Publicidade

quinta-feira, 31 de maio de 2012

#Seleção: O Brasil voltou?


Bastaram duas boas apresentações para o clima entre Mano Menezes e a torcida ficar mais ameno. De fato, o Brasil voltou a jogar bem. Solto, determinado e ofensivo. Algo que não foi visto até aqui na “Era Mano”. 

Oscar entrou muito bem na ligação. Deixou o meio mais criativo, o que faltava. A marcação passou a ser mais adiantada. Hulk aproveitou a oportunidade, decidiu contra a Dinamarca e aparece mais ao jogo do que Lucas, que estava perdido no esquema de Mano. O lado esquerdo, com Neymar e Marcelo, é uma arma forte.

A entrada de Oscar e Hulk fez o time marcar no setor ofensivo, pressionando as saídas de jogo de Dinamarca e Estados Unidos. Isso ajudou muito no bom desempenho da equipe nos dois jogos, principalmente no ataque. Como exemplo, vale lembrar o segundo e o terceiro gol contra a Dinamarca. 

Lógico que alguns pontos precisam ser corrigidos. O primeiro é a bola aérea, problema antigo na seleção brasileira. O segundo é a cobertura dos laterais. 

Por fim, ainda falta alguém que ganhe a camisa 9. Leandro Damião é muito bom, mas está em baixa. Pato está voltando. Tem a confiança de Mano e tem futebol. Resta saber se encaixará no esquema do treinador. 

O mais importante de tudo isso: Mano Menezes tem algumas posições bem definidas – ouso dizer – para 2014. Thiago Silva é o cara na zaga. Daniel Alves não jogou os amistosos por contusão, mas é o dono da camisa 2. Marcelo ganhou a lateral-esquerda e não pode sair dali. Sandro parece ter a confiança do treinador. E Neymar... É o Neymar. 

Algumas posições ainda ficam abertas, principalmente no gol. Jefferson passa mais segurança do que Rafael, principalmente pelo que os dois apresentam nos seus clubes. O companheiro de Sandro, como segundo volante, deve ser Ramires, mas ainda não ficou claro. 

Gostei da seleção. Mostra finalmente evolução e dá sobrevida para Mano Menezes. É esperar para ver se essa melhora segue contra o México e contra a Argentina.

Nenhum comentário: