Publicidade

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Craque do Brasileirão

Foi divulgada a lista dos jogadores que concorrem ao prêmio "Craque do Brasileirão". São três nomes para cada posição, além de premiar o melhor técnico, árbitro, revelação e craque do campeonato.

Logicamente eu discordo de alguns atletas, mas concordo com a maioria dos treinadores e capitões das equipes da Série A do Brasileirão.

Vamos a lista e um breve comentário em cada posição:

Goleiros: Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo) e Victor (Grêmio);

- Rogério Ceni jogou muito, foi líder como sempre e fez defesas importantes. Victor teve uma regularidade maior durante o campeonato. Marcos foi bem, mas não melhor que os dois.

Voto: Rogério Ceni (São Paulo).

Lateral-Direito: Élder Granja (Palmeiras), Léo Moura (Flamengo) e Vítor (Goiás);

- Uma posição carente de bons jogadores ultimamente no Brasil. Élder Granja não foi uma maravilha,mas é um jogador tático. Porém, nada demais. Léo Moura fez o Flamengo funcionar em boa parte do campeonato. Quando caiu do produção, o clube também não esteve bem. Vítor é a grata surpresa dessa lista e jogou demais com o Goiás no segundo turno.

Voto: Léo Moura (Flamengo).

Zagueiro-Central: André Dias (São Paulo), Fábio Luciano (Flamengo) e Thiago Silva (Fluminense);

- Uma posição com três excelentes jogadores, titulares em qualquer time do Brasil. André Dias é mais técnico, tem boa presença de área, mas peca na lentidão. Fábio Luciano é o estilo xerifão, que comanda a zaga e tem boa presença de área e posicionamento. Thiago Silva é realmente o "Monstro", como é chamado. Tem tudo: posicionamento, impulso, presença de área e velocidade. Ou seja, um zagueiro completo, tanto que já está de malas prontas para a Itália.

Voto: Thiago Silva (Fluminense).

Quarto-Zagueiro: Miranda (São Paulo), Réver (Grêmio) e Ronaldo Angelim (Flamengo);

- Miranda tem um posicionamento impecável e é raro ve-lo falhar em um jogo. Um zagueiro clássico. Réver é um zagueiro promissor, que fez um ótimo campeonato pelo Grêmio, mas já vinha se destacando desde o Paulista de Jundiaí. Ronaldo Angelim pode ser chamado de surpresa nessa lista, mas que merece muito estar entre os três.

Voto: Miranda (São Paulo).

Lateral-Esquerdo: Juan (Flamengo), Kléber (Santos) e Leandro (Palmeiras);

- A primeira contradição da lista: Kléber. Vou citar três nomes que jogaram muito mais que o lateral santista: Jorge Wagner (São Paulo), Marcelo Cordeiro (Vitória) e Júlio César (Goiás). Com certeza está na lista muito mais pelo nome do que pelo futebol apresentado. Uma pena. Juan foi muito bem, um dos melhores do campeonato até. Sobe com inteligência, sabe cortar bem pelo meio, mas ainda peca na marcação. Leandro voltou a boa fase, jogou muito e fez o Palmeiras funcionar bem pelas laterais.

Voto: Juan (Flamengo).

Volante pela direita: Hernanes (São Paulo), Pierre (Palmeiras) e Rafael Carioca (Grêmio);

- Três ótimos jogadores. Hernanes é o jogador completo: marca, corre, dribla, chuta, se posiciona bem, rouba a bola e joga com inteligência. Passou por uma fase ruim, mas superou e teve grande influência no crescimento do São Paulo na competição. Pierre é o típico "cão-de-guarda", que todo torcedor gosta de ver. Uma pena ter passado por contusões e problemas pessoais, o que atrapalharam em ter uma sequência maior no Brasileirão. Rafael Carioca é uma das boas revelações, mescla marcação com saída de bola com competência. Vai dar o que falar nos próximos anos.

Voto: Hernanes (São Paulo).

Volante pela esquerda: Diguinho (Botafogo), Guiñazu (Internacional) e Ramirez (Cruzeiro);

- Diguinho foi quem, ao lado de Lúcio Flávio, cadenciou o Botafogo. Quando caiu de produção, a equipe sentiu falta. Tem uma raça invejável e boa saída de bola. Guiñazu tem a tipíca raça argentina (exagerada as vezes) e sabe sair jogando muito bem. Ramirez vem despontando para ser titular da Seleção em um futuro muito próximo. Sabe aparecer como homem surpresa, finaliza bem, toca bem a bola. Um dos erros foi não indica-lo a craque do campeonato.

Voto: Ramirez (Cruzeiro).

Primeiro Meia: Diego Souza (Palmeiras), Ibson (Flamengo) e Tcheco (Grêmio);

- Se esperava muito mais de Diego Souza, principalmente após a saída de Valdívia para o Oriente Médio. Conseguiu aparecer em bons momentos, mas teve muito mais momentos de sonolência. Está aqui mais pela campanha do seu time do que por méritos próprios. Edno, da Portuguesa, fez um campeonato mais regular, por exemplo. Ibson não foi sempre o "Ibshow", do jogo contra o Palmeiras, por exemplo. Foi quase um Diego Souza: jogou menos do que se esperava, mas teve sua importância na equipe. Tcheco foi regular, o Grêmio dependia de sua lucidez em campo, sabe liderar a equipe e fazer o time jogar. Foi o cara do tricolor gaúcho.

Voto: Tcheco (Grêmio).

Segundo Meia: Alex (Internacional), Lúcio Flávio (Botafogo) e Wagner (Cruzeiro);

- 2008 foi sem dúvida o ano de Alex. Desde o início da temporada, quando passou a jogar mais solto, próximo a área, ele se destacou de vez no cenário nacional. Passou de jogador útil para fundamental no Inter. Não jogou mais no Brasileirão porque o time não foi tão longe. Porém foi genial em partidas imporantes, contra Palmeiras, São Paulo e Grêmio, por exemplo. Lúcio Flávio é o cérebro do Botafogo. Se ele some, as jogadas são raras. No geral, fez um bom campeonato. Já Wagner teve nas contusões o grande problema, mas é o típico meio-campo técnico, que faz a bola chegar aos atacantes e aparece de trás muito bem. Um exemplo prático para simbolizar o papel dos três: são os camisas 10, que estava em falta no nosso futebol.

Voto: Alex (Internacional).

Primeiro Atacante: Guilherme (Cruzeiro), Keirrison (Coritiba) e Kléber Pereira (Santos);

- Antes de tudo, Kléber Pereira deveria pertencer a outra lista, assim como Kléber, do Palmeiras, deveria estar aqui. Sabe-se lá quem e como fizeram do santista primeiro atacante e do palmeirense, segundo. Enfim, vamos lá. Os três são artilheiros natos. Duas grandes revelações que devem nos dar alegrias com a amarelinha. Junto a eles, um velho matador. Guilherme e Keirrison tem um estilo muito parecido, que associa velocidade, presença no ataque e finalização. Jogam mais centrados, mas sabem cair pelos lados com facilidade. Já Kléber Pereira é o centro-avante, que joga sempre na área ou muito perto dela. Pode perder muitos gols, mas também os faz de monte. Levou o Santos nas costas em grande parte do campeonato, o que altamente considerável. Confesso que meu ataque para esse campeonato seria Kléber Pereira e Keirrison. Mas, neste caso, terei que escolher um dos dois.

Voto: Kléber Pereira (Santos).

Segundo Atacante: Alex Mineiro (Palmeiras), Kléber (Palmeiras) e Nilmar (Internacional);

- Repito: trocaram Kléber Pereira por Kléber. Só pode. Enfim... Alex Mineiro é artilheiro. Até rima. É o camisa 9 que o Palmeiras procurou desde a saída de Vágner Love. Caiu muito de produção do meio do campeonato para cá, mas merece estar na lista. Kléber é o guerreiro, a grata surpresa desta lista, que merece estar nela por méritos. É sim, de certa forma violento, mas foi muito perseguido pela arbitragem. Não foi o grande atacante da competição, mas merece sim ter seu nome nela. E, entre os três, jogou, participou e buscou mais. Faltaram os gols. Nilmar foi bem, mas o Inter ter ficado pelo caminho atrapalhou o ótimo atacante colorado.

Voto: Kléber (Palmeiras).

Treinador: Celso Roth (Grêmio), Muricy Ramalho (São Paulo) e Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras);

- "Perseguido", "Ranzinza" e "Estrela". Os três podem ser chamados assim também. Roth não é o treinador dos sonhos de nenhum time. Tem fama de retranqueiro, de não saber mecher na equipe. Porém, o Grêmio não é nenhuma maravilha como elenco. E ele fez o time chegar até o fim brigando pelo título, sabendo que por pouco não levou o tri para os gaúchos. Luxemburgo é sim o tipo "estrela". As vezes exagera e aparece mais que o time, que os jogadores. Pode até ser involuntário, mas acontece. Mas foi o "ranzinza" Muricy que fez o São Paulo ter uma virada incrível no Campeonato e levou seu time ao hexa. É hoje, sem dúvidas, o melhor do Brasil.

Voto: Muricy Ramalho (São Paulo).

Revelação: Jean (São Paulo), Keirrison (Coritiba) e Marquinhos (Vitória);

- Os três merecem a indicação. Jean, de certa forma, ajudou o São Paulo a entrar nos eixos, sendo a peça que faltava. Ainda não é um grande jogador, mas fez muito bem seu papel. Sobre Keirrison já falamos antes. Marquinhos é uma excelente revelação. Um meia-atacante de encher os olhos, e que tem tudo para arrebentar no Palmeiras ano que vem. Não sei se entrou na voltação como primeiro ou segundo meia ou atacante. Mas, poderia sim figurar um lugar na lista acima.

Voto: Keirrison (Coritiba).

Craque: Alex (Internacional), Hernanes (São Paulo) e Kléber Pereira (Santos);

- Já falamos dos três. Jogaram muito. Penso eu que Ramirez, do Cruzeiro, merecia estar nesta lista mais que Kléber Pereira. Alex jogou demais, Kléber Pereira foi fundamental para o Santos. Entretanto, Hernanes deve herdar de Rogério Ceni o prêmio de Craque do Brasileirão. Soube passar sobre as críticas do começo do campeonato com maturidade e foi o grande nome do São Paulo esse ano. Ele ganhar será reflexo do futebol atual, onde o volante perdeu a característica de ser apenas um "cabeça-de-área" para ser quase um meia. Agora sim o nome volante se justifica, porque é o cara que movimenta o time todo.

Voto: Hernanes (São Paulo).

Árbitro: Carlos Eugênio Simon, Leandro Vuaden e Leonardo Gaciba;

- Não sou especialista, mas gostei muito das atuações de Leandro Vuaden. Mas Gaciba ainda me passa mais segurança. E penso que Simon não é mais o mesmo de antes, e nem falo isso por causa da confusão no jogo Cruzeiro e Flamengo. Já pensava isso antes.

Post longo. Parabéns a você que chegou ao fim. Segue a minha seleção do campeonato, com base nas escolhas acima. E também, para comparação, a prévia da seleção "Bola de Prata", da revista Placar.

Placar (Até a 36ª rodada): Rogério Ceni (São Paulo); Vítor (Goiás), André Dias (São Paulo), Miranda (São Paulo) e Juan (Flamengo); Ramirez (Cruzeiro), Hernanes (São Paulo), Wagner (Cruzeiro) e Alex (Internacional); Nilmar (Internacional) e Dagoberto (São Paulo).

Meu time: Rogério Ceni (São Paulo); Léo Moura (Flamengo), Thiago Silva (Fluminense), Miranda (São Paulo) e Juan (Flamengo); Hernanes (São Paulo), Ramirez (Cruzeiro), Tcheco (Grêmio) e Alex (Internacional); Kléber Pereira (Santos) e Kléber (Palmeiras)/ Keirrison (Coritiba). Técnico: Muricy Ramalho (São Paulo).

E a sua seleção do Brasileirão? Qual é? Deixe nos comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo, muito bom seu Blog.

Simples, Conciso e detalhado, meus parábens.

Quanto aos craques do Brasileirão, o meu time em relação ao seu é mesmo, porém se eu tivesse que monta meu time, jogaria com o Guiñazu no lugar do Tcheco.

Quando posta novamente dexa um recado no meu orkut que eu retornarei.

um Abraço, sucesso!!!