Publicidade

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pitacos na Copa: Palpites

Vai começar a festa. A Copa do Mundo 2010 foi ansiosamente aguardada pelo torcedor, principalmente pelos fanáticos por futebol. De 2006 para cá, surgiram novos craques, outros se apagaram pelo caminho, Dunga seguiu como treinador e o favorito para o Mundial é a Espanha. Messi é o craque do momento, mas ainda existem dúvidas se arrebentará também na Copa. Enfim,como a própria coluna já pede, vou deixar meus “pitacos da Copa”.

Todos falam da Espanha. E com razão. Um bom elenco, um meio-campo de qualidade e um ataque de respeito. No comando, um bom treinador. Mas vale sempre lembrar o que aconteceu na Copa das Confederações. Assim como é bom lembrar o que aconteceu com os favoritos nas últimas Copas (por exemplo, França e Argentina em 2002, e Brasil, em 2006). Eu gosto muito do futebol apresentado pelos espanhóis até aqui, mas não coloco minhas fichas.

O Brasil também aparece como favorito. Aos olhos do mundo, pelo menos. Para o torcedor, nem tanto. Porém, os resultados alcançados desde 2006 com Dunga colocam a Seleção nesse patamar com direito. E a camisa pesa. Gosto de dizer que tudo lembra a seleção de 94. Nós sabemos bem como isso terminou.

Logo depois delas, vem as grandes: Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Argentina, Holanda... Particularmente, estou esperando muito do “English Team”. Tem uma boa defesa, mesmo com a saída de Ferdinand por lesão. Possui um bom meio-campo, com Gerrard e Lampard, e trás na frente o ogro Rooney, vindo de grande temporada, mas também de contusão. Soma-se a isso um bom treinador: Fábio Capello. Eu não me surpreenderia com o bicampeonato na Terra da Rainha.

Itália, Alemanha e França não chegam com tanto barulho. A Itália tem uma equipe envelhecida e sem grandes destaques. Sem Ballack, a Alemanha vem remendada para o Mundial. Com Domenech como treinador, é difícil esperar qualquer coisa da França, mesmo tendo um bom time.

A Holanda promete mais uma vez um futebol de encher os olhos, com vários bons jogadores, mas ainda falta o peso na camisa. É, como sempre, a grande dúvida e esperança na Copa. Pode ser que surpreenda, pode como sempre ficar pelo caminho. Foi assim em 74, 78, 90, 94, 98, 2006... Desta vez parece ser um time mais bem organizado taticamente, mas com um elenco desgastado pela temporada.

Por fim, a Argentina de Maradona. Classificou nas coxas, é verdade. Mas é a Argentina. Junto à Inglaterra, é a minha aposta. Tem um elenco forte demais para ficar pelo caminho. O detalhe é que falta treinador. Se Maradona ouviu seus auxiliares e, principalmente, seu elenco, vai conseguir calar muita gente. Se Messi jogar metade do que pode, os hermanos vão longe.

Ah, pode anotar: teremos duas “zebras” entre os oito primeiros. É de praxe. Costa do Marfim, Estados Unidos, Sérvia e Chile são minhas apostas para aprontarem pela África do Sul.

Meus palpites para a primeira fase:

Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França

Grupo B: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia

Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia

Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana

Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões

Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia

Grupo G: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile

E para você? Quem serão os quatro primeiros? As decepções? As zebras? Deixe sua opinião! Vem, Copa do Mundo!

Nenhum comentário: