Publicidade

terça-feira, 11 de maio de 2010

A lista de Dunga - Eles vão...

Vou dividir a análise sobre a convocação do Brasil para a Copa do Mundo em três partes. Começo pelos que vão, os 23 escolhidos pelo técnico Dunga para ir à Copa. Uma lista sem surpresas, mas com muitos, muitos narizes torcidos... Vamos passando por cada um dos 23:

Goleiros

Júlio César (Internazionale/ITA): Unanimidade. Um dos melhores da posição no mundo. Decisivo em vários jogos nas eliminatórias e outras competições. Não tem ninguém com condições de brigar por uma vaga com ele atualmente. Titular absoluto e merecido.

Gomes (Tottenham/ING): Para alguns, surpresa. Porém, já esperava a convocação de Gomes. Não é melhor que Victor, do Grêmio, mas é melhor que Doni. Titular em seu clube fez uma temporada de regular para boa. Dentro das possibilidades, não há o que reclamar. Mas ainda não passa a segurança necessária caso precise ser acionado.

Doni (Roma/ITA): Meu primeiro ponto negativo na convocação. Reserva em sua equipe, fez uma temporada fraca demais para ser chamado. Principalmente quando se vê o gremista Victor em grande fase mais de um ano. Que seja como terceiro goleiro. Lealdade de Dunga por causa da Copa América? Por que Doni "brigou" para ir à seleção? Não me convence.

Laterais

Maicon (Internazionale/ITA): Posição definida sem problemas. Maicon fez mais uma grande temporada e se encaixa bem no esquema utilizado por Dunga, apesar de não render o mesmo que na Inter, por questão tática. Titular merecido. E olha que tem uma "sombra" na mesma altura.

Daniel Alves (Barcelona/ESP): Não somente pelo futebol apresentado na sua posição, mas garante um lugar na lista pela variedade de posições que entrou - e bem - durante a preparação. Pode ser opção na esquerda e até no meio. Isso sacramentou sua ida. Mesmo que, pelo futebol apresentado no Barça, já mereça e muito.

Michel Bastos (Lyon/FRA): Aproveitou a chance e vai. Joga como meia no Lyon, e muitas vezes mais pela direita do que pela própria canhota. Foi lateral no Figueirense e no Atlético/PR por aqui. Adaptou-se bem ao que o técnico Dunga queria para a posição e vai provavelmente como dono da camisa 6. Faltaram opções? Em parte, sim. Foi a típica "aproveitei a chance". Por esse motivo, não é tão mal levá-lo.

Gilberto (Cruzeiro): Não entendo o que Gilberto tem feito de tão diferente para chegar à Copa. Jogando como meia, não vem sendo nada demais. Nas vezes que atuou pela esquerda no Cruzeiro, também não foi acima de regular. Perdeu a cabeça duas vezes na Libertadores este ano. Só Dunga para explicar o porquê, ainda mais com Marcelo, do Real Madrid, e até Kléber, do Internacional, voltando a apresentar um bom futebol. Injusto.

Zagueiros

Lúcio (Internazionale/ITA): Temporada praticamente impecável do capitão da seleção. Para mim, um dos melhores da posição no mundo. Na Liga do Campeões, foi um gigante contra grandes atacantes. Tem sobrado. E ainda apronta suas subidas ao ataque. Se continuar assim, deve ser o melhor zagueiro do Mundial.

Juan (Roma/ITA): Devido as contusões, não foi o mesmo com que acostumamos nos anos anteriores. Mas segue passando a mesma segurança de sempre. Tem entrosamento com Lúcio e a confiança do grupo. Chega bem fisicamente. Merecido.

Luisão (Benfica/PORT): Confesso que nunca fui fã dele, mas devo dizer que tem jogado muito bem pelo Benfica. E não comprometeu muito quando entrou na seleção. Para reserva, merece. Mesmo com vários atletas na mesma posição indo bem.

Thiago Silva (Milan/ITA): Desbancou Miranda neste ano. Teve que recuperar o espaço quase garantido após a saída do Fluminense, devido a geladeira que teve que pegar no Milan. Quando ganhou ritmo, mostrou ser o mesmo "monstro" de antes. Justo.

Volantes

Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE): Gostemos ou não, ele vai. E temos que admitir que ele tem melhorando. Não é, logicamente, o mesmo das Copas anteriores. Mas Dunga confia nele.

Felipe Melo (Juventus/ITA): Mais um da série "aproveitei a chance". Chegou com todo mundo reclamando. Teve grandes atuações seguidas e ganhou a confiança da torcida. Porém, a má temporada pela Juve atrapalhou um pouco seu rendimento também com a amarelinha. Para Dunga, ele é o Dunga de 94. Que não seja o de 90.

Josué (Wolfsburg/ALE): Vai pela sequência de convocações. Não é o mesmo dos tempos de São Paulo. Sabemos disso. Talvez, até por isso, esperam demais dele. Ou não. Também vejo várias opções melhores para a posição. Se fosse para tirá-lo, seria antes (bem antes). Como não aconteceu, paciência. Ele vai.

Kléberson (Flamengo): Ok. Dizia que, pelos últimos jogos, Kléberson merece. Fato. Ele equilibra o time taticamente. Mas, vale lembrar: é reserva no Fla. Não tem sido nada acima da média. Por que ele vai? Não é nada fora do que Dunga já dispõe no grupo. Não entendo sua convocação.

Meio-campistas

Kaká (Real Madrid/ESP): Não precisa de apresentações pelo craque que é. Único meia de ligação convocado. Não está na melhor condição. Mas terá um mês para deixar isso 100%. Carrega a responsabilidade de ser o cérebro da seleção. Oremos para que consiga.

Elano (Galatasaray/TUR): Mais um que vai porque caiu como uma luva no quebra-cabeça de Dunga. Quando foi convocado, teve atuações regulares, sempre na média. Isso não se pode contestar. Talvez não agrade muita gente, mas isso deve ser admitido. E por isso, ele carimbou a vaga.

Ramires (Benfica/PORT): Para muitos, não é meia, mas aparentemente vai como terceiro homem de meio-campo. Fez grande Copa das Confederações, além de vir em boa fase desde o Cruzeiro. Na Europa, manteve a regularidade em boa parte da temporada. Merece estar na lista.

Júlio Baptista (Roma/ITA): Mais um da série "sou reserva, mas vou". Com a amarelinha, ele consegue ir bem. Isso que faz com que o aguentemos na Copa, e não o Ganso, o Ronaldinho, entre outros. Infelizmente.

Atacantes

Robinho (Santos): Dunga é grato com ele. Foi decisivo quando a cabeça do treinador parecia rodar. Gosta de jogar na seleção. Por mais óbvio que isso pareça, com ele é diferente. Não vem sendo fora-de-série, mas não há como reclamar. Se for com a empolgação que demonstra, pode dar espetáculo. Uma coisa é certa: deixou de ser "jogador de circo". Joga com o time. Isso é ótimo.

Luís Fabiano (Sevilla/ESP): O que dizer? Para mim, o melhor camisa 9 desde Ronaldo. Faro de artilheiro, vindo de boas temporadas. Arrebentou na Copa das Confederações. Em boa forma. Titular fácil e com sobras.

Nilmar (Villarreal/ESP): Não fez uma temporada muito boa pelo seu time na Espanha, até mesmo porque seu clube não foi tão bem. Mais um que vai muito mais pelo futebol apresentado quando entrou. É a história que Dunga dizia na coletiva: soube aproveitar a chance. Seleção tem muito disso. E Nilmar sabe bem.

Grafite (Wolfsburg/ALE): Entrou definitivamente aos 45 do segundo tempo. Vai após apresentar uma temporada não tão boa como a anterior. Porém, sabe a história de aproveitar a chance? Nós falamos depois do jogo contra a Irlanda. Mas todos sabem que ele vai muito mais porque Adriano fez tudo para não ir. E vale dizer: tem gente melhor que ele na posição atualmente, como Tardelli.

Técnico

Dunga: Coerência. Palavra-chave da coletiva após a convocação. Dunga priorizou o grupo. Já tinha avisado que faria isso. Não sucumbiu a pressão popular. Fez bem. Não vai aceitar oba-oba. Ótimo. Coisas que, quatro anos atrás, Parreira não fez isso e foi extremamente criticado depois. Levou Ronaldo gordo, escalou time super-ofensivo, etc. Deu no que deu.

Dunga é teimoso. Infelizmente. Vamos sofrer? Pelo visto sim. Mas em 94, Parreira também era criticado, ninguém confiava muito nos convocados e deu no que deu. O que vai acontecer? Logo saberemos.

Nenhum comentário: