Publicidade

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Pitacos no Tempo: Há 10 anos...

27 de Fevereiro de 1999. Estádio do Morumbi. Taça Libertadores da América. O jogo: Palmeiras x Corinthians. Era a estréia de ambas as equipes na competição. Ambas não sabiam que proporcionariam jogos históricos durante os próximos dois anos, na mesma Libertadores.

Foi um jogo típico de Palmeiras e Corinthians. Várias chances de gols, belas jogadas, grandes defesas, estádio lotado. E polêmica, muita polêmica! Tudo que precisa para fazer um grande clássico.

Dá saudade. Eram os dois melhores elencos do Brasil. Tempo em que os craques estavam por aqui e não saiam com tanta facilidade como hoje. Jogadores que disputaram a Copa um ano antes ou com passagem pela Seleção. Pelo Palmeiras, Arce, Júnior Baiano, César Sampaio, Velloso, Cléber, Júnior, Roque Júnior, Alex, Zinho, Paulo Nunes, Evair, Oséas. No Corinthians, Gamarra, Kléber, Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Edílson. Uma constelação, que fizeram desse clássico ainda maior.

O jogo quase todo foi dominado pelo Palmeiras. Luís Felipe Scolari lançou o Verdão pra frente e pressionou o Corinthians, comandado por Evaristo de Macedo. O grande nome do jogo foi o goleiro Nei, que salvou o Timão em pelo menos quatro lances. O goleiro palmeirense, Velloso, não ficou atrás e fez duas grandes defesas.

O árbitro era Francisco Dacildo Mourão Albuquerque (PE). Lembram dele? Tem corintiano que passa mal ao escutar esse nome. Seja por esse ou outros Palmeiras x Corinthians. Só que nessa partida ele prejudicou ambas equipes. Embora que foram lances onde ele não teve total culpa.

A expulsão de Kléber, ainda no primeiro tempo, depois de puxar Evair, foi justa. Depois começaram as complicações. Primeiro Dacildo marcou um recuo de bola de Gamarra para Nei, quando o paraguaio deu um carrinho para desarmar Alex. Um lance de interpretação, duvidoso. Daí, Evair rolou pra Arce, que encheu o pé e fez o gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo.

Ainda teve tempo para um pênalti claro não marcado para o Palmeiras, após toque de mão de Batata na área. O árbitro estava encoberto e não teve visão clara do lance. Por fim, Marcelinho recebeu na área e fez, mas o auxiliar marcou impedimento. Outro lance complicado, pois o corintiano estava 30cm em posição legal.

Tudo isso faz desse Palmeiras x Corinthians um jogo memorável. Ali se iniciou o título da Libertadores conquistado pelo Verdão. Tomara que voltemos aos tempos em que nossos craques permaneçam e tenhamos grandes jogos como esses. O torcedor brasileiro agradece.

O link para os melhores momentos do jogo: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM973153-7824-EM+MELHORES+MOMENTOS+DE+PALMEIRAS+X+CORINTHIANS+PELA+TACA+LIBERTADORES,00.html

Ficha Técnica: (Fonte: NAPOLEÃO, Antonio Carlos. Corinthians x Palmeiras: Uma história de rivalidade. Editora Mauad).

Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Taça Libertadores da América.
Estádio: Morumbi - São Paulo/SP.
Árbitro: Francisco Dacildo Mourão Albuquerque.
Público: 28.821

Palmeiras: Velloso; Arce, Júnior Baiano, Cléber (Rogério) e Júnior; Roque Júnior, César Sampaio, Alex (Galeano) e Zinho; Paulo Nunes e Evair (Oséas). Técnico: Luís Felipe Scolari.

Corinthians: Nei; Índio (Dinei), Batata, Gamarra e Kléber; Vampeta, Rincón, Ricardinho (Rodrigo) e Marcelinho Carioca; Edílson e Fernando Baiano. Técnico: Evaristo de Macedo.

Gol: Arce, aos 12 minutos do 2° tempo.
Expulsões: Kléber e Marcelinho Carioca (Corinthians).

Esse será o primeiro post desse tipo. Toda semana vamos falar de um grande jogo.

Nenhum comentário: