Publicidade

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sete Rodadas, Seis Times e Um Só Campeão

Pode-se dizer que, na próxima quarta-feira, começa um "novo" Brasileirão. Inicia pela 32ª rodada. O Palmeiras sai em vantagem mínima, de um ponto. Atrás dele, Atlético/MG. Um pouco mais, Internacional e São Paulo. Quase junto vem o Flamengo. E um pouco mais distante, mas nem tanto, o Cruzeiro. Seis times em busca do mesmo objetivo: ser campeão brasileiro 2009.

Como em praticamente 99% dos blogs, o Pitacos da Bola também fará aqui uma análise sobre cada um desses que brigam pelo caneco. E também, a tabela de jogos restante de cada um.

- Palmeiras: Goiás (c), Corinthians (n), Fluminense (f), Sport (c), Grêmio (f), Atlético/MG (c) e Botafogo (f).

Queimou toda a gordura possível e agora já não pode mais errar. Mais um tropeço nos próximos jogos pode ser fatal. Tem um jogo chato, contra o Goiás, em casa. Depois, o clássico contra o Corinthians, que deve ser o último jogo sério do rival no ano. Aí pega os desesperados Flu, fora, e Sport, em casa. Visita o Grêmio, outra pedreira, no Olímpico. Depois, pode ter uma decisão em casa contra o Galo e fecha contra o Botafogo, talvez tentando ainda fugir do rebaixamento, fora.

O time perdeu a força no meio-campo e, com isso, não consegue se encontrar. Sem Pierre, o momento é de Muricy colocar em prática o tão usado esquema com três zagueiros. Precisa ganhar do Goiás de qualquer jeito. Se não, o título escapará entre os dedos.

- Atlético/MG: Fluminense (f), Goiás (f), Flamengo (c), Coritiba (f), Inter (c), Palmeiras (f) e Corinthians (c).

Outro que tem uma tabela complicada pela frente. Começando pelo desesperado Flu, no Maracanã. Depois, visita o Goiás, também fora. Aí, vem a primeira das três "decisões", contra o Flamengo, no Mineirão. Vai até o Couto Pereira, enfrentar o Coxa e volta para mais duas: Inter, também em casa, e Palmeiras, no Palestra. Encerra contra um provável Corinthians em férias.

Um time com vontade. É o que o Galo tem demonstrado nas últimas partidas. Uma equipe que se entrega em busca da vitória. Foi o que se viu contra São Paulo e Vitória. Deve ser assim nas próximas partidas. Com Correa jogando bem e Diego Tardelli comandando o time, o Atlético pode surpreender. Porém, ainda falta mais regularidade na defesa.

- Internacional: São Paulo (f), Botafogo (c), Barueri (f), Santos (c), Atlético/MG (f), Sport (f) e Santo André (c).

Serão duas decisões e alguns duelos mais tranquilos - teoricamente. Começa com o grande duelo com o São Paulo, no Morumbi. Depois, recebe o Botafogo, que tenta a todo custo fugir da zona de degola. Pega o Barueri, fora, e o Santos, em casa. Dois jogos mais tranquilos para depois tr duas pedreiras fora: o Atlético, no Mineirão, e o desesperado Sport, na Ilha. Fecha contra o Santo André, provavelmente em situação de risco, mas é no Beira-Rio.

Mario Sérgio conseguiu devolver vontade ao time. Ficou evidente no fim do Grenal. Mas, ainda gera desconfiança. Precisa confirmar a regularidade nos próximos jogos. Time para isso tem. Desde o começo todos acreditam nisso. Falta demonstrar isso em campo.

- São Paulo: Inter (c), Barueri (c), Grêmio (f), Vitória (c), Botafogo (f), Goiás (f) e Sport (c).

Não pode se chamar de uma tabela difícil. Teoricamente, os piores duelos são contra a dupla Grenal. O Inter, já nesta quarta, porém, em casa. Depois, tem obrigação de ganhar o Barueri, no Morumbi. Sai para enfrentar o Grêmio, em jogo complicado. Depois, recebe o Vitória, em outro jogo com o dever de vencer. Tem dois duelos fora, contra Botafogo, talvez ainda brigando contra o Z4, e o Goiás. Fecha contra o Sport, ou já rebaixado, ou jogando a vida.

A vitória contra o Santos veio na hora certa e do jeito certo. Suado, com determinação. O duelo contra o Inter é chave: uma vitória trará de volta a importante regularidade. Está acostumado a crescer nessa fase de pontos corridos. Mas, não é o mesmo dos últimos anos. É fato.

- Flamengo: Barueri (f), Santos (c), Atlético/MG (f), Náutico (f), Goiás (c), Corinthians (f) e Grêmio (c).

Uma tabela, teoricamente, tranquila. Barueri, fora, e Santos, no Maraca. Depois, dois duelos complicados: Galo, no Mineirão, e Náutico, nos Aflitos. Depois, fecha com três jogos mais fáceis - lembrando, sempre teoricamente: Goiás, em casa, Corinthians, em férias, fora, e Grêmio, em casa.

Deixaram chegar, agora aguente. Com Pet e Adriano jogando muito, Léo Moura e Juan voltando a boa fase e a torcida junto. Assim chega o Flamengo para essa reta final. Seria uma piada dizer, algumas rodadas atrás, que esse Flamengo chegaria a brigar pelo título. Porém, aconteceu. E, com a massa rubro-negra, isso pode fazer a diferença, como fez anos atrás quando o time brigava somente pelo G4. É o time que apresenta o melhor futebol e em melhor fase. Entra com tudo nessa reta final.

- Cruzeiro: Santo André (c), Fluminense (c), Sport (f), Grêmio (c), Atlético/PR (f), Coritiba (c) e Santos (f).

Se fizer a lição de casa, chega. Terá, de cara, três adversários que brigam contra o rebaixamento. Porém, dois no Mineirão - Santo André e Flu. O Sport, na Ilha, é o jogo mais complicado. Depois, Grêmio, em casa. Atlético/PR, fora, pode ser mais um jogo difícil. Coxa e Santos encerram a campanha, provavelmente sem grandes objetivos.

A chegada do Cruzeiro surpreende. Não se pode dizer, com todas as letras, que a Raposa está na briga pelo título. Porém, a tabela é mais cômoda do que dos outros cinco. O time está motivado, vem de bons resultados e tem treinador e time para brigar. Corre por fora. Mas, como bom time mineiro, pode chegar como quem não quer nada e surpreender ainda mais.

Façam suas apostas, senhoras e senhores! Tudo pode acontecer nessas próximas rodadas. E, para quem fala tanto em "mata-mata": cada jogo agora, será assim. Matar ou morrer.

Amanhã venho com a análise da zona de rebaixamento.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

É matar ou morrer...com certeza!
Acredito no meu Cruzeiro, a tabela favorece e estamos motivados.
Chegaremos lá. Libertadores 2010!