Publicidade

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Quem é que cai - última parte

Lá se foi a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A penúltima. Foram 37 chances de não ficar na situação de risco, vendo o rebaixamento de perto. Dois times já foram para a Série B. Quatro brigam para não ficar com as duas vagas restantes.

O Ipatinga entrou no Brasileirão favorito à queda. Todos esperavam que o time, rebaixado no Campeonato Mineiro, repetiria a dose no Nacional. E aconteceu. Já a Portuguesa, esse blogueiro não esperava. Ou não queria. Não sou torcedor da Lusa, mas como tantos, posso dizer que é o meu segundo time. O time cresceu muito da metade do Campeonato para cá, mas desperdiçou a chance nos dois jogos em casa, contra Goiás e Sport. Já era. Os dois que subiram esse ano, voltam para a Segundona.

Restam duas vagas. São quatro "candidatos": Vasco (40 PG), Figueirense (41), Atlético-PR (42) e Náutico (43). Vão fazer de tudo para fugir. Para uns, basta vencer. Para outros, além de vencer, tem que secar. Vale lembrar que o Santos só cai se o Figueirense tirar 16 gols de saldo em uma rodada. Ou seja... não cai. Vamos as ameaçados:

O Vasco será o maior secador da rodada. Não basta vencer o Vitória. Dois dos quatro candidatos tem que tropeçar na rodada. A vitória contra o Coritiba dá moral ao time e pode-se confiar outra sobre o rubro-megro baiano. O grande problema está nos adversários: o Náutico precisa de um empate contra o Santos para se livrar. O Figueirense recebe o Internacional, em casa e o Atlético recebe o Flamengo. Não é nada improvável que todos vençam na rodada. Assim como podem ser vencidos pelo nervosismo.

O Figueira ainda não sabe qual Inter vai encarar. Se o time titular, de ressaca (boa ou ruim) da decisão da Sul-Americana, ou os reservas, que derrotaram o Cruzeiro. É importante destacar a superação dos catarinenses, após a chegada de Pintado. Eu já dava a equipe como virtualmente rebaixada, e queimei a língua. As vitórias sobre o Náutico e sobre o Botafogo foram conquistadas com superação e muita garra. Parece ser outro time.

Esse é outro fator contra o Vasco. Todos estão em evolução. O Náutico conseguiu uma virada fantátisca contra o Atlético-PR e só precisa de um empate contra o Santos, fora de casa, para se livrar de vez, o que não é tão complicado, visto que o Peixe está em clima de "fim de feira" e joga sem seu matador, Kléber Pereira. Tudo concorre para os pernambucanos permanecerem, mas tem que ficar esperto, pois o time é limitado. Já disse que se o alvirubro não cair, Roberto Fernandes merece uma estátua nos Aflitos.

Outro que merece uma estátua, porém na Arena da Baixada, é Geninho. O Atlético-PR é o único que enfrenta um adversário com objetivos no Campeonato. O empate do Flamengo ontem faz do jogo uma incógnita: pode ser fácil, pode ser complicado. Eu voto na segunda opção. E o Furacão precisa vencer. Um empate pode ser crucial.

Enfim, saindo de cima do muro: o Vasco deve ganhar, o Figueirense também. Náutico e Atlético-PR empatam. Se assim for, Vasco e Atlético arrumam as malas para a Série B. Mas como esse blogueiro parece o Pelé nas previsões e não acerta uma, pode ser tudo ao contrário.

Uma certeza: quem escapar, vai querer esquecer tudo isso e não viver mais essa situação. Embora que essa galera nunca aprende...

Nenhum comentário: