Publicidade

sábado, 29 de janeiro de 2011

Vai Começar: Mineiro 2011

Dos grandes campeonatos estaduais, o Mineiro é o último a começar. Com um Galo bem reforçado, a Raposa com foco na Libertadores, o Coelho animado após retornar para elite do Brasileirão, e o Ipatinga, que sempre gosta de morder. Um grande Mineiro vem aí.

São 12 equipes, com todos se enfrentando em turno único. Os quatro melhores passam para as semifinais, em dois jogos, mesmo esquema da final.

Vamos para uma rápida análise dos clubes:

América: A base é a mesma que conquistou o acesso para a Primeira Divisão do Brasileiro. O técnico Mauro Fernandes tem um time razoável. Poucos reforços para o Mineiro. Entre os mais conhecidos, estão o atacante Daniel Lovinho, que estava na Ponte e pertence ao Palmeiras; o meia-atacante William Morais, vindo do Corinthians; o também atacante Eliandro, do Cruzeiro; o volante Moisés, de volta após passar pelo Sport; e Davi Ceará, ex-Vila Nova (GO).

O grande destaque da equipe é Fábio Júnior, experiente atacante que ajudou muito a equipe na temporada passada. O América não é forte, mas pode dar trabalho.

Atlético: Com vários reforços, a ideia é esquecer o fraco Brasileirão em 2010 e buscar o bicampeonato Mineiro. Manteve Dorival Júnior e trouxe bons jogadores para arrumar o elenco.

Chegou gente para quase todas as posições. Para a lateral-direita, o bom Patric, que estava no Benfica. Na zaga, chegou Leonardo Silva, vindo do rival Cruzeiro. A dupla de volantes Toró, ex-Flamengo, e Richarlyson, ex-São Paulo, chegam para ser titular. No meio, Mancini, de volta ao clube. E para o ataque, Magno Alves, ex-Ceará, e Jóbson, ex-Botafogo, tentam substituir Obina. Além disso, permanecem o zagueiro Réver, os meias Ricardinho e Diego Souza e o atacante Diego Tardelli.

No papel, um bom time que, nas mãos de Dorival Júnior, me faz acreditar que 2011 pode ser o ano do Galo.

Cruzeiro: Não é surpresa para ninguém que o foco do Cruzeiro é a Libertadores. Mas, a rivalidade com o Atlético não ficará de lado. Foram poucos reforços, mas a base de 2010, vice-campeã brasileira, é boa.

Chegaram a dupla de zagueiros Fabrício, ex-Palmeiras, e Naldo, ex-Ponte; o volante - e novo homem de confiança de Cuca - Leandro Guerreiro, do Botafogo; e os atacantes Reis, ex-Ponte, Ortigoza, ex-Palmeiras que estava na Coréia do Sul, e André Dias, ex-Vasco e Oriente Médio.

Bons reforços, mas poucos que melhorem muito o time. Não chegou um lateral no nível de Jonathan, assim como um zagueiro no de Leonardo Silva. Com Montillo, Fábio, Henrique e Cuca, o Cruzeiro tem sim um bom time. Porém, pode ser melhor.

Ipatinga: Rebaixado para Série C do Brasileiro, o atual vice-campeão mineiro perdeu o artilheiro Alessandro e o volante Max Carrasco, dois dos raros destaques da equipe em 2010. Reforços vieram, mas sem grande alarde.

Os mais conhecidos são o volante Léo Medeiros, do Flamengo, e o zagueiro Eron, do Internacional. Olho na dupla de ataque Joãozinho, que veio do Vila Nova (GO), e Daniel Morais, do Paysandu. Um time fraco. Se chegar, será uma grande surpresa.

Outras equipes: Como em todos estaduais, trombamos com vários rostos conhecidos. O meia Lúcio, com passagens por Portuguesa, Cruzeiro, Flamengo e Goiás, está na Caldense. Na Funorte, o meia Pedrinho, ex-Vasco e Palmeiras, está de volta, e terá a companhia de Peter, ex-Figueirense e Grêmio. No Vila Nova, estão os rodados volantes Ricardo Bóvio e Dudu Araxá.

Nenhum comentário: