Publicidade

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Giro pelo Carioca

O grande ponto a ser abordado na análise do Campeonato Carioca é: foi só voltar os jogos dos grandes para o interior que os pequenos voltaram a incomodar. Esse vai ser, com certeza, o peso da balança pra qualquer um dos 4 grandes que quiser chegar nas finais. Outro fator, ao meu ver muito positivo, é a boa campanha e futebol apresentado pelo Vasco até aqui, para alegria do pessoal do blog "O sentimento não para", parceiro do PB.

Vamos chegar a 5ª rodada, o que deixariam apenas mais duas para o fim da fase de classificação da Taça Guanabara. Uma rápida análise dos dois grupos.

- No A, o Vasco se recuperou do susto após a derrota na estréia e encontrou o caminho das vitórias e assumiu a liderança. Que diferença fez a entrada de Nílton na equipe, dando consistência no setor de meio-campo e boa saída de bola, além dos três gols. Para quem não esperava, o Vasco está com um pé nas semifinais, mas não pode vacilar. Outro time que está muito bem é o Americano, segundo colocado, que manteve a base de 2008 e pode voltar a uma semifinal de turno.

O Flu é que está demorando para engrenar e está em 5°. Quem se esperava muito, como Leandro Amaral, está devendo, e a defesa não se encaixou após a saída de Thiago Silva. René Simões está por um fio e torce muito pela melhora da equipe com Thiago Neves.

Domingo tem clássico entre os dois grandes. Para ambos será o grande teste do ano. O grande diferencial é: para o Vasco a derrota não pesará tanto como será para o Flu. Uma derrota e o tricolor deve perder o treinador e a vaga nas semi. Essa pressão pode ser decisiva, caso o Vasco saiba aproveitar. Se quiserem um palpite, o meu é empate.

Os outros jogos do fim de semana do grupo A: Madureira (3°) x Americano (2°); Cabofriense (6°) x Tigres (4°); Resende (7°) x Duque de Caxias (8°).

- No grupo B, o Flamengo lidera, com 100% de aproveitamento. Apesar disso, ainda não convenceu. A estréia de Zé Roberto deu qualidade ao meio-campo, mas o time ainda precisa de muitos ajustes para mostrar bom futebol. O vice-líder é o Botafogo, que perdeu essa semana mas continua firme para conquistar uma vaga nas semi. Dos pequenos, quem aparece com mais chances de surpreender é o Macaé, dos destaques Jackson, Glaúber e Roma. Mas, é pouco provável que rubro-negros e alvinegros fiquem fora das semifinais do turno.

No final de semana, o Flamengo tem a chance de se classificar antecipadamente, caso vença o próprio Macaé, fora de casa. Já o Botafogo recebe o Bangu, lanterninha do grupo. Os outros jogos serão Boavista (4°) x Mesquita (6°); e Volta Redonda (5°) x Friburguense (7°).

Vale mencionar que os artilheiros do Carioca até agora são Bruno Meneghel, do Resende, Nilton, do Vasco, e Victor Simões, do Botafogo, todos com três gols.

Nenhum comentário: