Publicidade

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasileirão: Timão 100%

Vamos as análises da 3ª rodada do Brasileirão, com destaque para o Corinthians, 100% e líder isolado. Ponto positivo também para as vitórias de Botafogo, Palmeiras, Ceará e Avaí.

- Botafogo 3x0 Goiás: Abrindo a rodada, o Botafogo conseguiu bom resultado sobre o Goiás. Após um início de muita pressão dos visitantes, obrigando Jefferson a trabalhar, o Glorioso achou a vitória após boa cobrança de falta de Lúcio Flávio. Justo no primeiro lance de perigo botafoguense na partida. Logo depois, após contra-ataque, Somália (boa partida) ampliou e praticamente matou o Goiás. No segundo tempo, Herrera liquidou. O mesmo argentino que acabou expulso após discutir com Caio, companheiro de equipe.

Botafogo jogou bem, sempre utilizando o lado direito. Goiás teve bom início, mas o gol de Somália quebrou o time. Leão tem os dias contados.

- Palmeiras 4x2 Grêmio: O alviverde parece ter esquecido a crise e conseguiu grande vitória no Palestra. O jogo foi bem movimentado. Grêmio comandava as ações e o Verdão atuava no contra-ataque. As duas defesas atuavam mal. E foi no escorregão do zagueiro Rodrigo que a bola sobrou para Ewerthon emendar bom chute e abrir o placar. Victor aceitou. O segundo gol veio com Ewerthon novamente, aproveitando rebote após belo chute de Vinícius. Jonas diminuiu logo depois. E o Grêmio empatou no começo da segunda etapa, com Hugo. Quando a crise pesava sobre os ombros do torcedor novamente, Maurício Ramos deixou o Palmeiras em vantagem novamente. E em mais um contra-ataque, o garoto Vinícius apareceu bem novamente e deixou Cleiton Xavier na boa para dar números finais ao jogo.

Despedida do Palestra Itália. Despedida da crise? Ainda é cedo. Mas é certo que as mudanças promovidas por Parraga surtiram efeito. Como me lembraram, foi assim também depois da chegada de Antônio Carlos. Então, resta aguardar. Destaques: Vinícius, atuação com personalidade, e Ewerthon, raça e oportunismo. Defesa do Grêmio é sofrível. Joílson e Colaço fracos pelos lados, Rodrigo e Ozeia, meu Deus... Mesmo assim, ainda jogo minhas fichas em boa campanha gremista.

- Atlético/GO 1x2 Santos: O Peixe mostrou que há vida sem os meninos. Marquinhos comandou o Santos, que não teve vida fácil. O primeiro tempo foi movimentado, com grandes oportunidades para ambas as equipes. Da metade do 1º tempo ao começo da segunda etapa, o Atlético ficou bem próximo ao gol. Depois, o Santos foi vendo o seu gol ficar "maduro". Parou em duas grandes defesas de Márcio. Saiu com Wesley, após contra-ataque. Zé Eduardo ampliou o placar. Boka diminuiu.

Marquinhos e Wesley fizeram boa partida e ajudar o Peixe a conseguiu três pontos. Bom para todo mundo, porque alivia qualquer pressão por causa da ausência dos "meninos". Atlético tem uma boa equipe. Vai dar trabalho para muita gente. Destaque para a boa exibição do goleiro Márcio.

- Corinthians 1x0 Fluminense: Jogo teve início morno. Os dois times chegavam com pouco perigo, e quando chegavam, era através de bola parada. E foi assim que o Corinthians chegou ao gol. Chicão cobrou bem e surpreendeu Rafael: 1 a 0.

A partir daí, o Fluminense passou a dominar e criar boas chances, principalmente com Fred. O bandeira atrapalhou o tricolor em duas oportunidades claras de gol. No segundo tempo, o mesmo retrato: Flu chegando, Fred desperdiçando oportunidades. A polêmica da rodada veio dessa partida, no pênalti desmarcado por Gaciba, após o "auxiliar" Mano Menezes acionar o árbitro para ver que o auxiliar marcava impedimento antes.

Corinthians segue 100%, mesmo sem apresentar um futebol convincente, e lidera. Mais uma boa exibição de Roberto Carlos. O Flu de Muricy ainda não engrenou, mas ao menos melhorou. Se não fosse o caminhão de gols desperdiçado por Fred...

- Internacional 0x2 São Paulo: No duelo "prévio" das semifinais da Libertadores, um bom jogo, onde brilhou a estrela de Fernandão. Inter tomou a iniciativa e começou assustando. O São Paulo apostava nos contra-ataques e abriu o placar em um lance de inteligência e sorte de Hernanes. Após o gol, o tricolor passou a comandar a partida. Depois do intervalo, o colorado até tentou chegar, mas Fernandão liquidou o jogo. Quando o Internacional tentava, parava na grande atuação de Rogério Ceni.

Incrível a mudança de atitude do São Paulo após a chegada de Fernandão. O time ganhou a peça que faltava para fechar o esquema de Ricardo Gomes. Vai quebrando o clima de desconfiança que rondava o Morumbi. Já no Inter, Fossati ganhou fôlego novo com a classificação na Libertadores, mas ainda não conseguiu o encaixe certo no time. Peças para isso, possui.

- Atlético/MG 3x1 Atlético/PR: Dominando e melhor em todo o jogo, nada mais justo que a vitória do Galo. O Furacão até assustou algumas vezes, mas muito pouco. Diego Tardelli era o mais perigoso, mas parava sempre no goleiro Neto, em grande tarde. Os gols ficaram para o segundo tempo. Após mais algumas tentativas, Muriqui balançou as redes, abrindo caminho para a vitória. Diego Tardelli também deixou sua marca, aproveitando cruzamento de Leandro. Ricardinho fechou a tampa. Só aí que o time paranaense apareceu. Oportunidade para o goleiro Marcelo aparecer. Bruno Mineiro ainda descontou, mas foi só.

Perdoe o trocadilho, mas foi a tarde de Tardelli. Mais uma grande exibição do atacante. Aliás, o Galo novamente soube se impor em casa. E fez isso sobre um fraco Atlético Paranaense. Furacão precisa urgente de reforços e um bom treinador. Se não, a Série B é logo ali.

- Ceará 1x0 Vitória; A boa surpresa do Brasileiro é o Ceará. Mais três pontos em casa, agora sobre o Vitória. Partida toda dominada pelo Vozão, com bom toque de bola e chegando sempre usando as laterais. O rubro-negro, finalista da Copa do Brasil, fez muito pouco, e chegou apenas em dois lances com perigo, isso já praticamente na metade do segundo tempo. O Ceará seguiu pressionando, mas o gol só veio aos 47, com Washington, decretando justiça ao placar.

Bem armado taticamente, utilizando os lados e com boa saída de bola, o Ceará de PC Gusmão começa muito bem o Brasileiro. Longe de ser o saco de pancadas que alguns esperavam. A chegada de Washington, ex-Palmeiras e Lusa, deu ao ataque a referência na área e vai dando certo. Já o Vitória segue com a cabeça na Copa do Brasil, mas precisa acordar para o Brasileiro, para não colher um possível prejuízo depois.

- Flamengo 3x1 Grêmio Prudente: No vazio Maracanã, vitória rubro-negra. O Flamengo começou buscando se impor, tentando esquecer a eliminação da Copa do Brasil. O rubro-negro dominou praticamente todo o jogo e encarou um Prudente todo retrancado. Love abriu o placar, de pênalti. No começo do segundo tempo, Vanderlei deu um certo susto, empatando em um dos poucos lances criados pelo Prudente. Ainda obrigou depois o goleiro Bruno a trabalhar. Juan, cruzando de canela, fez o gol de alívio. Depois, Love fechou o placar, novamente de pênalti.

Flamengo não fez uma boa partida. Jogou o básico contra um Prudente fechado. Ganhou mais pela falta de iniciativa do adversário do que por bom futebol. Digo isso mesmo após o bom começo. Mas vale ressaltar que o time atuou com alguns desfalques. Rogério acertou ao lançar alguns jovens, que foram bem. Já o Prudente, vai ser isso. Um jogo ou outro pode surpreender. Mas, basicamente, será um time fechado tentando quem sabe algo. Ou seja: forte candidato ao rebaixamento nesse início.

- Avaí 2x0 Vasco: Na Ressacada, o Vasco começou dominando, mandou bola no travessão, mas quem saiu com a vitória foi o Avaí. Philipe Coutinho comandava o time vascaíno, que parou no jovem Renan. O Avaí, por sua vez, abriu o marcador na primeira boa oportunidade, com o bom atacante Roberto (olho nele!). O jogo passou a ser equilibrado, no estilo lá-e-cá. O Vasco passou a dar espaços, e a equipe catarinense se aproveitou para crescer e dominar. Os vascaínos ficaram algumas vezes bem perto do empate, mas não parecia ser a noite da equipe. Para fechar, Róbson ampliou, após bela troca de passes.

O Avaí não fez um bom jogo, mas conseguiu aproveitar melhor as oportunidades. E ainda contou com o jovem goleiro Renan em noite inspirada. O Vasco de Celso Roth, recheado de volantes, caiu pelos erros de finalização e de marcação na defesa. Roth já percebeu logo que terá trabalho pela frente.

- Guarani 2x2 Cruzeiro: Mostrando mais uma vez poder de reação, o Cruzeiro arrancou empate em Campinas. O Bugre foi melhor no primeiro tempo, chegando quase sempre com o atacante Roger. Foi ele quem abriu o placar, aproveitando a chance, na cara de Fábio. O Cruzeiro até chegou em bolas paradas, mas Roger apareceu de novo e ampliou, completando jogada de Mazola. O atacante por pouco fez o seu hat-trick. No segundo tempo, Adílson Batista deve ter chacoalhado o time. Gil descontou após cobrança de escanteio. O setor ofensivo até acordou, mas a defesa ainda sofria com a dupla Roger-Mazola. Mesmo assim, o Cruzeiro conseguiu o empate, com Guerrón. A Raposa ainda contou com Mazola, que foi fominha e perdeu um gol feito. O Bugre até mereceu conseguir o gol da vitória, mas não aproveitou.

O Guarani, mesmo com um time montado em cima da hora, começa bem, dentro de seus limites. Boa atuação da dupla Mazola-Roger, que poderiam ter liquidado o jogo. O Cruzeiro, de Adílson, mais uma vez precisa de um chacoalhão no intervalo para tentar algo. Vale lembrar que a Libertadores ficou pelo caminho. É hora da Raposa acordar para o Brasileirão.

Imagens: TerraEsportes

Nenhum comentário: