Publicidade

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Verdão ainda vivo

O Palmeiras venceu a LDU por 2 a 0, no Palestra Itália, e manteve viva as esperanças de classificação para as oitavas-de-final da Libertadores. A equipe alviverde fez pro gasto, frente um fraco adversário. Essa LDU não é sombra da equipe campeã ano passado - que não era nenhuma maravilha, mas mostrava maior disposição. Enfim, o Palmeiras jogou pro gasto e segue vivo.

O jogo foi fraco. Luxemburgo veio com três zagueiro, dando maior liberdade aos laterais - que não apareceram. O Palmeiras tentava criar, mas parava nos erros de passe e no congestionamento feito pela LDU na defesa. Foram apenas dois bons lances do alviverde no primeiro tempo. O Verdão chegou logo no começo da partida com Keirrison, chutando da pequena área, com Cevallos fazendo grande defesa. No finalzinho, Fabinho Capixaba (!) bateu de fora e o goleiro equatoriano mais uma vez salvou. Porém, o lance mais perigoso foi da LDU, em chute de longe de Willian Araújo, que acertou a trave de Marcos. Foi só do primeiro tempo.

Na segunda etapa, Vanderlei Luxemburgo voltou com uma alteração: o meia-atacante Marquinhos no lugar do pifío Fabinho Capixaba. Foi o suficiente para botar fogo no jogo. Logo aos 3 minutos, o próprio Marquinhos bateu escanteio, Cevallos saiu mal e, depois de confusão na área, Marcão - quase que com os cravos da chuteira - empurrrou para as redes: 1 a 0 Palmeiras!


Depois de sofrer o gol, a LDU adiantou um pouco a equipe e tentava encontrar espaços para surpreender os donos da casa. Em vão. Aos 20, Marquinhos chutou de longe e obrigou Dominguez (que substituiu Cevallos após o gol, devido uma contusão) a se esticar todo. Porém, o garoto acabou sendo expulso, aos 25 minutos, após se enroscar com Bolaños. Eu não expulsaria, mas o árbitro não foi injusto. Isso não abalou o Palmeiras que seguiu forte na partida. Faltava um gol para aliviar a torcida que lotava o Palestra. E ele veio aos 37: Diego Souza cobrou falta de longe e soltou uma bomba, que fez o goleiro Dominguez aceitar: 2 a 0 Verdão! Fim de papo.

A equipe palmeirense não jogou bem. Keirrison e Cleiton Xavier pouco fizeram na partida. Armero não apoiou como de costume e marcou mal. A zaga ganha mais segurança com Marcão, porém o adversário pouco assustou. Fabinho Capixaba não merece jogar numa equipe como o Palmeiras. Para piorar, Sandro Silva sofreu uma luxação no ombro e ficará três meses fora. Quem se destacou foram Diego Souza, o mais lúcido na partida, e Marquinhos, que em 25 minutos fez tudo o que não tinha feito no time: criou, chamou o jogo, bateu de fora, deu velocidade. Pena que foi expulso.

Agora, o foco está na próxima quarta-feira, quando joga em Santiago, no Chile, precisando de uma vitória. Digamos que o confronto contra o Colo-Colo será o primeiro "mata-mata" que o Palmeiras terá. Que não seja o único. Eu acredito que não será, e o time vai mais longe do que esperam.

Nenhum comentário: