Publicidade

sábado, 3 de setembro de 2011

Brasileirão - Balanço 1º turno - Candidatos ao título

Chegamos a metade do Campeonato Brasileiro. Os rumos estão praticamente definidos. Já dá para ter uma ideia de quem briga por título, Libertadores, contra o rebaixamento ou vai ficar a toa.

Com atraso, coloco aqui as previsões para os times do Brasileirão. Começamos com os candidatos ao título.

Corinthians: Por mais irregular que venha sendo, tem time para chegar. E um bocado de sorte. Quando tropeçou, os que estão brigando pelo topo também não foram bem. Adriano vem aí. Será solução? Ele será o medidor do time.

A equipe conta com um ótimo goleiro, dois bons volantes e uma zaga titular muito firme. O destaque do time até aqui é Paulinho, motor no meio. O grande problema para chegar ao título é a falta de opções para marcação e defesa.

Previsão - Vai brigar pelo título até o fim.

Vasco: Entrou na competição com a cabeça na Copa do Brasil. Ficou na ressaca pós-título. E mesmo com tudo isso, é um forte candidato para o título. Vale lembrar que foi motivo de piada no começo do ano. O meio-campo é de muita qualidade. Juninho, Diego Souza (quando quer jogar) e Felipe formam um trio capaz de decidir. Tem um bom goleiro e uma zaga bem acertada.

Porém, o problema com Ricardo Gomes gera uma grande incógnita. Quem assumirá o time. E, quem vier, continuará esse trabalho feito por Gomes? É a dúvida do torcedor.

O destaque do time é Dedé, cada vez melhor. Os problemas são a lateral-esquerda e a irregularidade dos atacantes.

Previsão – Briga pelo título, mas depende do novo técnico.

Botafogo: Surpresa para muitos, o alvinegro carioca chega na luta pelo título e mostrando um bom futebol. Organizado taticamente e com um meio-campo de muita técnica e velocidade, o time de Caio Júnior vai incomodar muito. Renato e Elkeson chegaram e mudaram o comportamento do time. O primeiro deu qualidade no passe. O segundo, velocidade e ofensividade, principalmente no lado esquerdo. No gol, Jefferson prova cada vez mais porque é Seleção. Loco Abreu jogou pouco, mas quando joga, faz uma diferença incrível.

Elkeson é o grande nome deste time. O lado direito, Maicosuel e a irregularidade da zaga são os problemas. Além da velha sina de que “tem coisas que só acontecem com o Botafogo”.

Previsão – Briga pelo título até o fim.

Flamengo: Com Ronaldinho jogando muito, o rubro-negro entrou na briga pelo título. Porém, depender apenas do camisa 10 é complicado. O time tem um bom meio-campo, com Airton, Willians, Renato e Thiago Neves. Os laterais funcionam muito bem. Junior Cesar arrumou o lado esquerdo.

Porém, a zaga é um problema sério e nem a chegada de Alex Silva deu muito jeito. Faltam opções para o meio. E Deivid até deu sinais que resolveria na frente, mas foi uma leve ilusão. Depender sempre de Jael não dá.

Previsão – Briga pelo título, mas não leva.

São Paulo: O tricolor é o azarão do grupo. Tem bons nomes, mas ainda não se encontrou nas mãos de Adílson Batista. Irregular demais, principalmente no Morumbi. E isso custa caro nos pontos corridos. A defesa é oscilante. Os laterais não funcionam com frequência. O meio é de qualidade, com Casemiro e Lucas. Dagoberto está muito bem no ataque.

A grande chave é Luís Fabiano. Se encaixar no time, o tricolor pode engrenar. Falta um camisa 9. E Fabuloso pode ser essa peça. Além de acertar os problemas citados anteriormente.

Previsão – Briga mais pela Libertadores do que pelo título.

Palmeiras: O alviverde tem um time, mas não tem elenco. E esse é o grande problema de Felipão. Marcos é excelente, Cicinho é um dos melhores da posição na competição, a zaga é firme. O meio-campo é bem organizado. A bola parada é muitas vezes fatal. Valdívia voltou a jogar bem, Luan é essencial taticamente e Kléber, mesmo sem marcar gols, é uma referência.

Olhando assim, é um candidato ao titulo. Mas, basta uma dessas peças não jogar e pronto. Sem boas opções e um homem-gol, o Palmeiras pensa mais em uma vaga na Libertadores do que no título.

Previsão – Se os titulares derem sequência, garimpa uma vaga na Libertadores.

Nenhum comentário: