Publicidade

domingo, 15 de fevereiro de 2009

100% Verdão

O Palmeiras é, de longe, o melhor time desse começo de temporada. Não somente pelos 100% de aproveitamento, mas principalmente pelo bom futebol apresentado e pelo bom planejamento da comissão técnica, comandada por Vanderlei Luxemburgo.

A vitória sobre o Paulista, nesse sábado, entra para a história do clube: pela primeira vez o time chega a nove vitórias em nove jogos em um início de temporada. O recorde era de oito vitórias em 1920! No jogo de ontem, com nove "reservas", Maurício Ramos e Marcos, a equipe jogou para o gasto e somou mais três pontos que mantem o Verdão na ponta do Paulista, com um jogo a menos.

O ponto a ser observado é o que o meio-campista Evandro falou após o jogo. Dar chance aos reservas faz com que estes entrem com tudo para roubar um lugar de algum titular que "bobear". Ele é um dos que tem feito isso, junto com Lenny e Jefferson, por exemplo.

Interessante analisarmos que, na teoria, não é um grupo fantástico. Tem sim dois bons goleiros (Marcos e Bruno), onde qualquer um dá conta do recado. A zaga é o grande problema. Se a titular já não muito confiável, com Maurício Ramos, Danilo e Edmílson (esse o melhor e m ais seguro), quando Jéci se junta a eles então...

Nas alas, dois jogadores tem surpreendido. Fabinho Capixaba e Jefferson tem jogado de maneira a convencer o torcedor que merecem a vaga no time titular. O primeiro já assumiu a lateral-direita, e o segundo é uma boa sombra para Pablo Armero.

Do meio para frente, aí sim são opções que não faltam. O trio titular formado por Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza são absolutos. Mas o trio reserva, formado por Sandro Silva, Jumar e Evandro tem atuado bem e ganha a confiança de Luxa a coloca-los em campo como titulares. Evandro, principalmente, tem sido fundamental. Somados a esses, uma aposta e um retorno. Souza é a jóia que Luxemburgo quer lapidar. A disposição e boa atuação nos treinamentos fizeram o garoto ganhar seu espaço. Junto a ele, Deivyd Sacconi, meio-campista que aos poucos vai entrando depois de seis meses parados.

No ataque, quatro que podem ser titulares sem nenhum medo. Falar de K9 é fácil. É o grande jogador brasileiro hoje. Aliás, o Palmeiras tem mais uma vez um jogador diferencial: saiu Valdívia, entrou Keirrison. Seu companheiro Willians não é atacante a princípio, porém tem se saído muito bem. Só precisa de uma melhor finalização. No banco, a dupla Lenny e Marquinhos seria titular em muitas equipes da Série A. Lenny é uma "surpresa", pois sofria com a desconfiança, mas parace ter voltado aos bons tempos de Fluminense. Marquinhos vai conquistando seu espaço aos poucos. Seria titular desde o início, mas a contusão e boa a tuação dos titulares vão fazer a revelação do Vitória ter que "pedalar" para chegar ao time de cima. E ainda tem o paraguaio Ortigoza, que é uma boa aposta.

A grande certeza é: o Palmeiras vai perder um dia, com titulares e/ou reservas. Isso é fato. A grande pergunta é: quando? Penso eu que a grande prova de fogo dessa equipe será terça-feira, em Quito, contra a LDU, pela Libertadores. Se não for ali a sua primeira derrota, eu não consigo ver quando será.

Forza Palestra!

Nenhum comentário: