Publicidade

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vai Começar: Paulistão 2011

Começa neste sábado o Paulistão 2011. Sem muitas novidades, sem grandes atrações, mas com a velha história de “não vale nada, mas todo mundo quer”. A tendência dos times é olha para trás. Seja para buscar algo igual, ou para evitar.

O regulamento é simples. São 20 times, se enfrentando em turno único. Classificam oito para as quartas-de-final, que serão disputados em partida única, assim como a semifinal. A final será disputada em dois jogos.

Vamos para um rápido guia do Paulista:

Americana: O ex-Guaratinguetá. Mais um a seguir o estilo “cigano” de outros clubes. Comandado por Edinho Nazareth, ex-zagueiro da Seleção, do Fluminense, entre outros, a equipe tenta repetir a campanha de 2008, quando chegou às semifinais.

No elenco, os destaques são o lateral-direito Carlinhos, ex-Flu, o volante Sandro, ex-Cruzeiro, o atacante Charles, ex-Bahia, e Fumagalli, meia e cérebro do time. Se a pretensão é repetir o passado, o time precisa mais é tentar se manter na primeira divisão.

Botafogo: Comandado novamente por Roberto Fonseca, espera conquistar novamente o Troféu do Interior. Dá para chegar às quartas-de-final.

Os destaques são o goleiro Júlio César, ex-Santo André, o lateral Eduardo Ratinho, ex-Corinthians, e os atacantes Anselmo, que começou no Palmeiras, Pablo Escobar, ex-Ponte Preta, e André Neles, que já passou por meio mundo.

Bragantino: Nada muda na equipe de Bragança. O técnico, mais uma vez, é Marcelo Veiga, que já levou o time para uma final de Paulistão. A base é a mesma que disputou a Série B do Brasileiro. Pode sonhar com as quartas-de-final.

Destaques: Finazzi, atacante. Bruno Bertucci, lateral, emprestado pelo Corinthians, e Fabrício Carvalho, atacante, que teve destaque no São Caetano, mas teve um problema cardíaco. Tenta dar a volta por cima, e quer fazer isso no Braga. Fique de olho.

Corinthians: O objetivo é a Libertadores. Isso não é segredo. Porém, ganhar um Paulista no “Centenário II – a missão” não seria nada mal. Tite não ganhou muitas caras novas. Apenas peças para compor o elenco.

Chegaram Wallace, zagueiro ex-Vitória, Fábio Santos, lateral ex-Grêmio, Luis Ramírez, meia, ex-Universitário (PER), e o atacante William, ex-Figueirense. Os destaques, claro, são Ronaldo e Roberto Carlos. Mas é o maestro Bruno César quem comando o time.

Grêmio Prudente: Mais uma das equipes itinerantes, o Prudente não quer mais um rebaixamento no currículo. O técnico Rogério Micale perdeu os raros destaques do Brasileirão, como o atacante William José, da Seleção Sub-20. Ano passado o time foi semifinalista. Esse ano, ficar na primeira divisão já está bom demais.

Das caras novas, o destaque (se assim podemos chamar) é Alceu. Sim torcedor palmeirense, Alceu, o “boxeador”. Além dele, são conhecidos o zagueiro Rodrigo Arroz, ex-Flamengo, o meia Francismar, ex-Cruzeiro, e o atacante Rômulo, ex-Guarani. Muito pouco para tentar algo.

Ituano: Com Sérgio Ramirez como técnico e Juninho Paulista nos bastidores, o Ituano tenta incomodar no Paulistão. A aposta é na manutenção de boa parte do elenco do ano passado – onde o time escapou do rebaixamento no fim.

São poucos os rostos conhecidos. O lateral Eder, que passou pelo São Paulo, os meias Clayton Domingues, ex-Vitória, Leandrinho, ex-Ponte, e o atacante Malaquias, ex-Lusa são os mais “famosos”. O time vai brigar mais uma vez para não cair.

Linense: De volta após 54 anos, o Linense não quer apenas passear pela primeira divisão. O técnico Vilson Tadei aposta na empolgação da torcida e em figuras conhecidas para ajudar o time de Lins surpreender.

Os mais conhecidos do elenco são o zagueiro Ediglê, ex-Inter e Lusa, e o atacante Pedrão, ex-Barueri e Goiás. Além deles, Fausto está de volta para ser o homem gol do time. Outros rostos conhecidos (pelo menos para mim) são o goleiro Paulo Musse, o zagueiro André Turatto e o meia Guaru. Vai dar trabalho.

Mirassol: Após incomodar, mas nem tanto nos últimos campeonatos, o Mirassol quer brigar por algo mais esse ano. Comandado por Ivan Baitello, o time trouxe vários reforços e aposta em velhos nomes para dar certo em 2011.

Alguns dos destaques do time são Magal, meia ex-Guaratinguetá, Xuxa, que volta após passagem pelo Santo André, e o atacante Wellington Amorim, ex-Ceará. É esperar pra ver.

Mogi-Mirim: Os holofotes estarão no Mogi-Mirim nesse Paulistão. Afinal, não é sempre que vemos um presidente-jogador. O pentacampeão Rivaldo vai chamar a atenção por isso e, espera-se, pelo futebol que o consagrou tanto. O técnico Antônio Carlos Zago assumiu a responsabilidade de comandar quem o comanda.

Rivaldo terá em campo a companhia de Paulo Isidoro, experiente meia, ex-Fortaleza e o atacante Denílson, que se destacou em 2009 no Mundial de Clubes, pelo Pohang Steelers. Será que dá?

Noroeste: Retornando a elite, o Norusca é mais um na fila para dar trabalho. O técnico Luciano Dias conta com nomes conhecidos de sua torcida para conseguir isso.

Para repetir as boas campanhas de 2006 e 2007, voltaram o volante Hernani e os atacantes Vandinho e Otacílio Neto. Além deles, destaque para Márcio Gabriel, lateral, o zagueiro Halisson, ex-Santos, o volante Francis, ex-Palmeiras, o meia Thiago Marín e o atacante Aleílson, ex-Bahia. Vai tentar uma vaga entre os oito primeiros.

Oeste: Após boa campanha em 2010, o Oeste quer, sob comando de Ademir Fonseca, ir além da nona colocação. Porém, o que tem em mãos é muito pouco para tanto.

São poucos os destaques do time. O meia Fabio Neves, ex-América (RN), tenta comandar o time, que conta com os atacantes Anselmo Ramón, ex-Cruzeiro, e Reinaldo, ex-Guarani, para tentar algo. Vai ter que correr muito para não cair.

Palmeiras: Após um 2010 abaixo de qualquer expectativa, feliz ano novo? É o que o torcedor palmeirense deseja. Mas Felipão não terá vida fácil. O elenco teve poucos reforços. E os que vieram não chegam para ser titulares de cara.

Os poucos reforços são o zagueiro Thiago Heleno, ex-Cruzeiro, o lateral Cicinho, ex-Santo André, e o atacante Adriano “Michael Jackson”, ex-Bahia. Muito pouco. Pelo visto, tudo vai depender dos velhos ídolos Marcos, Valdívia e Kléber para que o Palmeiras chegue além de uma quartas-de-final.

Paulista: Comandado pelo ex-meia Fernando Diniz, o time de Jundiaí tenta vida melhor que o sufoco de 2010. Com um bom tempo de preparação, o treinador acredita em um ano melhor para a equipe.

O destaque é o experiente lateral e meia Baiano, ex-um monte de time e que fez bom Brasileiro pelo Guarani. Além dele, também merecem atenção o zagueiro Eli Sábia, ex-Atlético (PR) e o volante Fernando Miguel, ex-Ipatinga. Deve ficar na marola.

Ponte Preta: A Macaca vem, comandada por Gilson Kleina, sonhando em repetir 2008, quando foi vice-campeão. Com forte investimento, a Ponte pode sim surpreender em 2011.

Para o gol, chegou Marcelo Lomba, ex-Flamengo. Na defesa, o zagueiro Wellington, ex-Botafogo, e os laterais João Paulo, ex-Fluminense, e Amaral, ex-Palmeiras. No meio, os volantes Mancuso e Xaves, ex-Duque de Caxias, e o meia Válber, ex-Avaí. No ataque, Tiago Luís, eterna promessa do Santos. Com essas peças é que a Ponte quer brigar com os grandes em 2011.

Portuguesa: Tem gente falando em título na Lusa. Não é para tanto, mas o elenco é bom e pode sim chegar às semifinais. O técnico Sérgio Guedes quer no mínimo repetir o que fez com a Ponte Preta em 2008. O time ficou no quase em 2009 e 2010. Chegou a vez da Portuguesa?

Os reforços são poucos, mas ótimos. O goleiro Juninho, ex-Paraná, o lateral Marcelo Cordeiro, ex-Botafogo, o volante Ferdinando, ex-Grêmio, e o meia Ivo, ex-Ponte Preta. Junto a eles, Paulo Sérgio, Maurício, Marco Antônio, Heverton e Dodô. Sim, a Lusa pode sonhar alto.

Santo André: Pensar em algo igual 2010 é loucura. Sob o comando de Pintado, o Ramalhão quer mais é, quem sabe, sonhar com uma colocação entre os oito primeiros.

Para tentar isso, os destaques do time são o zagueiro Anderson, ex-Corinthians, Lyon, entre outros, o eterno camisa 9 Nunes, e o atacante Luciano Fonseca. Junto aos reforços, a esperança passa pelos pés Rychely e pelas mãos de Neneca.

Santos: Atual campeão, com a base muito parecida e com bons reforços. Assim é o Santos em busca do bicampeonato Paulista. Adílson Batista deve se preocupar com a Libertadores. Mas, porque não os dois?

Chegaram o goleiro Aranha, ex-Ponte e Galo, o bom lateral Jonathan, ex-Cruzeiro, o volante Charles, que passou pelo Cruzeiro e estava na Rússia, e, a principal contratação, Elano, de volta à Vila Belmiro Some eles com Neymar, Ganso, Arouca e Edu Dracena. Pronto. Está aí um candidato ao título.

São Bernardo: Pela primeira vez na elite do futebol paulista, o Tigre do ABC não quer fazer feio na estreia. Comandado pelo experiente Ruy Scarpino, o São Bernardo montou um time para brigar por uma vaga nas quartas-de-final. Porém, ficar na elite em 2012 será de bom tamanho.

Os destaques do time são o lateral Henrique, com rápida passagem pelo Palmeiras, e os meias Guto e Júnior Xuxa, destaques do Icasa na Série B 2010. Quase nada.

São Caetano: O técnico Toninho Cecílio promete um Azulão comprometido e forte para o Paulista. O time se reforçou e quer ser mais que um mero coadjuvante. Quer incomodar como antes.

Chegaram o zagueiro Júlio Santos, ex-São Paulo, os volante Ricardo Conceição, ex-Vitória, e Souza, ex-Ponte e Palmeiras, o meia Valter Minhoca, aquele ex-Ipatinga, e o atacante Vandinho, ex-Avaí. Ficaram o bom goleiro Luiz, o zagueiro Marcelo Batatais, o volante Augusto Recife e o artilheiro Eduardo. Um bom time para um “barulhento” treinador. Pode dar certo.

São Paulo: Feliz 2011! É o que a torcida tricolor mais quer, após dois anos de jejum. O Paulista é o primeiro da lista que o São Paulo, sob comando de Carpegiani, quer conquistar. A base é a mesma que terminou o ânimo. Porém, a motivação e a cara do treinador dão o ar de novidade ao time.

Reforço mesmo até agora é apenas o lateral Juan, ex-Flamengo. Outro contratado, o atacante William José, ex-Prudente, está na Seleção Sub-20 e se apresenta apenas em fevereiro. A esperança tricolor passa ainda por Rogério Ceni, Alex Silva, Jean, Dagoberto, Lucas e Fernandão. Uma ótima base, mas ainda falta um pouco mais para sonhar com o título.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

NÃO VEJO A HORA!!!! MORRENDO DE SAUDADES DO BOM E VELHO FUTEBOL

Ps: espero vc mais presente nesse ano rsss

abraços