O Campeonato Brasileiro pode ser definido amanhã. Campeão, classificados para a Libertadores e rebaixados podem ser sacramentados nesse domingo. Embora que eu não acho q isso aconteça. O melhor será ver os dez jogos valendo muito para pelo menos uma equipe. Vamos a análise da penúltima rodada do Brasileirão:Publicidade
sábado, 29 de novembro de 2008
Será que acaba?
O Campeonato Brasileiro pode ser definido amanhã. Campeão, classificados para a Libertadores e rebaixados podem ser sacramentados nesse domingo. Embora que eu não acho q isso aconteça. O melhor será ver os dez jogos valendo muito para pelo menos uma equipe. Vamos a análise da penúltima rodada do Brasileirão:sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Craque do Brasileirão
Foi divulgada a lista dos jogadores que concorrem ao prêmio "Craque do Brasileirão". São três nomes para cada posição, além de premiar o melhor técnico, árbitro, revelação e craque do campeonato.- Já falamos dos três. Jogaram muito. Penso eu que Ramirez, do Cruzeiro, merecia estar nesta lista mais que Kléber Pereira. Alex jogou demais, Kléber Pereira foi fundamental para o Santos. Entretanto, Hernanes deve herdar de Rogério Ceni o prêmio de Craque do Brasileirão. Soube passar sobre as críticas do começo do campeonato com maturidade e foi o grande nome do São Paulo esse ano. Ele ganhar será reflexo do futebol atual, onde o volante perdeu a característica de ser apenas um "cabeça-de-área" para ser quase um meia. Agora sim o nome volante se justifica, porque é o cara que movimenta o time todo.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon, Leandro Vuaden e Leonardo Gaciba;
E a sua seleção do Brasileirão? Qual é? Deixe nos comentários.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Quem vai levar o caneco - Parte 3
O título do post é parte 3, mas poderia muito bem já ser descrito como "parte final". Não precisamos fazer politicagem e dizer que "o Campeonato não acabou" ou coisa assim. Um time que não perde a tantos jogos, que cresceu em um momento decisivo, que está acostumado a decidir. Sem contar os cinco pontos de vantagem, faltando apenas seis a serem disputados.sábado, 22 de novembro de 2008
Cheiro de Copa do Mundo
Foram sorteados os grupos da Copa das Confederações, que ocorrerá na África do Sul, ano que vem. Eis os grupos:África do Sul, Iraque, Nova Zelândia e Espanha
Estados Unidos, Itália, Brasil e Egito
Mas, sinceramente, essa competição não diz se a seleção irá bem ou mal na Copa. A lembrar: o Brasil foi campeão em 2005 com uma goleada de 4 a 1 sobre a Argentina, e depois, em 2006, deu no que deu.sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Pílulas do fim de semana
- No sábado, jogos para quem está na parte de baixo da tabela. A Lusa recebe a Goiás, o Santos visita o Coxa e o Atlético-PR pega o Botafogo fora. Os três jogam contra equipes que já não tem muito o que fazer no Campeonato. Vai ser fácil? Duvido muito. Mas dá para ganhar, até mesmo quem joga fora.
- Em São Januário, clima de decisão. O Vasco precisa de qualquer maneira vencer o São Paulo, para não ver a Série B tão de perto. Já o São Paulo tem que tomar muito cuidado, porque uma derrota pode custar a liderança e até o hexa. Jogão.
- No Palestra, provavelmente meio vazio, o Palmeiras tenta vencer o lanterna Ipatinga para retornar ao G4 e voltar os olhos para a vaga na Libertadores. Mas, todo mundo sabe que o Verdão tem uma mania de tropeçar em pedra pequena. É esperar pra ver. quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Quem vai levar o caneco? - parte 2
Três rodadas, dois times seguem na luta pelo título. Esse é o saldo da última rodada, que derrubou Cruzeiro e Palmeiras, deu esperanças ao Flamengo e deixou como certa a briga do título entre São Paulo e Grêmio. Quem vai levar o título? A rodada desse fim de semana se não apresentar uma certeza, encaminhará bem o que vai acontecer. Serão os jogos mais complicados de São Paulo e Grêmio.
- O São Paulo pega um Vasco desesperado, que está encarando o jogo como final de campeonato, e em São Januário. Pedreira. Mas, mesmo que não vença, depende só de si mesmo para ser campeão, tem um técnico vencedor e um elenco acostumado a decidir. É sim o grande favorito.
- Já o Grêmio vai a Salvador enfrentar o Vitória. É sim um jogo complicado, mas não tanto como o do São Paulo. O Vitória não tem mais objetivos, já se garantiu na Sul-Americana e venceu apenas 1 dos últimos 10 jogos. Ainda com esses dados, Celso Roth precisa tomar cuidado. O Coritiba também não vinha bem e quase complicou domingo, no Olímpico.
- O Flamengo segue na briga. Caio Júnior queimou minha língua, quando eu disse em post anterior que o time depende dos alas. Léo Moura e Juan nada fizeram. Porém, deve-se lembrar que foi o primeiro jogo que o time funcionou sem eles. E Ibson e Kléberson deram um show, digno dos bons tempos do Fla. Foi uma festa digna, que empolga e muito o time. Mas, cinco pontos é muita coisa para ser tirado. E o time pega o Cruzeiro fora. Ou seja, nem a Libertadores está garantida.
- Dos que deram adeus a briga, duas "surpresas". O Cruzeiro tomou um sacode inesperado do Náutico. Jogar nos Aflitos não é fácil, gramado ruim, torcida em cima, adversário brigando para não cair. Ok, tudo justifica. Mas, tomar 5 gols de um dos piores ataques da competição? Um time que quer ser campeão ou sonha ir a Libertadores não pode ter uma zaga tão ruim.
- O que consola é que o Palmeiras, outro adversário direto pela briga na Libertadores também tem sofrido com sua zaga. E com seu meio-campo também. O que foi a atuação do alviverde contra o Flamengo? O que se viu foi um time apático, sem vibração, desorientado na defesa e sem saída de bola - quem fez isso muitas vezes foi Roque Júnior (!). Por que Alex Mineiro não comemorou o gol de empate? O jogo estava 1 a 1, e o Palmeiras tinha crescido no jogo. Reflexos de problemas internos. A partida contra o Ipatinga pode ser uma sobrevida. Ou a pá de cal.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Quem é que cai?

O Ipatinga fez até mais do que se esperava e tirou uns pontinhos importantes, como do São Paulo, por exemplo. Não foi mais um América-RN, como muitos esperavam, mas nada que conseguisse se manter na Série A.
Já o Figueirense, a entrevista dada pelo então técnico Mário Sérgio antes do jogo com o São Paulo mostrou a cara da equipe. Com palavras do tipo "não tem muito mais o que se fazer", ele pediu o boné. Chegou Pintado, para se agarrar ao pouco de esperança que resta. Os dois jogos em casa que restam pode até dar uma animada, principalmente porque o próximo é um confronto direto com o Náutico, o primeiro acima do G4 do mal. Mas o time é ruim, e não merece permanecer na elite.
A Lusa, ao meu ver, não merece cair. Jogou bem, deu trabalho, tem ótimos jogadores e deu trabalho a todos que estão na parte de cima da tabela. Só que perdeu muitos pontos bobos, foi prejudicado pela arbitragem em outros, e as mudanças de técnico não ajudaram o quanto precisava. Ainda joga duas vezes em casa, contra adversários "tranquilos" (Goiás e Sport), e fecha fora com o Cruzeiro. Vai que dá Lusa.
O Vasco faz domingo o jogo da sua história recente, contra o São Paulo, em São Januário. Se vencer, ganha folego e pode escapar. Mas é o tipo do time que merece cair. É, sem dúvidas, o pior Vasco que eu já vi jogar, e deve ser o pior da história. Merece cair também pelos pecados cometidos por Eurico Miranda. Uma pena que Dinamite está pagando o pato. Mas, a Série B não é o inferno para um time grande. Que digam Palmeiras, Grêmio e Corinthians. Pode ser a chance de voltar com tudo novamente. Ainda pode escapar, porque depois do São Paulo, pega dois times sem objetivos na competição (Coritiba, fora, e Vitória, em casa). Tudo depende de domingo. Se perder...
Se o Náutico escapar, Roberto Fernandes merece uma estátua nos Aflitos. O time não é bom, foi sendo montado e desmontado durante a competição, mas vai ganhando fôlego para escapar. Tem dois confrontos diretos: contra o Figueirense, fora, e contra o Atlético-PR, em casa. Se ir no embalo da goleada sobre o Cruzeiro, escapa fácil.
O Fluminense está crescendo nessa reta final, descobriu nos jovens Tartá e Maicon a esperança para se livrar da queda para a Série B e René Simões conseguiu fazer o grupo se fechar em um objetivo. Pode até beliscar uma Sul-Americana. Vale lembrar que a tabela não é fácil, tem o Inter e o São Paulo fora, e tem que ficar de olho. Mas, eu acredito que escape.
Geninho e o Atlético-PR pode ser mais um caso de identificação entre clube e treinador. O time conseguiu importantes vitórias que aliviaram um pouco a situação do time na tabela. Só que corre um sério risco. A tabela é a mais complicada entre todos que perigam cair. Tem o Botafogo e o Náutico fora de casa, e o fecha com o Flamengo, na Baixada, onde os cariocas devem vir ainda tentando uma vaga na Libertadores. O time joga mais pela raça do que pela técnica, e tem dado certo. É esperar pra ver.
Momento "Pai Gutuzo": Caem Figueirense, Ipatinga e mais dois. Novidade...
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Quem vai levar o caneco?
São Paulo (65 PG) - É sem dúvidas o grande favorito, apesar de uma tabela mais complicada que a do Grêmio. Mas é favorito agora, pois foi "esquecido" durante o Campeonato. O certo é: não chegou porque jogou bem. Chegou porque "deixaram chegar". E aí faz valer seu elenco acostumado a decidir e, principalmente, a força de Muricy. Por isso que é favorito.Dos quatro jogos restantes, os próximos três adversários são equipes que lutam contra o rebaixamento (Figueirense (C), Vasco (F) e Fluminense (C)), e o último jogo contra o Goiás, que deve ser fora do Serra Dourada, devido a punição do STJD (?).
Meus palpites: vence o Figueirense e o Flu. Perde pro Vasco. E tudo se decide com o Goiás.
Grêmio (63 PG) - Até o jogo antes do Palmeiras, muitos já davam o Tricolor Gaúcho como carta fora do baralho. Por isso que esse Brasileirão está sendo fantástico. Basta um jogo e tudo muda. A vitória no Palestra Itália não apenas colocou o time a dois pontos do São Paulo, como dá uma moral enorme à equipe. E isso se falando de um time gaúcho, e ainda mais do Grêmio, pode fazer muita diferença. Tem pela frente dois times praticamente garantidos na Sul-Americana e com um visível descompromisso com a competiçao (Coritiba (C) e Vitória (F)). Depois visita o Ipatinga que, penso eu, já estará rebaixado nesse jogo. E fecha com o Atlético/MG, que pode chegar a última rodada garantido na Sul-Americana. Lembro que o Galo mineiro aprontou contra o Palmeiras ano passado, em pleno Palestra, quando ninguém esperava mais nada do time de Minas. (Tá certo que o técnico era o Caio Júnior, mas...)
Cruzeiro (61 PG) - Mais longe do título, perto da Libertadores. Foi o time mais regular do Campeonato, só uma rodada ficou fora do G4 e , como disse Muricy essa semana, é o time mais técnico da competição. Confesso que esperava mais do Trem Azul para esse ano. Mas, a Raposa pode sim aprontar nesse final.
Palmeiras (61 PG) - A derrota para o Grêmio deixou sim o Palmeiras mais longe do penta. Mas, não o tirou da briga. Dois fatores: na mesma situação do Cruzeiro, o jogo mais difícil é o próximo; se vencer, não pára. E o grupo está mordido. Por mais que Luxemburgo disse que jogou a toalha, quem o conhece sabe que isso é manobra. Muricy já percebeu. Tem uma "final" contra o Flamengo, no Maracanã. Depois, nenhuma pedreira. Recebe o Ipatinga, visita o desmotivado Vitória e fecha contra o também sem objetivos Botafogo, no Palestra.
Flamengo (60 PG) - Tudo depende de domingo. Se vencer o Palmeiras, talvez chegue a Libertadores. Ao título, não. Motivos: não vem jogando bem, depende demais de Juan e Léo Moura, e o Caio Júnior é o técnico. E para ajudar, a tabela é complicada. Sessão Bola de Cristal: Com as previsões acima, a última rodada teria a parte de cima assim:
Já imaginou? Façam suas apostas.


