Publicidade

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Clássicos e Decisões

Um final de semana daqueles. Decisões de turno, clássicos, grandes jogos. Enfim, é o que os Estaduais podem proporcionar. Um giro pelo país:

- Botafogo e Resende não era a final esperada para a Taça Guanabara. Porém, ambos chegaram por certos méritos (lembrando que o Resende só chegou porque o Vasco foi punido). Algumas coisas a serem colocadas: o Botafogo é favorito? É! Mereceu chegar a final? Sim. O Resende pode surpreende? Sim. Mereceu chegar? Mais ou menos. O jogo tem um caráter óbvio: é o jogo em que o Botafogo tem a obrigação de ganhar e o Resende entra como franco-atirador, sem nada a perder. Aí que mora o perigo.

O trunfo do Botafogo se chama Ney Franco. Ele sabe como um time entra em campo sendo azarão (já fez isso com o Ipatinga na Copa do Brasil) e com certeza já previniu a equipe contra isso. O grande nome do Resende é Bruno Meneghel, em boa fase e artilheiro do time e do Carioca, com seis gols. Não, não é o Viola, apesar de o cara ser marrento e sempre aparece em decisões.

Um jogo que eu, particularmente, quero ficar de olho na arbitragem, que vem colecionando lambanças no Rio. Principalmente os auxiliares. Se é pro Botafogo ser campeão (ou não), que seja justo. Sem apito amigo.

- E deu Grenal na final do primeiro turno do Gaúchão. Domingo, as 16hs, no Beira-Rio. Ambas equipes passaram apertado nas semifinais. O Inter bateu o Novo Hamburgo por 2 a 0, e o Grêmio (com os reservas) venceu o Veranópolis por 1 a 0.

Na decisão, Roth deve escalar os titulares. O Inter, de Tite, não terá D'Alessandro, suspenso. Isso pode pesar. Os nomes desse clássico são Tcheco, sempre líder do tricolor, e Taison, que vive ótima fase no colorado. O Inter tem atuado melhor, mas a raça gremista deve ser destacada. Quem ganhar, garante vaga na decisão do Campeonato e tem uma semana tranquila pra trabalhar. Já quem perder... Como diz um amigo: Se é Grenal, é o jogo mais importante do ano!

- No Paulistão, o destaque do final de semana é o clássico SanSão. Os dois times tem desfalques no ataque: o suspenso Borges, pelo São Paulo, e o machucado Kléber Pereira, pelo Santos. Quem perde mais? Lógico que é o Peixe, que não tem um reserva a altura de KP. O fator casa pode ser favorável ao Santos.

São duas equipes que não convenceram em grandes jogos até agora. Tem jogado o básico, embora o básico sãopaulino tem dado mais resultado. A zaga do Santos é muito fraca, e o São Paulo as vezes parece desorganizado taticamente. Sabe aqueles jogos com cara de empate?

- Já o líder Palmeiras vai de mistão novamente. O desfio da vez é o Guarani, sábado, no Palestra. Em tese, os reservas do Palmeiras são melhores que o time do Bugre, que vem em péssima fase. Porém, a chegada de Guilherme Macuglia deve dar uma nova cara ao time. Se souber aproveitar melhor os bons Maranhão e Cléverson, pode dar trabalho ao invicto Palmeiras.

Luxemburgo colocará em campo três titulares: Marcos, Danilo e Armero. O restante se prepara para o confronto de terça-feira, contra o Colo-Colo, pela Libertadores. Mas conta com a velocidade do seu ataque, formado por Lenny e Marquinhos. A grande expectativa é a estréia do atacante paraguaio Ortigoza, que deve entrar no segundo tempo. Pra mim, dá Verdão!

- No Corinthias, Ronaldo é mais notícia que o próprio clube. Olhe a semana: Ronaldo viaja com o clube para o interior, vai para balada, deve estreiar em uma semana, será multado. Ah, parece que o time venceu o Noroeste por 2 a 0, não?! Pobre Mano Menezes, que tem que contornar tudo isso e não deixar atrapalhar o elenco.

O time joga contra o Marília, fora de casa, nesse domingo. Não deve ser um jogo complicado, apesar de o Santos já ter perdido ali. Se fazer o básico, o Timão ganha fácil. Um detalhe a ser colocado: Otacílio Neto tem jogado melhor que Souza! Tá bom, não é nenhuma novidade.

- Nos outros jogos da rodada, destaque para a Lusa, que tenta aumentar seus nove jogos de invencibilidade, contra o complicado mas em crise Barueri, fora de casa. Os outros jogos são Noroeste x Santo André; Botafogo x São Caetano; Ponte Preta x Mogi-Mirim; Ituano x Bragantino; Guaratinguetá x Mirassol; Paulista x Oeste. Lembrando que essa é a 11ª rodada.

- Pelo Paranaense, o Coxa abriu a 10ª rodada vencendo o Cascavel por 3 a 1, com dois gols de Marcos Aurélio. Hoje, o meu Londrina recebe o Iguaçu tentando se livrar do jejum em casa e esuqecer os dois 3 a 0 sofridos nos últimos jogos. Força Tubarão! O líder Atlético recebe o Iraty, e o ameaçado Paraná tem uma partida complicada contra o Toledo, fora de casa.

- Pelo Mineiro, o líder Cruzeiro terá o retorno de Sorín na partida contra o Ituiutaba, terceiro colocado. O Atlético, apenas em quinto, recebe o Uberlândia, sétimo. O América jogou quarta e venceu o lanterna Guarani, fora de casa, por 2 a 1.

- No Baiano, o Bahia é o líder e visita o lanterna Colo-Colo, na abertura do segundo turno. O Vitória, tem o Itabuna pela frente.

- Em Pernambuco, início de segundo turno. O Náutico goleou quarta-feira o Cabense, fora de casa, por 4 a 1. O Sport joga domingo, contra o Vitória, fora, e o Santa recebe o Sete de Setembro, de uniforme novo.

E tem futebol rolando no Brasil todo. Mas vamos parar por aqui!

Nenhum comentário: