Publicidade

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Quem é que cai?


Voltemos os olhos para a parte de baixo da tabela. Lá estão os deseperados, desorganizados, ou os que são ruins demais para continuar na Série A. Faltam 3 rodadas, e são 7 times lutando para não cair para a Série B. O Santos, para mim, já escapou, embora ainda tem que ficar ligado.

O Ipatinga fez até mais do que se esperava e tirou uns pontinhos importantes, como do São Paulo, por exemplo. Não foi mais um América-RN, como muitos esperavam, mas nada que conseguisse se manter na Série A.

Já o Figueirense, a entrevista dada pelo então técnico Mário Sérgio antes do jogo com o São Paulo mostrou a cara da equipe. Com palavras do tipo "não tem muito mais o que se fazer", ele pediu o boné. Chegou Pintado, para se agarrar ao pouco de esperança que resta. Os dois jogos em casa que restam pode até dar uma animada, principalmente porque o próximo é um confronto direto com o Náutico, o primeiro acima do G4 do mal. Mas o time é ruim, e não merece permanecer na elite.

A Lusa, ao meu ver, não merece cair. Jogou bem, deu trabalho, tem ótimos jogadores e deu trabalho a todos que estão na parte de cima da tabela. Só que perdeu muitos pontos bobos, foi prejudicado pela arbitragem em outros, e as mudanças de técnico não ajudaram o quanto precisava. Ainda joga duas vezes em casa, contra adversários "tranquilos" (Goiás e Sport), e fecha fora com o Cruzeiro. Vai que dá Lusa.

O Vasco faz domingo o jogo da sua história recente, contra o São Paulo, em São Januário. Se vencer, ganha folego e pode escapar. Mas é o tipo do time que merece cair. É, sem dúvidas, o pior Vasco que eu já vi jogar, e deve ser o pior da história. Merece cair também pelos pecados cometidos por Eurico Miranda. Uma pena que Dinamite está pagando o pato. Mas, a Série B não é o inferno para um time grande. Que digam Palmeiras, Grêmio e Corinthians. Pode ser a chance de voltar com tudo novamente. Ainda pode escapar, porque depois do São Paulo, pega dois times sem objetivos na competição (Coritiba, fora, e Vitória, em casa). Tudo depende de domingo. Se perder...

Se o Náutico escapar, Roberto Fernandes merece uma estátua nos Aflitos. O time não é bom, foi sendo montado e desmontado durante a competição, mas vai ganhando fôlego para escapar. Tem dois confrontos diretos: contra o Figueirense, fora, e contra o Atlético-PR, em casa. Se ir no embalo da goleada sobre o Cruzeiro, escapa fácil.

O Fluminense está crescendo nessa reta final, descobriu nos jovens Tartá e Maicon a esperança para se livrar da queda para a Série B e René Simões conseguiu fazer o grupo se fechar em um objetivo. Pode até beliscar uma Sul-Americana. Vale lembrar que a tabela não é fácil, tem o Inter e o São Paulo fora, e tem que ficar de olho. Mas, eu acredito que escape.

Geninho e o Atlético-PR pode ser mais um caso de identificação entre clube e treinador. O time conseguiu importantes vitórias que aliviaram um pouco a situação do time na tabela. Só que corre um sério risco. A tabela é a mais complicada entre todos que perigam cair. Tem o Botafogo e o Náutico fora de casa, e o fecha com o Flamengo, na Baixada, onde os cariocas devem vir ainda tentando uma vaga na Libertadores. O time joga mais pela raça do que pela técnica, e tem dado certo. É esperar pra ver.

Momento "Pai Gutuzo": Caem Figueirense, Ipatinga e mais dois. Novidade...

Nenhum comentário: