Publicidade

terça-feira, 31 de maio de 2011

Copa do Brasil: A final da redenção

A decisão da Copa do Brasil reúne dois times que viveram recentemente situação muito parecida. Vasco e Coritiba são os dois últimos campeões da Série B do Brasileirão, respectivamente. Agora, estão a um passo de quebrar um jejum de títulos nacionais e garantir uma vaga na desejada Libertadores. É uma final surpreendente, de certa forma. Porém, uma justa decisão.

Primeiramente, o Coritiba. Recém-promovido da Série B, começou o ano com um novo treinador, já que Ney Franco deixou o clube para assumir as categorias de base da Seleção. Entrou Marcelo Oliveira, com um natural clima de desconfiança, comum após qualquer mudança. Desconfiança que passou com um início arrasador de temporada. Campeão Paranaense invicto, com um pé nas costas e, além disso, uma sequência recorde de 24 vitórias. Quando muitos diziam que “só ganhou de time pequeno”, veio a goleada avassaladora de 6 a 0 sobre o Palmeiras. Está na final por méritos, apresentando um bom futebol.

Do outro lado está o Vasco. A equipe cruzmaltina começou 2011 esperançosa, com Felipe e Carlos Alberto comandando a equipe do técnico PC Gusmão, porém com poucos reforços. Resultado: um começo pífio no Carioca, perdendo quatro jogos seguidos, e queda do treinador. Chegou Ricardo Gomes, e muita gente seguia torcendo o nariz. Porém, Gomes colocou o time nos eixos, ganhou importantes reforços, como Diego Souza e Alecsandro, dispensou Carlos Alberto e viu Felipe comandar o time dentro do campo. Assim, chega para a decisão com uma invencibilidade de 19 jogos. Eliminou pelo caminho bons times, como o Atlético (PR) e o Avaí, que vinha embalado por ter passado pelo São Paulo. E, principalmente, chega como o Coxa: apresentando um bom futebol, com muitos méritos.

As duas equipes tem uma zaga forte, goleiros em boa fase, e do meio para frente, jogadores que podem decidir. O Coxa tem volantes em destaque, porém o Vasco utiliza bem os laterais. Os caras do Coritiba são Rafinha, Davi e Anderson Aquino. Pelo lado do Vasco, o trio é Felipe, Diego Souza e Alecsandro. Vale a pena ficar de olho. Uma decisão marcada pela redenção de duas equipes, pela grande fase e pelo bom futebol.

Nenhum comentário: