Publicidade

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Balanção de fim de ano

Galera... Fim de ano, muitas festas, descanso, etc. Por isso dei uma parada desde o Mundial. Passo aqui para fazer um balanço das contratações dos principais clubes brasileiros. Vamos lá:


Atlético-MG: O Galo centenário terá Leão como treinador em 2009. Boa aposta. O primeiro reforço é o volante Junior, ex-Flamengo. Nada demais. A volta de Éder Luís para o ataque é muito melhor. A equipe tem interesse em Jadílson, ex-Cruzeiro, para a lateral-esquerda, e em Somália, atacante que está no Fluminense.


Atlético-PR: O único reforço certo é o atacante Jorge Preá, do Palmeiras. É esperar pra ver. O time perdeu o zagueiro Danilo, mas que não vinha sendo utilizado. Se fala na volta do meia Adriano Gabiru. Passo.


Botafogo: O time ganha a cara de Ney Franco. Chegaram do Cruzeiro os zagueiros Teco e Wellington, o volante Léo Silva e os atacantes Weldon e Diego, que chegou antes. Juntam-se aos volantes Fahel, ex-Goiás, e Batista, ex-Avaí; ao meia Jean Carioca, vindo do ABC; e aos atacantes Reinaldo, ex-Flamengo e que estava no Japão, além do meia Maicossuel, que vem do Palmeiras. É um novo Botafogo em 2009. A expectativa é ótima.


Coritiba: Para o centenário, o técnico Ivo Wortmann terá uma grande missão pela frente. Bons reforços foram contratados. O zagueiro Pereira, vindo do Grêmio, o bom lateral-esquerdo Vicente, da Ponte Preta, o lateral-direito Márcio Gabriel, do Ipatinga, o volante Rodrigo Pontes, do Barueri, ex-Corinthians, e principalmente o atacante Marcos Aurélio, ex-Atlético-PR e Santos, que estava no Japão. Um bom grupo, somado ao que já se tem. O grande impasse é Keirrison. Bobagem mante-lo até abril se o jogador quer sair. Se quer ficar, é outra história.


Corinthians: Com ótimas contratações e uma base assegurada, o Timão vem com tudo em 2009 - pelo menos na teoria. Contratou os zagueiros Escudero, do Argentino Juniors, e Jean, do Grêmio, o volante Túlio e o atacante Jorge Henrique, ambos do Botafogo, e os também atacantes Souza, ex-Flamengo, e lógico, Ronaldo. Somados aos bons meias Douglas e Morais, o atacante Dentinho, o lateral André Santos, entre outros, o time comandando por Mano Menezes dá jeito de que veio pra fazer muito barulho.


Cruzeiro: A Raposa fez muito bem em manter Adílson Batista. Até agora poucas contratações, mas o principal é não ter perdido nenhuma peça importante. Chegaram os atacantes Soares, ex-Londrina, Figueirense e Fluminense, e que estava no Grêmio, Alessandro, ex-Fluminense e Flamengo, e Wellington Paulista, ex-Botafogo. Ótimos reforços. Faltam laterais, principalmente pela direita. Mas tem um bom elenco.


Flamengo: Muito barulho, poucas contratações. O técnico Cuca pelo menos tem a manutenção do grupo de 2008. Chegaram duas apostas: o zagueiro Douglas e o volante Willians, ambos do Santo André. Podem aparecer nos próximos dias o atacante Herrera, do Corinthians, e o meia Michael, ex-Palmeiras e que estava no Santos. Por enquanto, o Fla 2009 é uma incógnita. Pelo menos está bem servido de técnico.


Fluminense: Depois da debandada de jogadores para o São Paulo, o Flu começa a contratar. E bem. Vieram o lateral-direito Mariano, ex-Atlético-MG, a ótima revelação Xandão, zagueiro vindo do Guarani, Jaílton, volante do Flamengo, o meia Leandro Domingues, do Cruzeiro. Foram acertados os principais reforços para 2009: o atacante Leandro Amaral, ex-Vasco, e o ótimo volante Diguinho, do Botafogo, e está perto de anunciar o lateral-esquerdo Leandro, ex-Palmeiras. Na minha opinião, repôs muito bem as perdas. Com Renê Simões, o Flu vai dar liga.


Goiás: No estilo "come-quieto", vem se reforçando bem, apesar de perder bons jogadores. Dentre os reforços, destaque para o atacante Felipe, do Náutico, e o meia Rafinha, do São Caetano. Perdeu o lateral-esquerdo Júlio César, que não tem futuro definido, e o bom volante Fahel, que foi para o Botafogo.

Grêmio: Um time se arrumando. É assim o Grêmio de Celso Roth. De importante, perdeu apenas a boa revelação Rafael Carioca, que foi para a Rússia. Chegam ao Olímpico o lateral-direito Ruy, ex-Naútico, o lateral-esquerdo Fábio Santos, ex-Cruzeiro, os zagueiros Fábio Ferreira, ex-Corinthians, e Rafael Marques, ex-Goiás, o volante Diogo, do Figueirense, e o atacante Alex Mineiro, do Palmeiras. Tirando os dois zagueiros, que não me agradam, são bons reforços. Mas o Grêmio precisa de mais.


Internacional: O time não perdeu grandes peças e o time titular foi mantido. Apenas um reforço confirmado: o ótimo meia Giuliano, vindo do Paraná. Nos próximos dias, o volante Edinho pode ser negociado com o futebol italiano, e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, do Vitória, pode chegar. Se manter 90% do time, o Inter deve ir longe em 2009.

Palmeiras: Depois da saída de vários atletas, o Palmeiras vai se reforçando de maneira quieta, mas muito bem. Além dos reforços já antecipados, como os meias Marquinhos, do Vitória, e Cleiton Xavier, do Figueirense, vieram mais três reforços: os zagueiros Maurício, do Coritiba, e Danilo, do Atlético-PR, além do lateral-esquerdo colombiano Pablo Amaro, vindo do América de Cali e titular da seleção colombiana. Três reforços podem ser anunciados nos próximos dias: Vítor, lateral do Goiás, Nicolas Spolli, zagueiro argentino do Newll's Old Boys, e Willians, volante do Vitória. Sem barulho, vejo um forte Palmeiras para 2009. Falta apenas definir se Kléber fica, e se Keirrison vem. De resto, um bom time.

Santos: O time praiano é mais um que vem se reforçando bem e sem alarde. Chegaram os meias Madson, do Vasco, e Lúcio Flávio, do Botafogo, o volante Germano, que estava no Japão, o lateral-direito Luizinho, do Flamengo, e o lateral-esquerdo Triguinho, também do Botafogo. Está perto de trazer os atacante Roni, ex-Fluminense, e Leandro, ex-São Paulo, que estão no futebol japonês. Aos poucos, vai ganhando uma cara forte e competitiva.

São Paulo: Junto ao Corinthians, o mais badalado nas contratações. Contratou muito bem até aqui e não perdeu quase ninguém. Chegaram o lateral-direito Wagner Diniz, vindo do Vasco, o volante Eduardo Costa, ex-Grêmio, o zagueiro Renato Silva, do Botafogo, e o pacote vindo do Fluminense, formado pelo lateral-esquerdo Júnior César, o volante Arouca e o atacante Washington. Ainda busca um meia para fechar o time, mas é tão bom quanto o que foi tri Brasileiro.

Vasco: A melhor contratação é de longe o técnico Dorival Júnior. Para o time, chegaram vários jogadores: os laterais Fágner, ex-Corinthians, Paulo Sérgio, ex-Grêmio, Fernandinho, do Vila Nova, e Ulisses, ex-Fluminense; os zagueiro Titi, do Náutico, e Gian, do Ipatinga; o volante Pedro Vera e o meia Benitez, ambos vindo do Paraguai; e os também meias Jéferson, do Santo André, e Léo Lima, que volta a equipe, vindo do Palmeiras. Faltam atacantes, um bom zagueiro e um goleiro que dê mais segurança. E Edmundo pode continuar. Precisa mesmo?

Um ótimo 2009 para todos. Volto dia 2, com a apresentação dos clubes para o próximo ano.

Um comentário:

santiago disse...

Rodrigo, estou muito contente pela qualidade do seu blog e pela sua evolução. Você vai chegar lá onde vc sonha e só vocÊ sabe onde é. Continue evoluindo, pois é necessário. Abraço, Marcus.