Publicidade

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brasileirão - 15ª rodada

- Botafogo 1x0 Avaí: Botafogo começou melhor, tendo as melhores oportunidades, principalmente através da bola parada. E foi assim que saiu o gol. Bom cruzamento de Maicossuel e Fabio Ferreira fez de cabeça. O alvinegro seguiu aparecendo com mais perigo no ataque. O Avaí chegava poucas vezes, principalmente no segundo tempo. Em uma delas, o goleiro Jefferson fez uma grande defesa. No mais, domínio do Bota, que chegou perto de ampliar algumas vezes. Porém, teve que se segurar para não sofrer o empate.

Resultado que coloca o Botafogo de vez no G4 e dá moral. É um time arrumado, porém, com limites. Não dá para saber se esse ritmo será mantido até o fim. O Avaí, mesmo com desfalques, deu trabalho. Faltou poder ofensivo. Destaque para o goleiro Jefferson, do Bota, com defesas importantes e seguras.

- Ceará 2x1 Grêmio: Jogo movimentado no Castelão. Logo no começo (40s), cruzamento de Wellington Amorin e William Magrão cabeceou como um atacante para fazer contra: 1 a 0 Ceará. O Grêmio tentou responder e atacava mais. E chegou ao empate graças a outro gol contra, agora de Anderson, desviando contra o próprio patrimônio um escanteio. Aliás, não era noite das defesas, que aprontaram diversas falhas, em ambos os lados. O primeiro tempo ainda teve uma penalidade duvidosa para o Ceará. O zagueiro Fabrício bateu para boa defesa de Victor. O segundo tempo foi do Vovô, que criou boas oportunidades (Washington perdeu um caminhão delas). Em uma delas, Michel mandou uma bomba e Victor fez uma linda defesa. A pressão foi aumentando, enquanto o tricolor gaúcho não assustava. Tudo isso só deu resultado no finalzinho. Geraldo recebeu no meio da área, girou e mandou para as redes, para festa do bom público presente no Castelão.

Merecida vitória do Ceará, que dominou boa parte do jogo e foi recompensado no fim. Mario Sérgio trouxe um novo ar para o time. Não tem a mesma organização de antes da Copa, mas soube se impor. O Grêmio, pelo contrário, desorganizado, sem criatividade e com erros de marcação.

- Goiás 1x2 Grêmio Prudente: Goiás começou melhor, chegando com mais perigo ao gol adversário. Foi assim durante todo o primeiro tempo. Depois do intervalo, o Prudente chegou com perigo e aproveitou. Vanderlei arriscou da entrada da área e mandou no canto do goleiro Harlei. O empate do Goiás veio logo em seguida, com Everton Santos. Porém, o Prudente era melhor, principalmente na bola parada. E em uma delas, Anderson Luís, sozinho e todo atrapalhado, fez o gol da vitória. Nos minutos finais, o Esmeraldino pressionou com tudo, mas parou no goleiro Giovani. Aos 42, Roberto salvou em cima da linha com a mão. Romerito bateu e desperdiçou.

Dois times limitados, que não estão na parte de baixo da tabela em vão. Melhor para o Prudente, que teve mais “sorte”, aproveitando as poucas oportunidades e sendo salvo pelo goleiro no fim. Hoje, é difícil ver um dos dois times além desta situação nessa competição.

- Guarani 0x0 Palmeiras: No Brinco de Ouro, o Guarani tentou, mas parou na defesa palmeirense e nas falhas de finalização. O Verdão chegou com Rivaldo, na cara do gol, mandando no travessão. Só. Marcos apareceu duas vezes, em chutes de fora, com boas defesas. O Bugre foi quem mais levou perigo, dominando boa parte da partida. Principalmente no segundo tempo. Além disso, pediu três pênaltis durante o jogo (a meu ver, em nenhum foi).

Resultado que estaciona os dois times no meio da tabela. Guarani merecia ter vencido o jogo, pelo volume apresentado e pelas oportunidades criadas. Mesmo sem um time forte, é bem montado por Mancini. Destaco a boa partida de Rodrigo Heffner, opção pela direita. Ah, Valdívia estreou pelo Palmeiras, longe do ritmo de jogo. Palmeiras sofre com as poucas opções. E Rivaldo, pentacampeão, vem. Pode anotar. Agora, camisa 9 que é bom, nada...

- Santos 2x0 Atlético/MG: O Santos voltou a apresentar um bom futebol. Com velocidade e criação, principalmente com PH Ganso e Neymar, as coisas voltaram a se encaixar. O Atlético apostou desde o começo no contra-ataque e assustou algumas vezes. O primeiro gol santista veio aos 10 do segundo tempo, após toque de mão na área. Neymar cobrou e fez. Após o gol, o Galo foi ao ataque e por pouco não conseguiu o empate em três chances. Quem passou a apostar no contra-ataque foi o Santos. Assim que Neymar deu belo passe para Danilo, que deu um tapa na bola e mandou no canto, liquidando o placar.

Boa partida na Vila Belmiro. Ganso e principalmente Neymar fizeram a diferença. Danilo surge como boa opção para o lugar de Wesley. Dorival tem um bom elenco nas mãos. Vai brigar pelas primeiras posições. Já Luxemburgo balança no cargo. Arrisco dizer que Luxa não termina o Brasileiro no Galo. É bom o Atlético se cuidar, ou vai penar para escapar do rebaixamento. Tem boas opções no elenco, mas só isso não tem bastado.

- Atlético/PR 1x0 Flamengo: Jogo equilibrado na Baixada. No começo, o time carioca criava mais e chegou com perigo no primeiro tempo, aproveitando as laterais e os espaços da defesa do Atlético. “Só” faltou alguém para balançar as redes. O Furacão aparecia principalmente com Maikon Leite, que na melhor chance mandou uma bomba no travessão. Ele também serviu Paulo Baier, que perdeu um gol incrível. No segundo tempo, o Fla começou mais uma vez assustando e aproveitando os lados do campo. O Atlético dependia de Maikon Leite e Paulo Baier para chegar ao ataque com perigo. E foi em uma cobrança de escanteio fechada de Paulo Baier que Manoel desviou para fazer o gol do jogo.

Flamengo não jogou mal. Não teve um bom atacante. Isso fez a diferença (mais uma vez). Rogério Lourenço tem culpa? Esperar Diogo e Deivid é a melhor opção? Para quem esperou até agora... O jogo foi equilibrado e um empate era o mais justo. Porém, Paulo Baier mostrou porque é o homem da bola parada. Maikon Leite também merece destaque: veloz, abrindo espaços. Precisa aprender a finalizar. Resultado importante para o Furacão respirar.

- Internacional 1x1 Atlético/GO: Com time reserva o Inter não conseguiu se impor sobre o fraco Atlético/GO, mas ao menos arrancou um ponto. Vitor Ferraz, chutando de fora, mandou no canto e abriu o placar para a equipe goiana. O colorado voltou do intervalo buscando um novo ritmo. E conseguiu. Leandro Damião, aproveitando rebote, conseguiu empatar a partida. O Atlético ainda chegou perto do gol da vitória. Porém, ficou provado que a fase não é boa, devido os gols desperdiçados.

Empate sem graça em jogo morno. O Atlético mostrou que não está na lanterna em vão. Até esboçou um domínio na partida, mas falta qualidade. O Inter não foi bem com o time misto, mas percebeu que tem boas opções, como Leonardo e Marquinhos. Com a cabeça no Mundial, Roth deve usar o Brasileiro de laboratório, como é padrão.

- Corinthians 3x0 São Paulo: No Pacaembu, o Corinthians atropelou o São Paulo. O tricolor quase abriu o placar no começo. Só. No restante, domínio corintiano. Com toques rápidos e aproveitando a chegada dos volantes e usando bem as laterais, ficou claro que sairia uma goleada. Aberta com Elias, batendo firme, no canto de Rogério. Ele também fez o segundo, após cruzamento açucarado de Jorge Henrique. O alvinegro dominava facilmente o jogo, tanto na marcação quanto na saída de jogo. Jucilei fez o terceiro, de cabeça. E poderia ser mais. Rogério fez boas defesas, salvando uma goleada ainda maior.

Não esperava uma vitória tão fácil assim. O São Paulo não tinha meio-campo. Aliás, não teve nada nesse domingo. Adílson mantém o mesmo esquema que deu certo com Mano. Elias voltou a ser o ponto de desequilíbrio, fazendo a bola rodar. O Corinthians encostou novamente no Flu e vai brigar pelo título. Pode anotar.

- Vasco 2x2 Fluminense: Um grande clássico no Maracanã. Público incrível, partida com muita movimentação e gols. Nada melhor. Logo no começo, o Flu abriu o placar com Gum, aproveitando rebote após bela defesa de Fernando Prass. Conca quase ampliou em seguida, mas Prass fez mais uma boa defesa. O Vasco passou a se arriscar e Carlos Alberto perdeu uma chance clara. Porém, o camisa 19 se redimiu dando um passe açucarado para Éder Luís marcar. O segundo tempo começou da mesma forma. Flu no ataque, obrigando Fernando Prass trabalhar. A diferença foi que o Vasco marcou primeiro. Fagner, em mais um grande passe de Carlos Alberto e em mais um contra-ataque, virou o placar. O gol acordou o tricolor carioca, que encurralou o Vasco. E assim chegou ao empate. Após pressão na saída de bola vascaína, Felipe e Zé Roberto erraram e Júlio César deixou tudo igual. Deco teve a bola do jogo para marcar logo na estreia. E Carlos Alberto quase fez um golaço. Tudo no finalzinho de um jogaço. Digno dos mais de 80 mil torcedores presentes no Maraca.

Fluminense e Vasco fizeram um dos melhores jogos da competição. Movimentado, com boas jogadas. E com um empate justo pelo futebol apresentado por ambos. O Flu tem um poder ofensivo invejável. O Vasco não tem um grande elenco, mas PC Gusmão vai implantando o mesmo esquema que utilizava no Ceará antes da Copa – e vai dando muito certo. E como é bom ver Conca e Carlos Alberto em um bom dia. O futebol agradece.

- Cruzeiro 0x1 Vitória: Tropeço da Raposa em “casa”. O Vitória mostrou desde o começo que daria trabalho, conseguindo boas chances no primeiro tempo. O Cruzeiro ia procurando espaço na marcação baiana, principalmente com Montillo. O Cruzeiro voltou melhor no segundo tempo, mas Júnior achou espaço no meio da zaga e mandou um balaço, sem chances para Fábio. A defesa cruzeirense ainda tentou entregar o jogo, mas o rubro-negro não aproveitou. Já a Raposa arriscava principalmente de fora. Em uma delas, sobrou rebote para Wellington Paulista, perdendo chance incrível. Thiago Ribeiro foi expulso e complicou mais a vida do time mineiro. Anderson Martins também foi expulso pelo Vitória. Viafára ainda salvou no fim.

Jogando de maneira inteligente, o Vitória conseguiu um importante resultado. Melhor organizado em campo e com boa marcação, venceu com méritos. O Cruzeiro até criou boas oportunidades, mas sem conseguir passar pela marcação baiana. Quando passou, perdeu chances incríveis. É claro que o Cruzeiro tem mais time que o Vitória, porém isso não bastou. Outro detalhe: o Mineirão faz falta para os times mineiros.

Nenhum comentário: