Publicidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Série B: Figueira perto do G4

A 27ª rodada da Série B deixou o Figueirense colado no G4 e embolou a briga para não cair. Para mim, do 9º colocado (Bragantino - 36 pontos) para baixo, todos correm sérios riscos de rebaixamento. E a briga pelo G4 vai se afunilando. Portuguesa e São Caetano ainda tem chances, mas a briga pelas últimas duas vagas deve ficar entre Atlético/GO, Ceará e Figueirense. Vasco e Guarani, na minha opinião, já podem se preparar para a Série A 2010.

Na briga pela parte de cima, destaque para a boa vitória do Figueirense sobre o Vasco, por 2 a 1, em São Januário. Schwenk e Fernandes fizeram os gols do time catarinense ainda na primeira etapa. Nílton descontou no segundo tempo. Um Vasco errando muitos passes e dando espaços. Foi através disso que o Figueira se aproveitou e saiu com importantes três pontos.

Para melhorar a rodada dos catarinenses, o Atlético/GO perdeu para o ABC, fora, por 3 a 2, e ficou dois pontos atrás dos goianos, que estão em terceiro. O Ceará bateu o Campinense, também fora, por 3 a 1, e se manteve na quarta colocação, chegando a mesma pontuação do Atlético.

Quem se aproveitou da derrota vascaína foi o Guarani, que venceu o São Caetano por 2 a1 e está agora a três pontos do líder. A derrota atrapalha os planos do Azulão, que ficou a seis do G4. Mesma situação da Portuguesa, que bateu o Bragantino por 2 a 0. Ainda há chances, mas não á pra vacilar mais.

Na parte de baixo da tabela, muita gente ameçada. A começar pelo Braga, que perdeu da Lusa. Por mais que esteja em nono, são apenas cinco pontos do Bahia, que abre o Z4. Aliás, a situação do tricolor é complicada. Perdeu mais uma, agora em casa para o Duque de Caxias, rival direto na briga contra o rebaixamento, por 2 a 1. A torcida vaiou o gol do próprio time. E o técnico Sérgio Guedes entregou o boné. Salvem o Bahia!

O Fortaleza venceu o Ipatinga por 1 a 0 e, ao menos, saiu da lanterna. Os mineiros também estão cinco pontos fora do Z4. Hora de acordar. O que tem feito, pelo menos parece, o Vila Nova. Venceu o Juventude, também por 1 a 0 e respira um pouco mais. O time gaúcho tem os mesmo 31 pontos do Bahia. Outro confronto "direto" foi entre Brasiliense e Paraná. Melhor para o tricolor, que venceu por 1 a 0 e também respira um pouco mais.

A zona de rebaixamento é formada hoje por Bahia (31), Fortaleza (29), América/RN (28) e Campinense (26). Os paraíbanos voltaram à lanterna após perder em casa para o Ceará. Quem se livrou do Z4 na rodada foi o ABC, ao derrotar o Atlético/GO no Frasqueirão.

Antes que me esqueça, a Ponte Preta, mesmo com a goleada sobre o América (4 a 0), está, digamos, na marola, sem muitas aspirações ao alto e sem temores de queda. Está a oito pontos das duas áreas (de subir e de cair).

Minhas apostas, hoje, faltando 11 rodadas: sobem Vasco, Guarani, Figueirense e Atlético/GO; caem América/RN, Campinense e mais dois. Hoje, não me atrevo a dizer quem.

Imagens: Terra Esportes

Nenhum comentário: