Publicidade

terça-feira, 6 de outubro de 2009

27ª rodada: Verdão mantém vantagem

Mais um post atrasado, mas antes tarde do que nunca... Verdão segue com boa vantagem na liderança, mas com o São Paulo vivo na briga; Galo vai convencendo que pode figurar sim no G4; Grêmio dando um até breve ao G4; mesma situação do Inter; o Goiás tropeçou e se complicou; e o Flamengo vem com moral. Lá embaixo, Flu cada vez mais lanterna, Sport tenta sair, Botafogo e Santo André respiram e Náutico cada vez mais ameaçado. Em resumo, foi isso que marcou a 27ª rodada do Brasileiro. Vamos a um breve comentário sobre cada jogo:


- Rodada que começou na quarta-feira, com o São Paulo conseguindo uma vitória heróica e no sufoco contra o Náutico, nos Aflitos. Foi uma partida quase toda adversa. Pênalti no começo, gol de Bruno Mineiro, expulsão infantil de Junior Cesar. Tudo isso no primeiro tempo. Parecia que o tricolor deixaria o Palmeiras escapar de vez na liderança. Porém, no segundo tempo, a postura do time mudou. Hernanes, de falta, empatou o jogo. Porém, aos 28, Richarlyson acabou expulso. O Náutico cresceu e desperdiçou boas oportunidades de fazer o segundo. E, no fim, o Timbu foi castigado. Claúdio Luiz foi expulso, aos 34. E, aos 43, Oscar fez a jogada e Hugo fez: 2 a 1 São Paulo. Heróico, empolgante, sofrido. Vitória que mantem o time são-paulino vivo. E o Náutico deixou escapar uma importante vitória, caiu para a zona de rebaixamento e está em situação delicada.


- No sábado, o Santo André venceu o Vitória por 1 a 0, com gol relâmpago de Nunes. Com isso, o Ramalhão saiu do Z4. Mesmo com um time limitado tecnicamente, vai brigar para não cair. E o Vitória deve ficar mesmo no meio da tabela. A derrota quebrou uma série de três boas vitórias (Palmeiras, Inter e Botafogo) e fez o time baiano ver o G4 mais distante.


- Jogando bem, o Atlético/MG venceu o Barueri, no Mineirão, por 2 a 1, e segue sonhando com o título. Pelo menos o G4 já é novamente uma realidade ao Galo. Diego Tardelli abriu o placar no primeiro tempo, o goleiro Carini defendeu um pênalti. No segundo tempo, Correa cobrou muito bem uma falta e ampliou. No finalzinho, Flavinho aproveitou bobeada da defesa e diminuiu. Mais uma boa partida de Tardelli, outra grande atuação de Correa, que melhorou o time atleticano. E, se Ricardinho entrar em forma, dará o equilíbrio que falta ao Galo. Uma coisa é certa: o time está crescendo no momento certo. O Barueri é mais um que ficará no meio da tabela.


- No Pacaembu, o Corinthians foi facilmente dominado pelo Atlético/PR: 3 a 1 para o Furacão, que vai deixando para trás o perigo do rebaixamento. O Corinthians pode até alegar os desfalques, mas é fato que o time não se encontrou desde as saídas de Cristian, André Santos e Douglas. Edno não parece funcionar como meia de ligação. E não há boa saída pelas laterais. Outro fato é que o Furacão melhorou muito com desde a chegada de Antônio Lopes. No sábado, o treinador fechou o meio-campo e apostou na velocidade de Wesley e Wallyson. Deu certo. Os gols vieram na segunda etapa. Paulo Baier - mais um bom jogo - abriu o placar, Wallyson ampilou. Ambos em falhas de marcação corintiana e aproveitando o espaço do lado direito de ataque. Jucilei diminuiu, mas Wesley - em falha de Felipe - deu números finais: 3 a 1. Resultado que comprova como o time se encaixou nas mãos de Lopes. Já tinha jogado bem contra o Palmeiras, e agora dominou o time corintiano. Já Mano Menezes finalmente se convenceu: é hora de acertar o time para 2010. E tem gente que achava que Paulo André e Marcinho tinham chances de se manter como titulares...


- Na Vila Belmiro, o Palmeiras virou para cima do Santos e se manteve isolado na liderança: 3 a 1. Após um primeiro tempo de muita correria e pouca objetividade, os dois times voltaram para a segunda etapa dispostos a buscar os três pontos. Luizinho abriu o placar, completando jogada de Neymar: 1 a 0 Peixe. Aí entrou Muricy, que tirou Obina para colocar Robert e dar mais movimenatação ao ataque palmeirense. Como disse PVC, se Muricy tem fama de mecher mal, dessa vez acertou. O atacante fez o esperado e o Verdão chegou ao empate, com Diego Souza, outro que resolveu entrar de vez no jogo. O camisa 7 completou de cabeça cruzamento de Figueroa: 1 a 1. Depois, o craque palmeirense fez bela jogada individual na área e chutou cruzado para Robert apenas completar: 2 a 1. O terceiro não demorou a sair. Aproveitando um buraco no meio-campo do Santos, Diego Souza e Cleiton Xavier foram tabelando até a bola chegar em Robert, que chutou e Vagner Love empurrou, quase em cima da linha, para às redes: 3 a 1. Porém, vale dizer que o Santos teve boas chances na partida, mas parou em mais uma boa atuação de Marcos. No fim, vitória palmeirense, que a cada rodada tem mais cara de campeão.


- O Grêmio tinha tudo para terminar a rodada pertinho do G4, mas apenas empatou com o Sport, no Olímpico, e viu a situação se complicar um pouco. A maioria esperava um jogo tranquilo. Jonas, logo no começo, mandou um balaço de fora e fez um belo gol. Mas o Sport veio com muita disposição, diferente dos últimos jogos, e lutou até o fim. Ficou três vezes atrás no placar, mas buscou o empate, aproveitando de bobeiras da defesa gremista e do goleiro Marcelo Grohe, que substituiu Victor, machucado. Vandinho, Paulinho e Fininho marcaram os gols pernambucanos. Maxi López fez dois, mas não conseguiu garantir a vitória gremista. Tcheco ainda desperdiçou um pênalti, bem defendido por Magrão. O goleiro do Sport ainda fez outras boas defesas, garantindo o empate. Lucro para o Sport, prejuízo total para o Grêmio.


- Recebi durante a semana passada alguns comentários perguntando o por que não confiava no Goiás nesta reta final de Brasileiro. A derrota para o Botafogo, domingo, em pleno Serra Dourada, respondeu. Não só pelo resultado em si, mas pela irregularidade do time. Foi um jogo onde o técnico Estevam Soares ganhou na escalação. Colocou três atacantes, atrapalhou a marcação do Esmeraldino e dominou o jogo. Para ajudar os cariocas, João Paulo foi expulso no fim da primeira etapa. Caminho aberto. Jóbson, Victor Simões e André Lima, em 20 minutos, abriram 3 a 0 para o Bota. Lúcio Flávio perdeu um pênalti. Amaral ainda descontou no fim, mas não teve jeito. Mesmo com a derrota, o Goiás segue no G4. Foi sim um jogo atípico. Mas, ainda assim, deu mostras que o Goiás precisa de algo mais para ficar de vez no G4. E esse algo a mais se chama regularidade, principalmente na reta final. Time para isso tem, e já provou. Quanto ao Botafogo, resta manter essa palavrinha chave. Se jogar determinado e bem disposto taticamente - e errar menos passes - como no jogo do Serra Dourada, tem tudo para escapar do Z4. Resta saber se conseguirá.


- Completando os tropeços dos que buscam o G4, o Internacional perdeu para o Coritiba, no Couto Pereira, por 2 a 0, saiu da zona de Libertadorese demitiu Tite. Bom para o Coxa, que se afasta um pouco mais da zona de rebaixamento. O placar só foi garantido nos 15 minutos finais da partida, graças a ousadia de Ney Franco, que colocou quatro atacantes em busca do gol - embora que Marcelinho Paraíba, nesse momento, foi recuado para meia. O Inter jogava bem, mas errava no "passe final" e nas finalizações. O goleiro Edson Bastos salvou o Coxa em alguns lances. Marcos Aurélio, que acabara de entrar, e Thiago Gentil deram a vitória ao Coritiba. Mário Sérgio é o novo técnico do Inter. Passo. Sem dúvidas, é um tampão. Se o Inter chegar a Libertadores, Luxemburgo vem aí. Podem anotar.


- Na Ressacada, tudo igual entre Avaí e Cruzeiro. Leonardo Silva abriu o placar para a Raposa, Léo Gago empatou, Fabrício fez o segundo dos mineiros, mas, nos acréscimos, Cristian fez o gol de empate do Avaí. Não vi nada do jogo, então não comentarei a partida. O resultado não foi bom para nenhum dos dois, porém acabou mais amargo para o Cruzeiro.


- Por fim, o clássico entre Flamengo e Fluminense. Com um Maracanã digno de um Fla-Flu: colorido, lotado, em festa. Como há algum tempo não se via. Os quase 80 mil torcedores que foram até lá, viram Adriano desequilibrar e colocar o Fla mais perto do G4. No primeiro tempo, os dois times criavam mas pecavam nas finalizações - que digam Denis Marques e Alan. Na segunda etapa, Adriano apareceu. Se no primeiro bom lance, Rafael fez um grande defesa, no segundo não teve jeito: 1 a 0 Fla. Logo depois, ele recebeu na área e mandou para as redes: 2 a 0. Rafael ainda teve trabalho e salvou o tricolor de uma goleada. Flu aliás que pouco fez no segundo tempo. No fim, festa rubro-negra, esperançosa por um G4, e tristeza tricolor, cada vez mais lanterna.

Nenhum comentário: