Publicidade

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Brasileirão: Timão lidera, Vozão vem na cola

- Atlético/PR 3x2 Botafogo: Grande virada do Furacão. O Botafogo começou melhor, abriu 2 a 0, com Herrera e Lúcio Flávio, e dava sinais de que aumentaria a crise na Baixada. Nada disso. Logo depois, Paulo Baier recebeu com liberdade e diminuiu. Gols aliás que saíram em falhas da zaga dos dois times. O Botafogo seguiu melhor no primeiro tempo, mas não matou o jogo. O Atlético voltou bem na segunda etapa e chegou ao empate. Mais uma vez Paulo Baier, cobrando falta com categoria. O alvinegro era dominado e viu a situação complicar ainda mais com a expulsão de Fahel. Bom para o rubro-negro, que chegou a virada com Alex Mineiro - ajuda especial de Fábio Ferreira. A vantagem poderia ser maior, mas o 3 a 2 já foi o suficiente para acordar o Furacão.

Carpegiani deu novo gás ao time. Acertou a equipe no intervalo e dominou o Botafogo. Mesmo assim, ainda é cedo falar em recuperação com esse elenco. O alvinegro, como disse na última rodada, vive de momentos, mas não tem regularidade.

- Fluminense 2x1 Vitória: Poderia ser uma vitória mais fácil, mas com Muricy, é assim. O Flu começou em cima, sempre pela esquerda com Carlinhos, e Fred deixou sua marca abrindo o placar. Fora dois sustos do Vitória, o tricolor tinha tudo para ampliar. Depois do intervalo, a partida equilibrou. No contra-ataque, o rubro-negro foi amadurecendo seu gol. Assim como o segundo gol tricolor, comandado como sempre por Conca. Quem fez mesmo foi o Vitória, com Jonas. Mas, no fim, Alan mostrou novamente que tem estrela e garantiu a vitória. Para festa e alívio do grande público no Maracanã. O time baiano tentou ainda, parando em Fernando Henrique.

Muricy vai dando seu estilo ao Fluminense. O aperto no placar vem de brinde. Conca está jogando muito. E o lado esquerdo é o ponto forte tricolor. O Vitória foi bem e por pouco não arrancou um empate no Maraca. Usou as costas de Carlinhos para sair em velocidade. Mas no fim, venceu quem foi melhor.

- Grêmio Prudente 1x0 Atlético/GO: Com pequeno público, o Prudente foi melhor e conseguiu mais uma vitória em casa. O jogo foi bem equilibrado. Ambas equipes buscavam abrir o placar. O gol da partida veio em bela cobrança de falta de Tadeu. No segundo tempo, o Prudente ficou perto de ampliar, chegando com boas trocas de passe na frágil zaga goiana. Destaque para o goleiro Márcio, do Atlético.

Dois times que não dão sinais de brigar pela parte de cima da tabela. O Prudente tem até um bom toque de bola, mas falta qualidade. Confesso que esperava mais do Atlético após as primeiras rodadas. Hoje vejo um time bem limitado.

- Ceará 2x0 Avaí: Dá-lhe Vozão! Mais uma festa da torcida e mais uma vitória do alvinegro. O primeiro tempo foi só do Ceará, parando na boa marcação da defesa do Avaí. Na segunda etapa, o alvinegro chegava nas cobranças de escanteio. Mas o gol veio com Misael, aproveitando bom lançamento do zagueiro Anderson, e fazendo um belo gol. O Avaí tentou algo. E o Ceará apostou no contra-ataque e na velocidade. Lopes, o Tigrão, entrou novamente para matar o jogo, fazendo o segundo gol no final.

Volto a dizer: o Ceará tem uma equipe muito bem organizada por PC Gusmão. Marca muito bem e sabe se impor em casa. Destaque para o zagueiro Fabrício e o atacante Misael. O Avaí foi presa fácil.

- Palmeiras 0x1 Flamengo: O momento palmeirense segue complicado. E um camisa 9 faz diferença. Teve maior posse de bola durante o primeiro tempo e chegou com perigo algumas vezes. A falta de um bom atacante ficou clara novamente. Cleiton Xavier e Ewerthon tiveram boas oportunidades. A marcação do Flamengo era uma peneira e o alviverde aproveitava isso. Mas o gol não veio. No segundo tempo, Jorge Parraga mostrou que falta muito ainda para treinar o Palmeiras. Errou nas alterações, tirando os dois armadores do time - Cleiton Xavier e Lincoln - para colocar dois garotos mais ofensivos. Matou a criação e viu o rubro-negro melhorar. E Vágner Love, justo ele, calou a torcida palmeirense e fez o gol da vitória do Fla.

Kléber vem aí. Mas como bem disse Marcos, não pode ser só ele. O time palmeirense é limitado e precisa muito de reforços. Não só no ataque. E um treinador urgente. Se passou pela cabeça de alguém que Parraga poderia ser efetivado, esqueça. O Fla soube se aproveitar dos erros, cresceu no segundo tempo e chegou ao gol. Consegue um importante resultado. Mas o elenco flamenguista também é fraco e carece de reforços.

- Cruzeiro 0x0 Santos: No Mineirão, jogo com poucas emoções e um zero a zero natural. O Cruzeiro até chegou a ficar perto do gol em duas oportunidades, uma em cada tempo. Nada demais. Nem a justa expulsão de Marcel ajudou a Raposa.

Se esperava mais da partida. Adílson Batista acabou, como esperado, saindo após mais uma partida sem vitória. Quem vem não se sabe. O Cruzeiro tem um bom elenco, mas precisa ajustar alguns setores. E o Santos ainda não acordou para o Brasileirão.

- Goiás 2x1 São Paulo: E não é que o Goiás começou uma recuperação? O São Paulo começou em cima e abriu o placar logo, com Marcelinho Paraíba em bela cobrança de falta. Mesmo com alguns desfalques, parecia que o tricolor não teria dificuldades no Serra Dourada. Leve engano. Comandado por Bernardo, o Goiás melhorou e chegou ao empate. O próprio meia cobrou e empatou. Aliás, o Esmeraldino evoluiu com a chegada do camisa 10. Melhor na segunda etapa, o Goiás chegou aos poucos e conseguiu a virada. Jonílson chutou de fora e mandou no canto.

Vitória importante do Goiás, mas não se pode esconder que o time ainda é limitado. Leão mostrou ter consciência disso. Desfalcado, o tricolor não manteve o embalo. Nada demais, porém.

- Corinthians 2x0 Internacional: Um bom jogo no Pacaembu. Duelo equilibrado no primeiro tempo. Após algumas chances para os dois lados, veio pênalti mandrake em Danilo e o gol de Roberto Carlos (Lauro foi com a mão mole...). Não poderia deixar de falar da "cobrança de falta" feita por Kléber. Lance bizarro do Brasileirão 2010, sem dúvidas. Voltando ao futebol, no segundo tempo, Iarley recebeu bom passe entre a zaga e ampliou. Após o segundo gol, o colorado tentou embalar uma pressão, mas sem sucesso. E quase o Corinthians fez o terceiro.

Mano Menezes finalmente consegue dar um corpo ao time. Acertou a equipe com o esquema atual. Roberto Carlos segue cada vez melhor na esquerda e Bruno César equilibrou o meio-campo. Se manter a base, vai ficar um bom tempo entre os líderes. O Inter fez o que pode, mas parou na boa atuação adversária.

- Grêmio 2x1 Atlético/MG: No Olímpico, mais uma partida equilibrada. O Atlético começou no ataque. O Grêmio respondeu. Ambos com duas chances. E aí saíram os gols. Hugo abriu o placar, desviando cobrança de escanteio. Logo depois, Ricardinho bateu de fora da área, contou com o desvio, e empatou. Após o intervalo, o tricolor contou mais uma vez com sua arma: a bola parada. Boa cobrança de Fábio Rochemback e Hugo marcou novamente: 2 a 1. O Galo pressionou em busca do empate. Criou várias oportunidades, mas parou em Victor. E no gol incrível perdido por Diego Macedo. A pressão seguiu até o fim, mas o gol não veio. O Grêmio conseguiu segurar o resultado.

Claramente que o resultado mais justo seria um empate. O Atlético parou em Victor e também na marcação sobre Diego Tardelli. Bem armado, o Grêmio consegue mais três pontos. E Silas parece perto do seu time ideal.

- Vasco x Guarani: E em São Januário, mais uma fraca exibição vascaína. O Vasco tinha maior domínio de bola e chegou duas vezes com Élton. O Bugre saia com perigo no contra-ataque. No segundo tempo, o Vasco tentou em várias chances, mas pecava nas finalizações. E pagou o preço no fim. Roger recebeu e fez, contando com a falha de Cesinha.

O Vasco tentou até. Mas percebeu que falta um matador, carência de tantos times. Dodô foi embora. Por mais que a vibração voltou ao time, falta qualidade ao elenco de Celso Roth. E o Guarani consegue mais uma vez pontuar, jogando dentro dos seus limites, e surpreendendo no fim. Fruto do ótimo trabalho feito por Vágner Mancini. Hoje percebe-se que o errado no Vasco não era o treinador...

Nenhum comentário: