Publicidade

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Copa América: A bola pune...

Brasil eliminado. Não me surpreende, mas não foi de forma justa. Foi melhor em todo jogo. Parou em Villar e pecou nos pênaltis. O Paraguai jogou para arriscar nos penais. Ganhou assim.

O Brasil sofreu com a marcação adianta do Paraguai no começo da partida. Encontrou dificuldades para sair para o jogo. Porém aos poucos, o time paraguaio recuou e o Brasil começou a pressionar. Algumas boas trocas de passe no ataque e duas boas chances desperdiçadas por Neymar. Mas a melhor oportunidade foi de Lúcio, após bola parada. Ali o goleiro Villar fez bela defesa e começou a "Muslerar".

O problema é que, depois de um tempo, tanto Ganso como Neymar sumiram. Pato nada fez no primeiro tempo. Robinho chamava o jogo, mas sem grande criação. Maicon ficou fechado. Dependíamos de André Santos para as jogadas pela esquerda. Isso explica o 0 a 0.

Veio o segundo tempo. Mano não mudou. O jogo continuou o mesmo. Brasil pressionando, Paraguai todo fechado. Neymar teve mais uma chance e perdeu. Era o camisa 11 da seleção quem mais arriscava.

O Brasil melhorou quando Maicon descia. Quando o chute era certo, Villar salvava, como em lance de Ganso e Pato - este duas vezes.

Fred entrou no lugar de Neymar, machucado. O time piorou. Está certo que o atacante do Fluminense quase fez o gol do jogo, salvo em cima da linha pelo zagueiro paraguaio. Mas o Brasil ficou mais fraco com sua entrada. Perdeu movimentação na frente. O Paraguai quase nada fazia - ou nada mesmo. Só defendia. Méritos em parte do sistema de marcação brasileiro.

Veio a prorrogação. Mas nada mudou novamente. Mano mexeu no time, colocando Lucas no lugar de Ganso. Ao meu ver, errou, pois seria melhor dois homens de criação ali. Lucas tentou alguns lances, mas queria resolver sozinho. Não dá.

Aí veio a confusão, que expulsou Alcaraz e Lucas Leiva. Mano colocou Elano no lugar de Pato. Isso no fim da prorrogação. O motivo dessa mudança, confesso não entender. Bola parada? Mas só no fim da prorrogação que ele percebeu essa carência de um bom batedor nas bolas paradas?

O Paraguai teve seu melhor momento no jogo só no fim da prorrogação. Deu dois baita sustos na defesa brasileira.

Fomos para os pênaltis. A histórica cobrança de pênaltis. O Brasil chutou com a Jabulani. Só pode. Elano mandou a bola para Lua. Culpa do gramado? Não sei. Barreto também perdeu.

Thiago Silva cobrou no estilo Tevez. Villar pegou no jeito Muslera. Culpa do gramado? Estigarribia não ligou para isso. Veio André Santos. Mais uma bola na Lua. Riveros chutou no meio e fez mais um.

E foi para bola Fred. Ele que não entrou bem. Foi no estilo "vou-não vou". Quem vai é o Brasil, de volta para casa. Quem fica é o Paraguai. Com quatro empates na bagagem. Justo ou não. Essa é a graça do futebol.

Vai começar a "caça às bruxas". Uma coisa é certa: acabou o clima de afagos entre torcedor/imprensa com Mano Menezes. Agora é pressão. Outra competição oficial só em 2013, na Copa da Confederações. Os amistosos valem algo? Para Mano, agora, sim.

Nenhum comentário: