Publicidade

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Quem vai levar o caneco?

Estou de volta. Depois de um grande tempo com o blog parado, alguns amigos me convenceram a voltar. E como não dar um pitaco com um final de Brasileirão como esse?

Com apenas quatro rodadas restantes, vou fazer aqui uma rápida análise das chances dos cinco primeiros colocados a chegar ao título brasileiro, ou pelo menos descolar uma vaguinha na Libertadores 2009.

Tem gente que acha que tudo está decidido. Será?
São Paulo (65 PG) - É sem dúvidas o grande favorito, apesar de uma tabela mais complicada que a do Grêmio. Mas é favorito agora, pois foi "esquecido" durante o Campeonato. O certo é: não chegou porque jogou bem. Chegou porque "deixaram chegar". E aí faz valer seu elenco acostumado a decidir e, principalmente, a força de Muricy. Por isso que é favorito.

Dos quatro jogos restantes, os próximos três adversários são equipes que lutam contra o rebaixamento (Figueirense (C), Vasco (F) e Fluminense (C)), e o último jogo contra o Goiás, que deve ser fora do Serra Dourada, devido a punição do STJD (?).

Meus palpites: vence o Figueirense e o Flu. Perde pro Vasco. E tudo se decide com o Goiás.

Grêmio (63 PG) - Até o jogo antes do Palmeiras, muitos já davam o Tricolor Gaúcho como carta fora do baralho. Por isso que esse Brasileirão está sendo fantástico. Basta um jogo e tudo muda. A vitória no Palestra Itália não apenas colocou o time a dois pontos do São Paulo, como dá uma moral enorme à equipe. E isso se falando de um time gaúcho, e ainda mais do Grêmio, pode fazer muita diferença.

Tem pela frente dois times praticamente garantidos na Sul-Americana e com um visível descompromisso com a competiçao (Coritiba (C) e Vitória (F)). Depois visita o Ipatinga que, penso eu, já estará rebaixado nesse jogo. E fecha com o Atlético/MG, que pode chegar a última rodada garantido na Sul-Americana. Lembro que o Galo mineiro aprontou contra o Palmeiras ano passado, em pleno Palestra, quando ninguém esperava mais nada do time de Minas. (Tá certo que o técnico era o Caio Júnior, mas...)
Palpite: vence o Coxa e o Ipatinga, e empata com o Vitória. Deve chegar a última rodada um ponto atrás do São Paulo - segundo minha bola de cristal.

Cruzeiro (61 PG) - Mais longe do título, perto da Libertadores. Foi o time mais regular do Campeonato, só uma rodada ficou fora do G4 e , como disse Muricy essa semana, é o time mais técnico da competição. Confesso que esperava mais do Trem Azul para esse ano. Mas, a Raposa pode sim aprontar nesse final.
Os quatro jogos não serão fáceis. Enfrenta o ameaçado Náutico no Aflitos. Depois, tem uma "decisão" no Mineirão, contra o Flamengo. Pega o Inter, no Beira Rio, torcendo para os gaúchos chegarem a final da Sul-Americana. E fecha em casa, contra uma ameaçada Portuguesa. Só pedreira.
Palpite: Vence todos os jogos. É arriscado falar isso mas, se vencer o Naútico, o Cruzeiro pode chegar, na última rodada, com 70 PG. Na minha previsão aqui, um ponto a menos que o São Paulo e com os mesmos pontos do Grêmio. Só que, fique atento, com vitórias a mais. Olho na Raposa.

Palmeiras (61 PG) - A derrota para o Grêmio deixou sim o Palmeiras mais longe do penta. Mas, não o tirou da briga. Dois fatores: na mesma situação do Cruzeiro, o jogo mais difícil é o próximo; se vencer, não pára. E o grupo está mordido. Por mais que Luxemburgo disse que jogou a toalha, quem o conhece sabe que isso é manobra. Muricy já percebeu.

Tem uma "final" contra o Flamengo, no Maracanã. Depois, nenhuma pedreira. Recebe o Ipatinga, visita o desmotivado Vitória e fecha contra o também sem objetivos Botafogo, no Palestra.
Palpite: idem ao Cruzeiro. Se vencer domingo, vence todas. E ficaria um ponto atrás do São Paulo na última rodada.


Flamengo (60 PG) - Tudo depende de domingo. Se vencer o Palmeiras, talvez chegue a Libertadores. Ao título, não. Motivos: não vem jogando bem, depende demais de Juan e Léo Moura, e o Caio Júnior é o técnico. E para ajudar, a tabela é complicada.
Tem duas decisões pela frente - Palmeiras, em casa, e o Cruzeiro, fora. Depois, recebe o Goiás, o que não é nenhum problema. A última rodada que complica, pois joga fora, contra um provalmente ameaçado Atlético/PR.
Palpite: Contra o Palmeiras, uma incógnita. Depois, vence o Goiás. Mas não passa pelo Cruzeiro. Talvez chegue a última rodada brigando pela Libertadores, mas não me anima.

Sessão Bola de Cristal: Com as previsões acima, a última rodada teria a parte de cima assim:
São Paulo - 71 pontos - 20 vitórias
Cruzeiro - 70 pontos - 22 vitórias
Grêmio - 70 pontos - 20 vitórias
Palmeiras - 70 pontos - 21 vitórias
Flamengo - 63 pontos

Já imaginou? Façam suas apostas.

Nenhum comentário: