Publicidade

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Brasileirão: Timão segue na ponta e tricolores dominam os clássicos


- Fluminense 2x1 Flamengo: Fred mostrou que faz a diferença no Flu. Isso ficou demonstrado logo com 12 segundos. O camisa 9 levava perigo, enquanto Conca passeava em campo. Foi do argentino o belo passe para Rodriguinho abrir o placar. O Flamengo foi dominado durante todo o primeiro tempo, mas quase chegou ao empate no contra-ataque, principalmente com Vagner Love. O tricolor chegava bem, pelo meio e pela esquerda. No segundo tempo, a mesma coisa. E Conca fez o segundo, em belo chute de fora. O gol fez mal ao time, que se recuou e chamou o Flamengo. Porém, o rubro-negro só descontou com o goleiro Bruno, cobrando falta com perfeição.

Muricy ganha fôlego com o clássico. O time melhora muito com a presença de Fred e Conca. Vale destacar também a boa atuação do meia Marquinho e os apoios de Carlinhos pela esquerda. No Flamengo, Rogério Lourenço vai vendo o prazo de validade vencer. Ou o time se reforça, ou vai sobrar pro treinador. Destaco a atuação do jovem Diego Maurício. Já o restante...

- Grêmio 3x0 Avaí: Vitória tranquila do Grêmio. O Avai começou assustando, mas nada demais. O tricolor chegava sempre na bola parada. Foi assim que saiu o gol. Jonas cobrou falta e abriu o placar, após desvio. O mesmo Jonas ampliou, após passe do bom Maylson. No segundo tempo, a mesma coisa. Avaí começou assustando, O Grêmio chegava nas bolas paradas e com Maylson. Mas o gol desta vez não veio assim. Após troca de passes, Fábio Rochemback matou o jogo, já no fim.

Boa atuação do Grêmio, que tem tudo para se recuperar, principalmente contando com a força do Olímpico. Jonas segue em grande fase. Olho no jovem Maylson, bom jogador. A defesa tricolor que inspira cuidados. O Avaí é um time ajeitado, mas foi presa fácil do tricolor.

- Vitória 4x3 Atlético/MG: No jogo mais movimentado da rodada, o Vitória venceu. Rapidamente, Schwenck abriu o placar, no buraco chamado "zaga do Galo". O Atlético dava espaços, mas achou o gol de empate após contra-ataque, com Muriqui, depois de belo passe de Ricardinho. No fim do primeiro tempo, Schwenck apareceu novamente e colocou o time baiano em vantagem: 2 a1. O restante ficou para a segunda etapa. O Galo começou melhor e conseguiu o empate, desta vez com Ricardinho, cobrando falta. Quando chegava perto do terceiro gol, o goleirão Marcelo resolveu inventar... Aí apareceu Shwenck, que fez seu hat-trick e o terceiro do Vitória. O Atlético não demorou em responder e empatou pela terceira vez, com Diego Tardelli. E em mais um buraco na zaga atleticana, o estreante Evandro (ex-Atlético) finalmente deu números finais.

Grande jogo. Vitória aproveitou as bobeiras da zaga do Atlético e assegurou os três pontos. Galo tem um bom time. De Ricardinho a Diego Tardelli. No resto, muito limitado. Principalmente fora de casa.

- São Paulo 1x0 Palmeiras: No Morumbi, melhor para o tricolor, que foi melhor durante o jogo e venceu de forma justa. No primeiro tempo, foi o São Paulo quem teve as melhores oportunidades. O alviverde pouco assustava. E foi em duas contusões que a partida se decidiu. Primeiro, Cleiton Xavier saiu. Parraga colocou o volante Souza. Já Ricardo Gomes colocou o rápido Fernandinho no lugar de Marlos. Resultado: Fernandinho fez a jogada e Fernandão fez o gol. A entrada de Ivo melhorou o Palmeiras. O meia acabou sofrendo "dois" pênaltis. No segundo, o árbitro deu, já aos 41 . Mas Rogério Ceni fez a defesa na cobrança de Ewerthon. Defesa para dar justiça ao placar. Marcos ainda tentou de cabeça e quase empatou.

Vitória justa em um jogo morno. O São Paulo ainda não empolga, mas mostra um futebol competitivo. Vai brigar. Já o Palmeiras, está melhor, porém não o suficiente para empolgar ninguém. Ou reforça o ataque e tira Márcio Araújo, ou seguirá sofrendo dores de cabeça semanais.

- Grêmio Prudente 2x2 Corinthians: Timão não foi bem e parou no Prudente. Wanderley abriu o placar em belo chute. O Corinthians foi para cima, viu o árbitro não dar um pênalti claro sobre Paulinho, e chegou ao empate com William. Diego, antes do intervalo, deixou o Prudente na frente novamente. Na volta do intervalo, o Corinthians dominou totalmente. Com Bruno César no meio, a equipe ganhou mais qualidade. Foi em cobrança de falta dele que o alvinegro empatou, contando com desvio do zagueiro Dênis, marcando contra. Poderia virar o placar, mas pecou nas finalizações.

Tirando a goleada sobre o Atlético/MG, o Prudente mostra que deve mesmo brigar para não cair. Tem mais sorte que qualidade. O Corinthians tropeçou em si mesmo. Empatou porque não aproveitou as inúmeras chances. Pelo menos percebeu que Bruno César pode dar o toque de qualidade no meio que falta ao time de Mano Menezes desde a saída de Douglas, no ano passado. A equipe segue na liderança pelo menos.

- Santos 3x1 Guarani: Mesmo sem jogar bem, o Peixe conseguiu o resultado. Neymar, logo no início, abriu o placar. O cheiro de goleada passou pelo ar, mas bem rapidamente. O Guarani rapidamente equilibrou a partida e passou a jogar melhor. Baiano foi levando perigo nas cobranças de falta. A dupla Mazola e Roger também mostrava estar afinada e dava trabalho para a defesa santista. Era Felipe quem segurava as pontas lá atrás. Só não conseguiu parar a cobrança de falta bem batida por Baiano: 1 a 1. O gol fez o Santos acordar e acabou tendo dois pênaltis não marcados. Na segunda etapa, o Peixe tomou conta do jogo e o gol parecia questão de tempo. A equipe campineira até assustou. No fim, foi Marcel quem marcou, colocando o Santos na frente. André, logo depois, matou o jogo.

Resultado justo, mas sofrido. O Santos não jogou bem, errando muito no meio e dando espaços. Depois do intervalo, Dorival Júnior soube acertar a equipe. Mas o gol teimou para sair. Enquanto isso, mesmo com a derrota, o Guarani vai mostrando que pode dar trabalho. Um ou outro reforço e o Bugre pode incomodar ainda mais. Só precisa aproveitar as oportunidades.

- Cruzeiro 1x0 Botafogo: De roupa nova, o Cruzeiro sofreu para vencer o Botafogo no Mineirão. Thiago Ribeiro até que não demorou para abrir o placar. O alvinegro assustou várias vezes, com destaque para Renato Cajá. E para o goleiro Fábio, que fechou o gol. Tanto que pegou a penalidade cobrada pelo próprio Renato. Na etapa final, Jonathan apareceu bem pela direita, criando oportunidades para o Cruzeiro. No fim, o Botafogo passou a pressionar novamente. E Fábio fechou o gol mais uma vez. A bola também teimou em não entrar.

Botafogo foi muito melhor. Mesmo com alguns desfalques, o alvinegro merecia sair vitorioso. Só não fez isso graças a grande atuação de Fábio. Adilson Batista precisa arrumar a casa. Elenco tem. Só precisa aprender o encaixe certo das peças. E é bom fazer isso logo. O torcedor cruzeirense já não anda com tanta paciência.

- Vasco 3x2 Internacional: O time da virada. Foi assim que o Vasco ficou conhecido por um bom tempo. E voltou a ser na noite desta quinta-feira. O primeiro tempo foi equilibrado. Abbondanzieri e Fernando Prass mostraram serviço. O Inter foi aos poucos tomando conta do jogo, conduzidos pelo trio Andrezinho, Alecsandro e Walter. E foram de Andrezinho os dois gols do colorado, o primeiro em jogada individual e o segundo após belo passe de Alecsandro. O time vascaíno foi para o intervalo com um caminhão nas costas. Mas o peso parece ter ficado nos vestiários. A equipe retornou com uma atitude diferente e a reação foi aberta com o belo chute de Élton. O time gaúcho apostava nos contra-ataques e desperdiçava as oportunidades. O Vasco aproveitou a expulsão de Fabiano Eller e cresceu ainda mais. O Inter não aproveitou as chances, o time cruzmaltino sim. Ernani "achou" um pênalti, que só Héber Roberto Lopes viu. Philippe Coutinho cobrou e empatou. No embalo, Nílton acertou um chutaço e virou. Alívio e vitória vascaína.

O Vasco aliviou a pressão e aumentou a de Jorge Fossati. O Inter estava com o jogo nas mãos em praticamente todo o jogo. Fez 2 a 0, perdeu várias chances e viu o Vasco aproveitar. A expulsão de Fabiano Eller contribuiu. O pênalti "mandrake" encenado por Ernani também. Mas não justifica. Esse Vasco é fraco. Precisa se reforçar se quiser algo nesse Brasileiro.

PS: Fossati caiu enquanto eu fechava este post.

- Atlético/PR 2x1 Atlético/GO: Outro que aliviou a pressão foi o Atlético/PR. Ou não. Paulo Baier, o artilheiro dos pontos corridos, abriu o placar, cobrando falta. Depois disso, o goleiro Neto foi segurando as boas descidas do time goianiense. Quando começava a ser pressionado, Wagner Diniz fez boa jogada e ampliou. Com o gol, o Furacão esbarrou nas boas defesas do goleiro Édson e não conseguiu liquidar. Na etapa final, os visitantes dominaram. O gol só veio de pênalti, com o bom Elias. O empate ficou muito perto, mas parou no goleiro Neto, firme mais uma vez na meta atleticana. E também a bola que bateu caprichosamente na trave, aos 42.

Vitória sim. Fim de pressão? Não. O Atlético/PR não jogou bem e não dá sinais de que jogará sob o comando de Leandro Niehues. Além disso, o elenco é fraco para o Brasileiro. Ou melhora, ou a Série B vem aí... Já o xará goianiense vai fazendo boas partidas, porém sem sucesso. Está em penúltimo e já precisa vencer. O clássico sobre o pressionado e lanterna Goiás é a chance. Caso contrário, a pressão pode trocar de lado. E o meia Elias merece ser titular.

- Goiás 0x0 Ceará: Ainda falando em pressão, o Goiás segue sem vencer. Pelo menos pontuou. Empate sem gols com o Ceará, em casa. O primeiro tempo foi de poucas oportunidades, sendo as melhores para o time cearense. O Goiás melhorou no segundo tempo, mas sem grande perigo. O Vozão sim, chegava com perigo nos contra-ataques e ficou perto de garantir a vitória. Porém, o goleiro Rodrigo Calaça segurou o placar. O goleiro aliás foi muito aplaudido pela torcida.

Leão está com os dias contados no Goiás. Disse isso desde o começo. É só esperar. Domingo pode ser a última chance. Caso tropece, a queda é garantida. Já o Ceará segue como grande surpresa da competição até aqui. PC Gusmão tem em mãos um time limitado, mas que joga de maneira inteligente.

Imagens: Terra Esportes.

Nenhum comentário: