Publicidade

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo: fatos que permanecem na memória

Esta será a sexta Copa do Mundo que assistirei. Em 90, ainda pequeno, lembro pouca coisa, como a dancinha de Milla, de Camarões, após o erro do goleiro Higuita, da Colômbia e as defesas de Goicochea que levaram a Argentina para a final. Foram as primeiras impressões de que uma Copa do Mundo nunca passaria sem deixar o seu registro em minha memória.

Já em 94, ficaram na memória a grande atuação de Romário, o gol de Bebeto contra os EUA, o de Branco contra a Holanda e o tetra, claro. Mas, além disso, fiquei surpreendido com o goleiro belga Michel Preud’home, a última Argentina de Maradona, e as surpreendentes Romênia, Suécia e Bulgária. Foram grandes jogos. A Romênia eliminou a Argentina, a Bulgária tirou a Alemanha. Espanha e Itália fizeram uma batalha nas quartas-de-final. Lembro dos golaços de Hagi, contra a Colômbia, do "Maradona dos desertos", e de tantos outros momentos.

Em 98, permanece na memória alguns jogos, como o que a França derrotou a forte defesa paraguaia com um gol na prorrogação; ou a vitória da zebra Croácia sobre o bom time alemão; o golaço de Bergkamp que eliminou a Argentina e colocou a Holanda nas semi para enfrentar o Brasil; outro grande jogo, onde Taffarel pegou dois pênaltis e colocou a Seleção na final; e a final, claro, com o “caso Ronaldo” e o show de Zidane.

A Copa que mais acompanhei foi 2002. Por incrível que pareça, já que os jogos ocorriam madrugada a fora. Onde vi as favoritas França e Argentina ficarem pelo caminho. E o desacreditado Brasil ganhar a cara da “família Scolari”. Grandes jogos contra Bélgica e Inglaterra e uma atuação impecável contra a Alemanha na final, sempre comandados pelo trio Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Acompanhei também as zebras Turquia, Coréia do Sul (e da arbitragem) e Estados Unidos.

Por fim, 2006. Última Copa de Zidane, que quase levou a França nas costas para a final, perdendo para a também desacreditada Itália. Com direito a cabeçada em Materazzi. O Brasil, que encantava antes, ficou pelo caminho sem convencer ninguém. A torcida alemã fez uma festa, assim como a Alemanha fez uma grande competição. Parou na Azurra, no grande jogo da Copa. Outra sensação foi Portugal. Comandados por Felipão, os portugueses superaram a batalha contra a Holanda, se segurou contra a Inglaterra e parou nos franceses.

Que venha a Copa 2010. Com certeza, jogos, momentos e craques ficarão na memória de muita gente. Fatos que, para um amante do futebol, permanecerá por muito tempo em nossas mentes. Deixe nos comentários as suas memórias.

Nenhum comentário: