Publicidade

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tristeza e alívio

A última rodada teve seus contrastes para os torcedores dos quatro times que lutavam contra o rebaixamento. De um lado, alívio. De outro, tristeza. Assim foi o domingo de torcedores de Atlético-PR, Náutico, Figueirense e Vasco.

Primeiro, os aliviados. Já disse antes o que se confirmou: Geninho e Roberto Fernandes deveriam ter um busto em homenagem no Atlético e Náutico, respectivamente. Os dois possuem uma grande identificação com seu clube, e sempre que voltam conseguem cumprir um objetivo.

O Atlético-PR jogou como deveria sempre atuar. Com vontade, para frente, sem medo. Foi assim que conseguiu vencer e ainda ganhar uma vaga na Sul-Americana de brinde. Tinha pela frente o jogo mais complicado entre os quatro que ainda corriam riscos, e foi quem jogou melhor. O Flamengo até tentou, mas o Furacão foi, depois de muito tempo, o Furacão. E atropelou o rubro-negro.

O Náutico pode não ter conseguido a vaga na Sul-Americana. Mas, está em dia com os santos. Aliás, com o Santos. Um golzinho e o rebaixamento viria. Kleber Pereira quase jogou o alvirrubro para a Segundona. Sorte? Capacidade? Competência? Não sei. Somente posso dizer que Roberto Fernandes deve durar um bom tempo no Timbu.

Agora, os que caíram. Pintado tinha uma missão quase impossível pela frente. Um time sem moral, que não vinha jogando bem há tempos e praticamente entregue. Faltavam três jogos: Náutico, Botafogo e Internacional. Justo um técnico que tinha ido mal nos clubes que passou esse ano. Precisava fazer 100%. Ninguém acreditava, mas ele conseguiu. O Figueira fez sua parte. Algumas rodadas antes e talvez o Figueirense escapasse dessa. Para a torcida ficou o pior sentimento: a frustração. O 3 a 1 sobre o Inter de nada valeu, e o time foi rebaixado. Florianópolis não poderá ver seu grande clássico na Série A, e terá agora o Avaí como representante.

Fica a pergunta: o que aconteceu com um time que, de vice-campeão da Copa do Brasil 2007 foi para o rebaixamento em 2008?

Não vou me prolongar sobre o Vasco, pois falarei mais em post específico sobre o ano do clube. Penso que já sabemos o grande culpado. O time apenas colheu o que foi plantado em sua história recente. Uma pena tal culpa cair sobre Roberto Dinamite, mesmo ele já vir fazendo algumas bobagens. Conseguiram colocar em campo o pior Vasco que vi e que tenho conhecimento. Um time pífio, com jogadores muito abaixo do que o Vasco merece. Quem paga pelos erros é o torcedor. Esse que sofre, acompanha, investe, chora, vibra com o clube do coração.

O time cruzmaltino é mais um que paga por seus diretores, assim como o Palmeiras de Mustafá, o Botafogo de Montenegro, o Corinthians de Dualib. Torço para que esses tiranos do futebol brasileiro acabem. E que a CBF e tantas federações não tenham que ver o futebol chegar o fundo do poço para trocar de presidente.

Série B pode ser uma chance de se reerguer. Palmeiras caiu e em 2003 já conquistou uma vaga a Libertadores. O Grêmio rebaixado em 2004 hoje é vice-campeão brasileiro. Assim aconteça com o Vasco e os outros grandes. Que aprendam a lição e voltem ao seu devido lugar. Quanto ao torcedor, uma certeza: o coração não cessará de bater pelo seu clube, pois é um apaixonado.

Nenhum comentário: