Publicidade

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Brasileirão - Pitacos Última Rodada

Chegou o grande final de semana. Esperado por muitos. Independente se o seu time chegou com chances de algo. Ou se briga para fugir da degola. Todo mundo esperou por esse final de semana desde a primeira rodada.

A CBF acertou (aleluia!) ao colocar os clássicos na última rodada. As decisões ganharam ainda mais emoção. Serão 10 jogos ao mesmo tempo. Todos valendo ao menos algo. Nem que seja uma vaguinha na Sulamericana. O que não é nada mal.

A CBF errou (normal!) ao não dar o mando devido de campo para São Paulo e Botafogo. E até mesmo o Vasco. Por mais que seria uma bomba armada no Rio e em São Paulo, é preciso definir isso com muita antecedência. E sem prejudicar ninguém.

Vamos aos pitacos. Pode criticar. Pode opinar. Pode dizer o contrário. O espaço é de todos.

- Corinthians x Palmeiras: Pode-se dizer que é uma das duas finais. A principal. Até porque apenas o Corinthians joga pelo empate. Joga também com Moradei e Jorge Henrique. Mas sem Danilo e com Alex. O Palmeiras joga seu ano? Não. Joga para vencer o rival e dar pelo menos uma alegria para o torcedor palmeirense. E uma vitória aqui seria o mesmo que gritar “campeão”.

Palpite: Palmeiras

- Vasco x Flamengo: A segunda final do Brasileirão 2011. Dependendo como for em São Paulo, o título fica mais uma vez no Rio de Janeiro. Ou não. O Vasco não mostrou abalo após a queda na Sulamericana. O torcedor recebeu de braços abertos o time. Além disso, a equipe mostrou estar iluminada. O gol de Bernardo no fim não pode ser a toa. O Flamengo não em alta, mas venceu bem o Inter, mesmo com vários desfalques. Precisa de um empate para Libertadores. Mas, quer mesmo é a vitória. Se for com gol de Ronaldinho, ele vira ídolo de vez.

Palpite: Vasco

- Botafogo x Fluminense: Um dos poucos jogos que não valem quase nada. Eu sei, você dirá que o Botafogo briga por Libertadores. Na teoria. Porque na prática, o time espera por 2012, sob comando de Oswaldo de Oliveira. O Fluminense quer acabar bem o ano, onde conseguiu surpreender, arrancar e chegar novamente à Libertadores.

Palpite: Fluminense

- Atlético (PR) x Coritiba: De todos os clássicos, esse deve ser o mais eletrizante. O Atletiba do século. Ou até mesmo da história. O Atlético não depende de si, mas se vencer, pode escapar do rebaixamento. E tudo que o torcedor do Coritiba quer é vencer e rebaixar o rival. Um jogaço. O Furacão não tem mostrado grandes forças, mas tem raça. Joga na Baixada, o que pode ser diferencial. O Coxa tem a Libertadores nas mãos mais uma vez. Depende, novamente, de um jogo. Mais uma decisão para fazer, quem sabe, 2011 um ano perfeito.

Palpite: Empate

- Internacional x Grêmio: Difícil não apontar o Internacional como franco favorito. O time vem jogando bem, briga pela Libertadores, joga no Beira-Rio. O Grêmio não vem bem, até esboçou uma arrancada lá pelo meio do Brasileirão, mas nada demais. Roth já pediu para sair e Caio Júnior vem aí. Mais um com a cabeça em 2012.

Palpite: Internacional

- Avaí x Figueirense: Rebaixado, o Avaí quer atrapalhar o rival. Um alento após a pífia campanha. O Figueirense não aguentou os dois últimos jogos em casa. É hora de descarregar no rival e, quem sabe, beliscar a Libertadores.

Palpite: Figueirense

- São Paulo x Santos: Mesmo longe de casa, o São Paulo quer fechar o ano de bem com a torcida. Mesmo que a Libertadores não venha. Tem tudo para isso. Pega o Santos, reserva e com a cabeça no Japão. Quem vai ser o louco de arriscar a perna em uma dividida? Só que quer garantir seu espaço na lista de Muricy.

Palpite: São Paulo

- Cruzeiro x Atlético (MG): O jogo que vai parar Minas Gerais. O Cruzeiro joga a vida. O Galo, joga para rebaixar o rival e dar pelo menos uma alegria para o torcedor. Cuca revê seu ex-time, podendo rebaixa-lo. O Cruzeiro não tem Fábio e nem Montillo. Enquanto o time celeste tem mostrado mais raça que técnica, o Atlético mostrou ter um time neste fim de Brasileiro. Ah, o Galo briga pela Sulamericana.

Palpite: Empate

- Bahia x Ceará: Em meio à polêmica de “ajudar o Nordeste”, o Bahia recebe o Ceará livre do rebaixamento. Mas pode beliscar sua vaga na Sulamericana e voltar para uma competição internacional após mais de 20 anos. O Vozão joga sua vida na Série A. Se livrou no fim do último jogo. Será que escapa de vez agora?

Palpite: Empate

- Atlético (GO) x América (MG): Duelo que só vale a vaga na Sulamericana para os goianos. E quem acha isso pouco, para eles não é. Disputar a competição internacional é muito bem vinda ao Atlético. O América, rebaixado, quer mostrar que poderia escapar com um pouco mais de jogos. E tem razão.

Palpite: Atlético (GO)

No fim das contas, o Brasileirão acabaria assim:

CAMPEÃO: Vasco

LIBERTADORES: Vasco, Corinthians, Fluminense, Internacional e Figueirense (além do Santos)

SULAMERICANA: Flamengo, São Paulo, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Atlético (GO)

REBAIXADOS: Ceará, Atlético (PR), América (MG) e Avaí

Nenhum comentário: