Publicidade

terça-feira, 29 de setembro de 2009

26ª rodada: Palmeiras abre vantagem

Atrasado, vamos a análise da rodada do Brasileirão.

- Uma vitória que valeu R$ 100 mil. Foi o preço que o Palmeiras teve que pagar para ter Danilo em campo e vencer o Atlético/PR, por 2 a 1. O zagueiro deu o "lançamento" para o gol de Figueroa, marcou o gol da vitória e salvou em cima da linha um chute de Paulo Baier. Valeu ou não a pena? No mais, vale dizer que a vitória palmeirense não foi justa. O time esteve desorganizado boa parte da partida, com Diego Souza apagado, os laterais funcionando pouco e a dupla Obina-Love batendo cabeça. Para piorar, Edmílson falhou algumas vezes, com sorte que o rubro-negro não aproveitou. Mas, o Palmeiras tem Marcos, e o goleiro fez grandes defesas, garantindo o placar. O Atlético não cai. dar um sufoco no líder é prova disso.

- O Cruzeiro se recuperou da derrota em casa para o Palmeiras e venceu o Barueri, fora, por 1 a 0, com gol solitário de Gilberto. Vale dizer que o meia estava em posição irregular. E ainda teve um pênalti a favor do Barueri não marcado pela arbitragem. No mais, um jogo sem muitas emoções e destaques.
- Um clássico onde o resultado amarrou ambos e deixou o rival Palmeiras satisfeito. Assim se resume o empate por 1 a 1 entre São Paulo e Corinthians. Em jogo estudado, as emoções só surgiram após Ronaldo abrir o placar. E que lambança feita por André Dias e Bosco. Um presentão para o camisa 9, que acreditou na jogada. Os times tentaram mais o ataque, mas de bom mesmo, só a bola na trave de Hernanes. O segundo tempo foi a mesma coisa. Jogo estudado, poucas chances reais - Ronaldo perdeu grande chance, mas foi desarmado por Richarlyson - e o gol. Dagoberto cruzou e Washington - impedido, mas nada demais - fez. Felipe e Bosco fizeram mais umas defesas, porém era um jogo com cara de empate.

Quanto à arbitragem. O gol do Corinthians nasceu no retorno de Dentinho à campo, em erro do árbitro. O do São Paulo, em impedimento, embora o lance era muito difícil. E teve o gol anulado de Dentinho, onde foi marcada falta de Ronaldo. Lance duvidoso. Por mais que não forma lances "gritantes", vale dizer que o senhor Ricardo Marques Ribeiro parecia perdido em campo.

- O Grêmio bem que tentou, mas ganhar fora de casa não vem dando certo. Ainda mais contra o bom time do Goiás. O Esmeraldino, de virada, venceu o tricolor por 2 a 1 e chegou a vice-liderança do Brasileiro. Souza abriu o placar com um belo gol. Jonas deu ótimo passe e o meia driblou Harley e mandou para as redes. Léo Lima empatou o jogo, aproveitando cruzamento do bom Júlio César. No segundo tempo, Felipe fez o gol da vitória. Destaque da partida para Léo Lima, que dá tranquilidade e faz a bola girar bem. Confesso que queimei a língua com o meia, que entrou muito bem no time do Goiás. E o Esmeraldino não é vice-líder à toa. Pensar em título é demais, mas é um time muito bom, equilibradoe não merece ficar fora do G4.

- Equilíbrio que tem faltado ao Internacional. Jogando em casa, não passou do zero a zero contra o Flamengo. Jogo fraco, campo encharcado. No máximo acontecia uma jogada ou outra de bola parada. Zero a zero justo. Torcida colorada vai perdendo a paciência com Tite. E o rubro-negro saiu satisfeito do Beira-Rio.

- No Maracanã, o Fluminense conseguiu por fim a incomoda sequencia de 11 jogos sem vitórias. Porém, a vitória sobre o Avaí foi difícil: 3 a 2. Muriqui fez boa jogada e rolou para William abriu o placar logo no início. Porém, a dupla Fábio Neves-Alan apareceu. Primeiro, o meia cruzou para o jovem atacante revelado no Londrina cabecear para as redes. Mas, em outra bobeira da zaga, Muriqui fez o segundo do Avaí. No fim do primeiro tempo, quem falhou foi a zaga catarinense. Conca roubou a bola e deixou Fábio Neves na boa para fazer: 2 a 2. E o gol da vitória veio com Alan, no segundo tempo, após cruzamento de Adeílson: 3 a 2 Flu. O placar foi garantido graças as boas defesas de Rafael.
Vitória importante do Flu, mas que não iluda: o time é limitado e terá que fazer muito mais para não cair. Pelo menos, é um começo. Mas, é pouco.
- Comandado, como sempre, por Marcelinho Paraíba, o Coritiba venceu o Náutico por 2 a 0 e respira um pouco mais longe da zona de rebaixamento. Rômulo abriu o placar na primeira etapa, após bela troca de passes do Coxa. No segundo tempo, Marcelinho Paraíba fez de tudo: perdeu um pênalti, teve um gol mal anulado e deixou o seu de fato, que sacramentou o placar. Em um confronto direto, resultado importante para o Coritiba e péssimo para o Náutico, que ficou às portas do Z4. Volto a dizer: o Coxa não tem time para cair e, se não fosse algumas falhas no início do Campeonato, estaria melhor colocado.
- Outro confronto direto para fugir da zona de rebaixamento aconteceu na Ilha do Retiro. O Sport ganhou do Santo André, por 2 a 1, e também tenta se reerguer. Resultado justo, já que o o rubro-negro teve maior volume de jogo e chegou com maior perigo. Arce abriu o placar, contando com desvio de Gustavo Nery. Rodrigo Fabri empatou ainda na primeira etapa. Vandinho fez o gol da vitória pernambucana. Arce, Gustavo Nery, Rodrigo Fabri... Isso reflete um pouco a situação de ambos os times.
- No Engenhão, o Vitória venceu sem esforço nenhum o Botafogo: 3 a 1. O Bota começou bem, mas depois voltou ao normal. Desorganizado, sem criatividade, foi sendo dominado pelo Vitória. Aos 29, Leandro cruzou para Roger, mas Juninho acabou marcando contra. Com Laio no lugar de Jônatas, o alvinegro tentou ir para cima. Porém, a grande quantidade de erros de passe não permitiram. O Vitória ficava na espera de um contra-ataque para matar o jogo. Na base do abafa e sem oraganização, o Botafogo foi para cima. Mas, aos 41, Leandro Domingues correu quase meioc-campo sem marcação e tocou na saída de Jefferson: 2 a 0. Logo depois, Gláucio fez um belo gol: 3 a 0. Em seguida, Laio diminuiu. Já era tarde. Vaias e reclamações da torcida. E Estevam não caiu. Se não saiu depois dessa, sairá quando? Eu não entendo como um treinador começa um jogo em casa, com apenas Victor Simões no ataque. Alguns vão dizer: "mas ia por quem? o Laio?", já que André Lima e Reinaldo não estavam a disposição. É, pelo menos o Laio fez gol. Ou as coisas mudam, ou a Série B é logo ali.
- Por fim, no Mineirão, com um show de Correa e Diego Tardelli e (mais) um festival de lambanças de Fabão (!), o Atlético/MG venceu facilmente o Santos: 3 a 1. Logo no início, Evandro abriu o placar. Aliás, o Galo começou com tudo e esbanjou perder gols. No segundo tempo, Tardelli fez, de pênalti, o segundo. E ele mesmo fez o terceiro, após bela jogada individual de Correa, que acertou uma assistência daquelas: 3 a 0. Kléber Pereira ainda diminuiu, nas poucas chances reais do Santos. O Galo chegou, tem a mesma pontuação do Inter e está louco para queimar a língua de muita gente. Inclusive a minha. E como Corrêa entrou bem no time. Já o Santos continua teimando que pode chegar ao G4. Com esse futebol e o Fabão na zaga, quase impossível acreditar.

Um comentário:

O autor disse...

É importante ressaltar que o Galo e o Goiás não podem ser excluídos da briga pelo tpitulo.

Os elencos e o futebol apresentado por ambos são de times campeões.

Apesar de acreditar mais no Galo do que no Goiás, aposto muito nas duas equipes, principalmente pelo fato de ambas terem se reforçado muito bem na janela de transfer~encias.