Publicidade

quarta-feira, 4 de julho de 2012

#Euro2012: Fúria suprema


A Espanha é campeã da Eurocopa 2012. Ok, eu sei que você já sabe, todo mundo sabe, mas o post está atrasado. Porém, este não poderia faltar. 

Não foi uma seleção incrível até a final. Mas na final, foi incrível como se espera da atual campeã mundial e, agora, bicampeã europeia. Para isso, uma goleada sobre ninguém menos que a Itália, tão tradicional por montar bons sistemas defensivos.

A atuação foi além da excessiva posse de bola e toques de lado até achar um espaço. A Espanha fechou o meio-campo, esticou passes, teve velocidade, finalizou de fora. Xavi jogou tudo o que sabe. Fábregas apareceu muito bem novamente. Alba mostrou porque foi a grande revelação da Euro.

E os gols saíram. Em belo passe de Iniesta, Fábregas centrou para David Silva aparecer no meio da área e mandar para o gol. Em mais uma bola esticada, Xavi mandou no tempo certo para Alba ganhar na corrida e tocar na saída de Buffon. Primeiro tempo, 2 a 0. Meio título garantido.

O técnico italiano até buscou mudar o time. Colocou Di Natale, mas não funcionou como esperado. Tentou Thiago Motta para melhorar o passe e ajudar Pirlo, abaixo dos últimos jogos. Deu azar: o brasileiro naturalizado italiano se machucou rapidamente, e como já tinha queimado uma alteração na primeira etapa com Chiellini, ficou com um a menos. 

Título consolidado. A Espanha congelou e pouco fazia até a entrada do trio Pedro, Torres e Mata. Os três liquidaram a partida. Torres fez um e deu passe para o de Mata. Fim de papo, 4 a 0.

A Espanha foi campeã sem grande esforço. Jogou quando precisava. E como jogou. Uma zaga segura, que brecou a língua e o futebol de Balotelli. Um meio-campo que criou e travou Pirlo, até então genial na Euro. Um ataque que não tinha centroavante, mas tinha Fábregas jogando muito e furando a boa defesa da Azurra. Nem Buffon deu conta.

Venceu quem é melhor. Mesmo que não parecia isso. Se a Alemanha era o xodó em toda a competição, o ótimo futebol mostrado na decisão deixou todos convencidos: a supremacia espanhola é justa e faz escola.
Sobre a Euro2012, alguns comentários: o futebol mostrou melhora depois da mediana Copa do Mundo. Bons jogos, ofensividade e qualidade foram vistos novamente. Sinais de que teremos uma boa Copa em 2014. E o Brasil está muito abaixo dos europeus. 

Seleção da Euro2012: Casillas (Espanha); Lahn (Alemanha), Pepe (Portugal), Sergio Ramos (Espanha) e Alba (Espanha); Pirlo (Itália), Khedira (Alemanha), Xavi (Espanha) e Iniesta (Espanha); Fábregas (Espanha) e Cristiano Ronaldo (Portugal). Técnico: Cesare Prandelli (Itália). Banco de reserva com o zagueiro Hummels, da Alemanha, o lateral checo Selassie, o meia português João Moutinho e o atacante italiano Balotelli.

Nenhum comentário: