Publicidade

sábado, 21 de agosto de 2010

De volta com a Série B

De volta com o blog depois de um momentos de correria e adaptação. Recomeço as análises com a Série B do Brasileiro, que chegou à sua 15ª rodada. Liderança segue com o Coritiba, mas galera do G4 não foi bem na rodada. Melhor para o Coelho, que agora faz parte do grupo e da Ponte, que colou.

- Sport 4x1 São Caetano: Com Marcelinho Paraiba inspirado e uma grande festa da torcida, o Sport finalmente convenceu na Série B. Venceu o embalado São Caetano, que buscava a liderança. Ciro abriu o placar após falha medonha da zaga. Marcelinho cobrou falta com precisão e ampliou. Depois, o meia-atacante cruzou e Da Silva fez 3 a 0, tudo no primeiro tempo. Jogo praticamente definido. Eduardo, em rebote no pênalti após defesa de Magrão, descontou na segunda etapa. Porém, nada demais. No finalzinho, Marcelinho apareceu novamente para Ciro marcar mais um: 4 a 1.

O Sport vai se acertando, mas precisa de mais. Geninho vai acertando o time com os reforços. Precisa mostrar mesmo que embalou. O Azulão precisa provar se vai mesmo brigar pelo G4.

- Paraná 0x1 América/RN: Derrota paranista que esquentou o clima na Vila Capanema, que não vem nada bem depois da Copa. Reinaldo fez o gol do time potiguar no primeiro tempo. Com isso, o América se segurou e explorou o contra-ataque. O tricolor tentou pressionar, mas sem muita criatividade. O América jogou uma das melhores partidas até aqui na Série B, se não a melhor. Porém, não será fácil escapar da zona de rebaixamento. O Paraná precisa retomar o futebol apresentado antes da parada para a Copa, principalmente em casa.

- Duque de Caxias 2x2 Figueirense: O Figueira buscava chegar no líder Coritiba contra o Duque, que vai muito bem no Engenhão. Após um primeiro tempo sem gols, Reinaldo abriu o placar para o time catarinense no começo da etapa final. Léo Guerreiro empatou para o Duque. Juninho ampliou, mas Somália (aquele ex-Flu e Azulão) garantiu ao menos um pontinho para os mandantes. O Duque aparenta que brigará para não cair - e isso não será fácil. O Figueirense, por outro lado, tenta se firmar no G4.

- Vila Nova 2x3 ASA: Tenho dito desde o começo da Série B que o Vila Nova é candidato forte ao rebaixamento. Cada vez mais. Contra o ASA, em casa, nova derrota. Junior Viçosa abriu o placar. Max Pardalzinho (!) empatou e Davi virou para o time goiano. Reação? Não. Junior Viçosa empatou logo depois e Aldário deixou mais uma vez sua marca na competição e garantiu a vitória do time alagoano. O ASA vai incomodando, mesmo com uma equipe limitada. Já o Vila, a Série C é logo ali...

- Portuguesa 0x1 Ponte Preta: Mais um tropeço da Lusa no Canindé. Começou melhor, teve boas oportunidades - Dodô perdeu um gol feito - mas não aproveitou. A Ponte foi conquistando espaço, chegando com perigo e, no segundo tempo, em falha gigante do lateral Romano, William (aquele, ex-Santos e meio mundo) ficou cara a cara com o goleiro e fez o gol do jogo. A Lusa tentou, mas quase sofreu o segundo, de pênalti.

A Portuguesa segue na cola dos líderes, porém segue o mesmo problema dos últimos anos: irregularidade, principalmente jogando em casa. Isso já custou e pode novamente custar caro. Destaque para o crescimento da Ponte, que encostou no G4 e apresentando um bom futebol.

- Ipatinga 5x1 Coritiba: Na estreia de Márcio Bittencourt no comando, o Ipatinga não teve conhecimento do líder Coritiba. De virada, conseguiu uma goleada para, quem sabe, acordar o time na competição. O jogo começou com sinais de que acabaria em mais uma vitória do Coxa, que apresentava maior poder ofensivo no início. Tanto que abriu o placar aos 16 minutos, com Rafinha. Porém, com o gol, a equipe paranaense se fechou e deixou o Tigre crescer na partida. Isso resultou na virada, ainda no primeiro tempo. Preto, em belo chute de fora, e Walter Minhoca (aquele que passou pelo Fla), de falta. Depois do intervalo, o Coxa esboçou alguma reação, sem sucesso. O Ipatinga pouco chegava, mas soube aproveitar as chances. Alessandro, após boa jogada de Walter Minhoca, Marcos Paulo, contra, e Alessandro novamente, agora de pênalti, deram números finais ao placar.

Jogo morno, onde o Ipatinga venceu por aproveitar as oportunidades. O Coritiba sentiu a ausência de Marcos Aurélio como referência no ataque e esteve desorganizado. Por isso, o placar do jogo. Coritiba segue na liderança. O time mineiro continua na zona de rebaixamento.

- Guaratinguetá 1x3 América/MG: Em tarde de Fábio Júnior (sim, ele mesmo!), o Coelho venceu o Guará e está de volta ao G4. Foram dele os três gols da vitória. O primeiro, logo no começo, aproveitando desvio de Luciano. No segundo, apenas empurrou para as redes aproveitando rebote do goleiro. No segundo tempo, Fábio Júnior deixou mais um, agora de pênalti. O Guaratinguetá ainda perdeu um, com Nenê, e foi também assim que chegou ao gol de honra, com Lúcio Flávio.

Destaque, além dos gols de Fábio Júnior, para o camisa 10 do América, Luciano. Bons passes e chegada ao ataque. O Coelho parece que vai mesmo brigar pelo G4. O Guará fica na marola.

- Icasa 3x1 Náutico: O Icasa mostrou mais uma vez sua força em seus domínios e derrotou o Náutico, tirando o Timbu do G4. O primeiro tempo foi de poucas oportunidades. Na etapa final, os gols saíram. O Icasa abriu o placar com Junior Xuxa, aproveitando rebote após falha de Gledson. Logo depois, Carlinhos mandou uma bomba, que explodiu no travessão e caiu dentro do gol. A pressão continuou e Assissinho aproveitou chute cruzado de Roberto Jacaré para fazer 3 a 0. Rodrigo Pontes fez o gol do Timbu.

O Icasa não tem um time genial, mas sabe se impor em casa. Isso segura o time no meio da tabela. O Náutico não tem conseguido grande regularidade, mas tem time para subir. Está fora do G4, mas com a mesma pontuação do São Caetano (4º) e a três pontos do líder Coritiba.

- Santo André 1x3 Bragantino: No duelo de candidatos para o rebaixamento, melhor para o Braga. Vitória por 3 a 1 sobre o cambaleante Santo André, que não é nem farelo daquele que foi vice-campeão paulista, tanto pelo elenco quanto pelo futebol. Mas até parecia que a tarde seria boa para o Ramalhão. Anderson Gomes, após falha da zaga, aproveitou e tocou na saída do goleiro: 1 a 0. Logo depois, uma pequena "chuva" com o sistema de irrigação sendo ligado automaticamente. O Braga aos poucos foi se organizando, pressionou e conseguiu o empate. Murilo cobrou falta e Toninho fez contra. Não demorou muito e Luciano Sorriso virou o placar. O Santo André voltou do intervalo melhor, chegando mais ao ataque e criando oportunidades. O Bragantino apostava no contra-ataque. Jogo sem sal e duas expulsões - uma para cada lado. No fim, o goleiro Júlio César foi para área tentar o empate, mas viu o contra-ataque adversário terminar no toque de Luciano Sorriso para o gol vazio.

O Santo André precisa melhorar muito para não cair. O Bragantino é limitado, mas vai conseguindo arrancar alguns pontos, que podem garantir a sobrevivência na Série A.

- Bahia 1x1 Brasiliense: Fechando a rodada, o Bahia recebeu o Brasiliense e só garantiu o empate no finalzinho. Primeiro tempo equilibrado, mas com poucas chances reais de gol. Na etapa final, o Brasiliense abriu o placar com Moacri, de cabeça, aproveitando escanteio. O Bahia pressionou e quase conseguiu o gol logo na sequência, com Morais. Porém, o empate veio apenas no finalzinho, com Jael, após rebote do goleiro Eduardo.

Torcedor vaiou e com razão o tricolor baiano. Sinceramente, colocar Márcio Araújo no comando visando subir é brincadeira. E o torcedor percebe isso. O Brasiliense tem incomodado muita gente, mas parece que ficará no meio da tabela mesmo.

Nenhum comentário: