim, tirou um atacante por um meia, e um meia por um volante. Enfim, o Palmeiras apenas trabalhou a bola e esperou o fim.

O Verdão foi outro. Aquele mesmo que era quase campeão, após o jogo contra o Santos. Cleiton e Diego, juntos, dão outra cara ao time. Pode-se dizer: antes tarde, do que nunca. Já o Galo fez uma grande campanha. Pode até parecer que "morreu na praia". Mas, com o elenco que tinha, Celso Roth, apesar de algumas bobagens, levou o time além do esperado.

- Atlético/PR 2x0 Botafogo: Comandado mais uma vez por Paulo Baier, o Furacão venceu o Botafogo, escapou de vez do rebaixamento e jogou o alvinegro pro Z4. O Atlético escapa graças a Antonio Lopes, que mudou a cara da equipe depois de sua chegada. Já o Botafogo, que até parecia tranquilo depois de vencer o São Paulo, tem um grande problema pela frente. Tem que vencer, no Engenhão, o Palmeiras, que sonha com um título e precisa de um ponto para se garantir na Libertadores. Tarefa complicada, amenizada pela volta de Juninho e Jóbson. Será que dá?

- Cruzeiro 4x1 Coritiba: Duas goleadas em dois jogos. Assim, o Coxa chega na última rodada. Saiu na frente, com gol de Jéci (!), mas depois que sofreu o empate, foi dominado pelo Cruzeiro. O time mineiro jogou bem, comandou as ações e goleou. Resultado que deixa o Cruzeiro vivo na briga pela Libertadores. E o Coritiba terá agora uma "final" contra o Fluminense. Não merecia chegar a essa situação. Será a "maldição do centenário"? Se cuida Corinthians...

- Fluminense 4x0 Vitória: Se alguém, como eu, esperava um Flu apático depois da goleada sofrida em Quito, se enganou. O que se viu foi um Fluminense arrasador, com toques rápidos e boas chegadas ao ataque. Alan abriu o placar no começo. Fred ampliou. Conca, no segundo tempo, fez dois e liquidou a fatura. Tricolor fora da zona de rebaixamento após 27 rodadas. Depende apenas de si próprio para escapar da degola e jogará por um empate no Couto Pereira. Incrivelmente merecido. E o Vitória só não cai por causa do bom começo com Carpegiani. Se não...

- Santo André 5x3 Náutico: No duelo dos desesperados, chuva de gols, vitória do Ramalhão e rebaixamento do Timbu. Nunes abriu o placar, Wanderley ampliou, Bala diminuiu, e Wanderely fez mais um: 3 a 1 Santo André, tudo isso no primeiro tempo. No segundo tempo, Romulo fez 4 a 1, Anderson Lessa descontou, Nunes fez o quinto do Ramalhão e Nílson deu números finais: 5 a 3 para o Santo André, que graças as derrotas de Botafogo e Coritiba, ainda tem esperanças de não cair. Para isso, precisa vencer o Inter, no Beira-Rio. Isso de começo. Se conseguir, já estará de bom tamanho. Depois, tem que torcer novamente por derrotas de Coritiba e Botafogo. Impossível? Não. Improvável? Sim. E o Náutico, depois de muito bater na trave, caiu.

- Grêmio 4x2 Barueri: Não valia nada. Douglas Costa, Adílson e Souza abriram 3 a 0 para os gaúchos. Val Baiano fez dois e diminuiu, mas Maxi López matou o jogo.

- Avaí 2x2 Santos: Não valia nada. Único empate da rodada. Mesmo com um a menos, o Santos buscou o empate na Ressacada. Cristian abriu logo de cara 2 a 0 para o Avaí. Na segunda etapa, Kléber Pereira descontou e Paulo Henrique, aos 44, empatou.

Imagens: Terra Esportes.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Cá em Minas, ficou tudo na mesma, sem nenhuma novidade. O galo que tanto se vangloriou de estar a frente do Cruzeiro e algumas rodadas líder~, hoje nem vaga na libertadores consegue mais.
Ser curzeirense é bom demais!!!!

Bjs