Publicidade

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes

Nesse domingo, as 8h30 da manhã, horário de Brasília, Manchester United e LDU se enfretam em Yokohama para ver quem será o novo campeão do Mundial de Clubes da Fifa. Um jogo que para muitos (até para mim) deve dar o óbvio, a vitória do Manchester. Porém, quem disse que a LDU não gosta de contrariar?

Lembrando: de um lado, o campeão europeu, o Manchester United, que bateu o Chelsea nos pênaltis. Do outro, a Liga Desportiva Universitária (LDU) de Quito, que também venceu a Libertadores nos pênaltis, sobre o Fluminense.

Vamos a uma análise desses dois times que buscam erguer o belo troféu de campeão mundial:

- O Manchester volta ao Japão 9 anos depois de bater o Palmeiras, na ainda Copa Intercontinental. O time vai bem no Campeonato Inglês, onde é o atual terceiro colocado. Por isso, o time deve ter algumas variações, visto que o título nacional ainda é mais importante para os ingleses. O único desfalque certo é o de Hargreaves, machucado.

Os Reds Devils tem um time fantástico, bem postado em campo e com vários destaques individuais. Não se contenha em Cristiano Ronaldo Do goleiro Van der Sar, passando pelo zagueiraço Vidic, com a experiênica de Giggs e o atacante rechonchudo Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo não pode ser a única atenção adversária. E podemos ter dois brasileiros na final: o bom lateral-direito Rafael, ex-Flu, e que já caiu nas graças da torcida e de Sir Alex Ferguson, além de Anderson, que é mais volante que meia nesse esquema.

Já a LDU é um time conhecido por muitos aqui. Depois do que vimos na Libertadores, sabe-se que os equatorianos podem surpreender. Como o Inter surpreendeu o fantástico Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e cia. A LDU é um time que se preparou para o Mundial. Usou o Campeonato Equatoriano para fazer experiências táticas.

A equipe não mudou muito a forma de jogar da Libertadores. A saída de Guerrón foi o que fez o time mudar mais, pois Reasco, ex-São Paulo, não é um ponta direita como o antecessor. Joga mais como ala. O time vem em 3-4-2-1. No gol, continua o irregular e experiente Cevallos. Os zagueiros, que são regulares, contam com uma linha de quatro jogadores à frente, com os dois alas não tão avantes como no começo do ano. Na frente, Manso e Bolaños vem de trás e encostam em Bieler, o único atacante. Enfim, é a mesma LDU com rápida saída de bola e que congestiona o meio de campo.

Os ingleses bateram na semifinal os japoneses do Gamba Osaka, em um grande jogo e de vários gols: 5 a 3, sendo que 4 gols do Manchester foram marcados pelo alto. Já a LDU despachou os mexicanos do Pachuca, vencendo por 2 a 0 e dando mostras que não veio para ser vice. Jogou simples e venceu.

A grande questão é: os europeus já aderiram a idéia de ganhar o Mundial? Porque muito se ouve que é apenas um torneio amistoso. Antes sim, sabemos que não era levado tão a sério. Mas, e agora com a tutela da Fifa? O Milan não brincou ano passado e levou em cima do Boca. Esse ano, espera-se o mesmo do Manchester. Mas, que tomem cuidado com a LDU. Surpreender já está presente no vocabulário equatoriano. Jogão.

Nenhum comentário: