Publicidade

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Raposa e os argentinos

Definidos os dois últimos semifinalistas da Copa Libertadores. E lá vem dois times de chegada.

- No Morumbi, o Cruzeiro não deu chances ao São Paulo e liquidou a fatura: 2 a 0. Fim da história de que a Raposa só vence em casa. Fim de papo para o atual elenco tricolor? Não sei. Mas, é evidente que algumas coisas precisam mudar.

O jogo foi todo do Cruzeiro. O que se viu foi um São Paulo perdido em campo, contra um Cruzeiro que jogou melhor e de forma inteligente. Muricy errou ao lançar Richarlyson na zaga e Hernanes no banco. Ou pior, deixar Dagoberto no banco e não colocar o atacante pela direita. O tricolor até tinha posse de bola e pressionava no campo de ataque, mas não era objetivo, sem finalizar. Na primeira etapa, foram três boas conclusões mineiras contra apenas uma dos donos da casa. Na melhor chance da Raposa, Kléber chutou de fora e Dênis se esticou todo para fazer a defesa. E aos 43, o fator decisivo da partida: Eduardo Costa fez falta dura em Jonathan e, como já tinha amarelo, foi corretamente expulso.

O São Paulo voltou com Dagoberto no lugar de Washington - mais uma fraca atuação - e Hernanes no de Junior Cesar - erro de Muricy, ao meu ver, que insistiu em Zé Luís, fraco na partida. Mas parou em um Cruzeiro bem posicionado e com boa saída de bola. O que se via erea um tricolor abusando em errar passes e com excesso de preciosismo na criação. Melhor em campo, a Raposa conseguiu matar a partida aos 21 minutos. Henrique recebeu na direita e mandou uma bomba, no ângulo de Dênis: golaço! 1 a 0 Cruzeiro. Silêncio no Morumbi.

Adílson Batista mecheu no time, tirando Wagner e Jonathan e colocou Jancarlos e Thiago Heleno. Com isso, equilibrou a defesa, mas não deixou de dominar o jogo. Aos 30, Kléber bateu cruzado e por pouco não ampliou. Muricy, vendo a dificuldade de sua equipe chegar ao ataque, fez uma última tentativa: tirou Zé Luís e colocou André Lima. Porém, aos 35, o Cruzeiro liquidou o jogo. Bernardo chutou da entrada da área e André Dias saltou colocando a mão na bola. Pênalt e expulsão do capitão sãopaulino. Kléber cobrou bem e fez: 2 a 0. A partir daí, o que se viu foi o São Paulo abusando de entradas violentas, como as de Renato Silva e Borges - essa, digna de STJD - em Kléber. Wellington Paulista ainda mandou uma bola na trave. Fim de jogo: Cruzeiro classificado. São Paulo fora, novamente frente a um time brasileiro.

Venceu quem foi mais inteligente, quem teve uma equipe mais compacta e que soube aproveitar melhor os espaços dados pelo adversário. O resultado apenas deixa evidente o que se comenta aqui em toda a temporada: o São Paulo está cm um time muito inferior do que era esperado. Não tem variação de jogadas, seus dois principais atletas estão em baixa (Hernanes e Jorge Wagner) e alguns problemas com jogadores ficaram evidentes, como o caso de Borges. Além disso, a contusão de Rogério Ceni fez o elenco sentir muito a falta de seu capitão e líder. Já o Cruzeiro vem sendo elogiado desde o início por esse blog e com razão chega as semifinais. É um time com variação de jogadas, sabe usar bem as laterais como os meias. Tem dois volantes que sabem apoiar com qualidade. O único defeito, que era saber jogar bem fora de casa, parece ter sido exorcizado. E tem um dos principais jogadores do país: Kléber. Um atleta com cara de Libertadores. Possui raça e técnica. E se segurou bem, apesar das entradas duras da zaga são-paulina.

Enfim, chega o Cruzeiro e vai agora enfrentar o Grêmio, em duas partidas eletrizantes. Quando todos falam de São Paulo, Internacional, Corinthians, etc., Cruzeiro e Grêmio tem tudo para conquistar o mais desejado torneio das Américas.

- E os argentinos chegaram. Depois do fracasso na primeira fase, a queda do Boca Juniors, o então contestado Estudiantes chega as semifinais. O time de Verón precisava apenas de um empate, mas despachou o surpreendente Defensor com mais uma vitória, agora em casa. Aos 13 minutos, após cruzamento para a área, a zaga uruguaia cortou mal e Benitez mandou pro gol: 1 a 0. Agora, o Estudiantes pega outro time uruguaio: o Nacional.

Façam suas apostas.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

MInha aposta: Cruzeiro!!!!!(óbvio rss). Foi um jogaço que há muito tempo não sei via. Perfeito. E ainda com um gol de Henrique, desacreditado por muitos, inclusive por mim. Valeu! Agora é só esperar o Grêmio e despachar mais um.
Rumo ao Tri.