Publicidade

domingo, 9 de maio de 2010

Brasileirão - Avaí começa com tudo

Começo de Brasileirão com destaque total para a goleada do Avaí sobre o Grêmio Prudente. Time catarinense fez ótima recuperação no ano passado e chegou a surpreender no G4. Agora, inicia com o pé direito. E o artilheiro do Brasileirão é um zagueiro: Émerson, com três gols. Outros destaques ficam pelas vitórias de Corinthians (de virada), Cruzeiro (com mistão) e Palmeiras (na agonia do sábado). Vamos à rodada:

- Palmeiras 1x0 Vitória: Em mais um jogo onde o torcedor palmeirense teve que ter paciência com seu time, o Palmeiras conseguiu vencer o mistão do Vitória. Depois de um primeiro tempo fraco, de muitos erros e campo pesado, o alviverde passou a pressionar o adversário na segunda etapa. Lincoln e o estreante Vítor eram os únicos mais lúcidos do time palmeirense. Em dois ótimos passes da dupla, o Palmeiras quase abriu o placar, mas Armero e, principalmente, Robert, não conseguiram aproveitar.

O atacante palmeirense ainda teve mais uma chance clara: aos 15 minutos, Ewerthon sofreu pênalti, mas Robert viu o goleiro Viáfara salvar. Quinto pênalti seguido desperdiçado pelo Palmeiras - contando os da última quarta-feira. O gol do alívio palmeirense só veio aos 33, com Lincoln, novo líder desse desorganizado Palmeiras.

Não sei se Antônio Carlos conseguirá seguir por muito tempo com esse time. Um Palmeiras fraco demais. Faltam atacantes. Robert e Ewerthon são, no máximo, bons reservas. Sem Diego Souza, precisará de mais uma opção para o meio. Pelo menos a lateral-direita ganha um bom reforço, com Vítor. Já o Vitória, a cabeça está na Copa do Brasil. Mesmo assim, por pouco não arrancou importante empate no Palestra.

- Botafogo 3x3 Santos: No duelo dos campeões estaduais, um bom jogo e empate, de certa maneira, justo. Os dois times buscaram e criaram boas oportunidades de ataque. O Botafogo abriu o placar com Antônio Carlos. Neymar empatou e André, após falha de Somália, virou para o Peixe. No fim do primeiro tempo, Antônio Carlos, após assistência do árbitro Leonardo Gaciba, empatou. Zé Eduardo colocou o Santos novamente na frente, na segunda etapa, mas no fim, Herrera deixou tudo igual novamente.

Botafogo não tem um elenco forte, mas é um time guerreiro, com o estilo de Joel. Santos jogou sem cinco titulares, o que pesou. Zaga ainda é um problema. Porém, o time soube se impor mais uma vez.

- Atlético/GO 0x0 Grêmio: Com os dois times pensando muito mais nas semifinais da Copa do Brasil, o empate sem gols acabou sendo esperado. Primeiro tempo fraco e segunda etapa com o time goiano melhor, criando chances e quase conseguindo a vitória. Victor mostrou mais uma vez porque merece, e muito, ir para a Copa do Mundo. Dois times que merecem atenção. Principalmente o Atlético, que não está pensando em fazer apenas turismo na Série A.

- Corinthians 2x1 Atlético/PR: Em busca de reabilitação após eliminação na Libertadores, o Corinthians passou sufoco, mas conseguiu a vitória. Mesmo com um a mais, após a expulsão de Paulo Baier ainda no 1º tempo, o Timão não se acertou e sofreu o gol. Wagner Diniz cobrou falta e abriu o placar para o rubro-negro. Diferentemente do jogo contra o Flamengo, Mano Menezes fez boa alteração, com Souza no lugar de Alessandro. O time melhorou. Roberto Carlos passou a chamar o jogo. Foi o lateral que começou a jogada do gol de empate, dando passe para corta-luz de Ronaldo e finalização de Souza: 1 a 1. A virada era questão de tempo. Aos 24, Dentinho passou por Neto e foi derrubado. Pênalti e expulsão do goleiro atleticano. Ronaldo bateu e matou o jogo.

Partida que evidencia algumas coisas: ainda falta algo para esse Corinthians. Danilo não se encaixou naquilo que o time precisa. Bruno César seria uma boa tentativa. E, por mais que falem, Tcheco faz falta para a equipe. Quanto ao Atlético, por mais que as expulsões atrapalharam, o rubro-negro vai apanhar para se encontrar.

- Atlético/MG 2x1 Vasco: Boa vitória do Galo. Precisou do 1º tempo para conseguir o resultado e estrear bem. Ricardinho abriu o placar. Tardelli "fez" o segundo, mas Muriqui empurrou para as redes. Poderia ser mais. O trio acima fez chover na zaga vascaína. Porém, o Vasco acordou no segundo tempo. Elton descontou e quase empatou. O Atlético por pouco não pagou o preço por desperdiçar tantas oportunidades. O grande problema de ambos os times: defesa. Muita desorganização. Venceu quem tinha um poder ofensivo maior.

- Internacional 1x2 Cruzeiro: Com a cabeça na Libertadores, colorados e celestes estrearam com times mistos. Melhor para a Raposa, que contou com o Gladiador entre os titulares para matar a partida. O Cruzeiro contou com ajuda do árbitro Wilson Luiz Serene (!), que inventou um pênalti no começo do jogo. Kléber bateu e fez. O Inter chegou ao empate rapidamente, com Taison. Mas Kléber apareceu novamente e fez o segundo. O colorado dava impressão de que iria empatar, mas não conseguiu. Parou em Fábio e na boa marcação do Cruzeiro. Fossati bancou o "Muricy" na coletiva depois. Inter não se acertou ainda, mesmo chegando na Libertadores. Diferente do Cruzeiro, com Adílson. Mesmo com time misto, consegue ter um bom padrão de jogo. Olho na Raposa!

- Flamengo 1x1 São Paulo: Mais um confronto com dois times na expectativa da Libertadores. Mais dois mistões em campo. Isso não diminuiu a qualidade da partida. Tanto Fla quanto São Paulo apresentaram bom futebol. O tricolor jogou até melhor do que com os titulares. O gol são-paulino só veio no fim do 1º tempo, após boa troca de passes entre Léo Lima, Cléber Santana e Marcelinho, que fechou com um carrinho de Washington:1 a 0. Assim como contra o Corinthians, Rogério Lourenço acertou o time no intervalo. Sacou o fraco Fernando e colocou Michael. O rubro-negro dominou a segunda etapa. Após várias tentativas, Michael fez grande lançamento para Denis Marques (sim, Denis Marques, o reserva do "império") empatar o jogo. No fim, o São Paulo foi para cima e quase saiu com a vitória. O que não aconteceu graças a David, que salvou em cima da linha um chute de Marlos.

Fiquei mais uma vez surpreendido com Rogério Lourenço. Ele mostrou visão tática mais uma vez e acertou o time no intervalo. Ricardo Gomes segue apanhando. Sinal disso é quando seu time misto joga melhor que o titular.

- Avaí 6x1 Grêmio Prudente: O Avaí começou o Brasileirão dando show. Diferente de 2009, quando começou penando, mas depois se recuperou. Goleada sobre o ex-Barueri com tranquilidade. Porém, vale lembrar que os catarinenses jogaram com dois homens a mais todo o segundo tempo, o que facilitou. O 1º tempo terminou 2 a 1, por exemplo. Depois do intervalo que deslancharam. Zagueiro Émerson foi o destaque, com um hat-trick. Caio, experiente meia ex-Flamengo, Coxa e Paraná, comandou o meio e fez dois gols. Roberto, bom atacante, fez o outro. William descontou para o Prudente.

Com time mesclando jogadores rodados (Marcinho Guerreiro, Caio, Sávio) e jovens com qualidade (Patric, Uendel, Roberto), o Avaí pode dar trabalho. E o Prudente, mesmo semifinalista do Paulistão, não me convenceu até agora.

- Ceará 1x0 Fluminense: O retorno do Vovô foi com grande estilo. Festa da torcida e vitória sobre o Fluminense. A terceira derrota de Muricy no tricolor carioca. Fred faz falta, mas não é a ausência do atacante o motivo. A vitória do Ceará foi merecida e conquistada no momento em que o time dominava o jogo, no 1º tempo. Gol de Geraldo, em pênalti sofrido pelo próprio atleta e que gerou a expulsão de Cássio. Faltam opções para jogadas. Depender só de Conca é complicado. Willians é fraco demais. A entrada de Everton, no lugar dele, melhorou o time, mas as chances reais de gol não apareciam. Resultado: vitória cearense.

Ceará tem um time bem comandado por PC Gusmão. Mas o time não é aquela coisa. Sem euforias. O Fluminense precisa de reforços. No meio, na zaga, nas laterais, no ataque... Muricy vai ter trabalho.

- Guarani 1x0 Goiás: Outro que retornou para a Série A, o Bugre conseguiu importante vitória. Na estreia de Vagner Mancini, o time derrotou o Goiás, do também estreante Émerson Leão, por 1 a 0. O gol foi marcado por Mazzola. Jogo não foi aquela maravilha. Guarani começa o Brasileiro com um time montado praticamente as vésperas. Lembro que isso acabou dando certo na Série B ano passado. O Goiás contava com desfalques importante. Então, placar magro e vitória merecida.

O Guarani tem um time com experientes jogadores, como Fabão e Baiano, além de jogadores rodados, como o volante Renan, o atacante Roger e o meia Preto, ex-Lusa. Mas, Mancini pode montar ali uma equipe competitiva. Eu aposto isso. Já o Goiás, com Leão, vai ter uma temporada difícil. Também aposto.

Nenhum comentário: