Publicidade

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Merecidamente TRIcolor

Merecido. É assim que eu vejo o título do São Paulo. Muito vai se falar de arbitragem, de corrupção, entre outras coisas. Porém, ninguém tira 11 pontos do nada. Nem fica 18 jogos sem perder a toa. Uma arrancada digna de história. Uma história de tricampeão, o primeiro tricolor. São vários os responsáveis. Desde a estrutura que o clube possui, até os jogadores. Eu destaco três: Hernanes, Borges e Rogério Ceni.

Hernanes não começou bem o Campeonato. Foi criticado abertamente por Muricy Ramalho, o que não é comum ser visto. Acordou. Chamou para si a responsabilidade de liderar o meio campo tricolor. Fez isso de forma incrível, impecável. Talvez nem sempre foi a estrela do jogo, mas taticamente atuava perfeitamente. Ainda falta algumas coisas para esse garoto, mas tem tudo para ser um dos grandes jogadores do futebol. E, com certeza, amadureceu muito nesse Brasileirão.

Borges não é craque. Muito menos é o atacante que todo clube sonha como reforço para o ataque. Teve um começo de ano complicado, era segunda ou terceira opção de ataque, que tinha Adriano como titular absoluto. Foi conseguindo seu espaço aos poucos. Na reação tricolor, desandou a fazer gols e jogadas importantes e terá com honra um lugar na história desse tricampeonato.

Por fim, Rogério Ceni. Falar dele é um pouco repetitivo. Confesso que sempre o vi se destacando muito mais pelos gols que faz, do que pelas defesas. Porém, nesse Brasileirão, ele mostrou o contrário. Foi o líder de sempre, mas fez defesas importantes em jogos decisivos. Como exemplo, contra Cruzeiro, Flamengo e, principalmente, Palmeiras. Entre outros. Comemorou esse título como um jovem que conquista seu primeiro campeonato. Fez a diferença tanto em campo, como fora dele. Foi Rogério Ceni.

Não, não me esqueci de Muricy Ramalho. Logicamente que ele é o maior responsável, tanto que merecerá um post especial desse blogueiro. Também se deve mencionar Marcelo Portugal Gouveia, que iniciou todo esse processo vencedor do São Paulo.

Parabéns Tricolores. Um título que deve ser festejado muito, com todo o merecimento. Ninguém é o primeiro hexacampeão (não vou entrar na discussão de Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa) e, principalmente, campeão três vezes de forma consecutiva sem merecer. Faça a festa.

2 comentários:

Márcio disse...

tsc tsc tsc, grande arrancada, já foi levantado uma estatística e o são paulo é o time que mais teve "ajuda" da arbitragem. Comemorar um título desses é a mesma coisa que eleger o Belinati e outros tantos.
Paarabéns à CBF, ao STJD, à comissão de arbitragem, à FPF e principalmente aos cofres são paulinos. Vocês sabem como fazer um "campeão" (?)
Lamentável!

Anônimo disse...

dalhe tricolor 6-3-3