Publicidade

sábado, 15 de janeiro de 2011

Vai Começar: Gauchão 2011

Começa neste final de semana o Campeonato Gaúcho. Para variar um pouco, deve novamente ficar entre Grêmio e Inter. Mesmo que a cabeça de ambos esteja totalmente voltada para a Libertadores. Os rivais não apresentam grande esforço. Pelo menos esse ano mudou o nome das taças. Saí Fabio Koff e Fernando Carvalho e entram Piratini e Farroupilha. Muito melhor.

O Gauchão 2011 segue a mesma fórmula de disputa dos últimos anos. São 16 equipes, divididos em dois grupos. Primeiro turno um grupo enfrenta o outro, segundo turno, os times se enfrentam no mesmo grupo. Em cada um dos turnos, classificam os quatro primeiros de cada grupo, com cruzamento para quartas-de-final, semifinal e final. Os campeões dos turnos se enfrentam na decisão.

Uma rápida passagem pelos times. Quase nada, aliás. Pouca gente chegou, no interior são poucos os rostos conhecidos. Porém, não faltará a raça gaúcha. Isso nunca.

Grêmio: Atual campeão, o tricolor vai com a mesma base que ficou em 4º no Brasileirão. Apenas o atacante Lins, do Criciúma, chegou até agora. É certo que novos nomes virão até a próxima semana.

Mas quem começa o Gauchão é o mesmo time de 2010. Com isso, Victor, Douglas e Jonas seguem como os comandantes do Grêmio em busca do bicampeonato. Renato Gaúcho arrumou a casa em 2010. Quer colher os frutos em 2011.

Internacional: O colorado novamente dividiu a equipe em dois. Os titulares voltam apenas dia 20 das férias. Quem disputa o Gauchão é o time B, formado por jogadores das categorias de base do clube e atletas pouco utilizados por Celso Roth. Tempo para a equipe principal digerir a derrota para o Mazembe no Mundial e focar de vez no bi da Libertadores.

O time é totalmente diferente. Nem Celso Roth será o técnico. Enderson Moreira comanda a equipe, que conta com o goleiro Muriel, os zagueiros Ronaldo Conceição e Ronaldo Alves, o meia Marquinhos e o atacante Guto. Devem se juntar ao time o meia Thiago Humberto e o lateral-direito colombiano Bustos, ambos para manter a forma até ser novamente emprestados ou até mesmo negociados em definitivo.

Resta saber quando os titulares entram na competição – ou se entram. Com o time B, é difícil sonhar com algo.

Caxias: Contando com alguns nomes conhecidos, o Caxias quer surpreender. Chegaram ao time o lateral-direito Patrício, ex-Grêmio e Vasco, o meia Rodrigo Paulista, ex-Inter, e o rodado Lima, atacante que já passou por Atlético (PR), Corinthians, entre outros tantos clubes. Vai dar trabalho.

Juventude: Um time em queda, tanto nas divisões nacionais, quanto na estrutura. Assim é o Juventude. Com orçamento baixo e sem grandes nomes, tenta recomeçar em 2011, após amargar a queda para a Série D do Brasileiro em 2010. Os mais conhecidos do time são volante Jardel e lateral-esquerdo Anderson Pico, ex-Grêmio. A esperança passa pelo atacante Zulu, que estava no futebol sul-coreano. Recomeçar é a palavra no Ju.

Outras equipes: Dificilmente alguém vai aprontar entre os pequenos. A briga promete ser boa pelo título do Interior e por uma vaga nas competições nacionais, como Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.

Alguns times têm seus destaques. O São José, simpaticamente conhecido como Zequinha, tem o lateral-esquerdo Chiquinho, ex-Internacional, e o atacante Álvaro Mendez, vindo do Nacional (URU).

No Pelotas, você encontrará Sandro Sotilli, eterno atacante, e Makelele, ele mesmo, ex-Palmeiras e Grêmio. Olho no bom João Paulo, também atacante.

Outro que tem um nome experiente é o Novo Hamburgo, que completa 100 anos em 2011. O destaque é Rodrigo Mendes, ex-Grêmio. O Lajeadense é mais um que comemora o seu centenário neste ano.

Por fim, temos o Porto Alegre, time fundado por Assis. Sim, o irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho. A equipe é comandada por Marcelo Rospide.

Nenhum comentário: