Publicidade

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Série A: Curtas da 8ª rodada.

- Barueri 4x2 Atlético/MG: No jogão da rodada, o Barueri goleou o Atlético e derrubou a invencibilidade do líder do Brasileirão. Segunda goleada seguida do caçula do Brasileirão, que tinha despachado o Cruzeiro, na última rodada, pelo mesmo placar. Thiago Humberto e Fernandinho abriram a vantagem no primeiro tempo, o Galo empatou com dois gols de pênalti, ambos de Diego Tardelli. Mas, na superação, o Barueri chegou a vitória, com mais um gol de Thiago Humberto e de Marcos Pimentel. Resultado que deixa o Barueri no G4. O Atlético é líder, ao lado do Inter.

O Barueri dominou o jogo e usou muito bem a movimentação da dupla Thiago Humberto e Fernandinho. Marcos Pimentel não pode ser reserva nesse time. E Estevam Soares mais uma vez volta a surpreender em um início de pontos corridos. Já o Galo não teve criatividade, mas mesmo assim quase arrancou um empate na Arena Barueri, mas teve dois homens expulsos, que deram espaço para os donos da casa matarem o jogo.

- São Paulo 2x0 utico: Na estreia de Ricardo Gomes frente ao Tricolor, uma vitória com a mesma cara de antes. Porém, é um resultado que dá moral para o começo de trabalho. Enquanto isso, o Náutico segue em queda de produção e entrou na zona de rebaixamento. O Timbu é 17°, e o São Paulo, 11°.

Ainda errando muitos passes, mas até criando mais, o São Paulo foi mais perigoso no primeiro tempo. Mas os erros permitiram algumas investidas do time pernambucano. Os gols vieram no segundo tempo, ambos através de Hernanes, que voltou ao time titular. Primeiro, o meia cobrou falta e Jean Rolt completou de cabeça. O segundo gol também veio com Hernanes, em outra cobrança de falta. Desta vez, a bola desviou na zaga e entrou.

Jogando no 4-4-2, com um losango no meio, deixando Hernanes um pouco mais livre e Marlos na criação, o torcedor são-paulino pode conhecer um pouco a ideia de Ricardo Gomes para o time. Washington segue em má fase, teve chances, mas não marcou. E ainda ouviu vaias de parte da torcida. Enquanto isso, o Náutico, tirando um ou outro jogador - como Derley e Gilmar - é um time muito comum, que se não melhorar, vai brigar para não cair.

- Atlético/PR 1x0 Corinthians: Na Arena da Baixada, o Furacão teve dificuldades, mas venceu os reservas do Corinthians. A primeira vitória dentro de casa, que tira o time da zona de rebaixamento. Com a cabeça na final da Copa do Brasil, o Timão quase conseguiu arrancar um pontinho. É o 6° colocado.

A partida foi movimentada, corrida, mas com poucas chances claras de gol. O Atlético usava muito seus laterais para chegar ao gol, principalmente através da correria de Márcio Azevedo pela esquerda. O trio de zaga atleticana fez boa partida, dando pouco espaço a Morais e Souza (!). O melhor jogador corintiano era Marcelinho, que se movimentava mais e buscava espaços. O gol da vitória do rubro-negro veio de bola parada. Paulo Baier cobrou falta com perfeição e fez a alegria da torcida. No segundo tempo, o Furacão quase ampliou em algumas jogadas, enquanto o Corinthians ainda parava na falta de criatividade e de entrosamento. Ficou mesmo no 1 a 0. Resultado justo.

- Botafogo 1x4 Goiás: Em grande partida do time goiano e mais uma atuação fraca do alvinegro, a torcida do Engenhão viu um passeio do Goiás. Digamos que foi "4 a 1, fora o baile". O torcedor botafoguense não tem muitas esperanças com sua equipe, que é o lanterna da competição. Enquanto isso, nos altos e baixos, o Goiás é o oitavo.

Comandado pela dupla Felipe Menezes-Felipe, o Goiás pressionou desde o começo. Até conseguir o primeiro gol, com Felipe Menezes. Depois, o time caiu de produção e sofreu o empate - golaço de Victor Simões. Porém, no finalzinho do primeiro tempo, Felipe fez, de pênalti, o segundo dos goianos. Na segunda etapa, Rafael Tolói e Iarley mataram de vez o jogo. Crise no alvinegro carioca, que não se encontrou desde a saída de Maicossuel e Reinaldo. E Ney Franco, se não vencer na próxima rodada, deve cair. Enquanto isso, o Goiás segue nos altos e baixos, mas tem cara de quem vai surpreender ainda.

- Cruzeiro 1x0 Avaí: Fechando a rodada de sábado, o Cruzeiro, mesmo com um time inteiro de reservas, venceu o Avaí por 1 a 0. Resultado que deixa a Raposa em nono, enquanto os catarinenses seguem na zona de rebaixamento, em 18°.

O jogo foi equilibrado. Zé Carlos fez, de pênalti, o gol do jogo, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o goleiro Andrey parou as tentativas do Avaí em chegar ao empate. Mesmo com a garotada, o Cruzeiro conseguiu impor um bom ritmo e conquistou três pontos importantes.

- Palmeiras 1x1 Santos: Sem Luxemburgo e Keirrison, o Verdão ficou no empate com o Santos, em um jogo marcado por ser um tempo para cada equipe. Se o Palmeiras dominou o primeiro, o Peixe foi melhor no segundo. O resultado não poderia ser outro. O Palmeiras agora é quinto e o Santos é o 10°.

Comandados por - quem diria - Obina, o Palmeiras chegava com mais perigo ao gol. O atacante era o que mais incomodava a defesa santista. E foi dele o gol palmeirense. Cleiton Xavier chutou, Douglas rebateu e o centroavante completou: 1 a 0. Resultado justo pelo desempenho do primeiro tempo. Mancini voltou para o segundo tempo com Robson no lugar do apagado Neymar. O Verdão, de maneira errada, tentou segurar o jogo. Com isso, a partida inverteu: o Santos dominava e chegava com maior perigo. O Palmeiras assustava apenas nos contra-ataques. O goleirão Marcos brilhou novamente e fez uma defesaça em chute de Robson. Douglas também apareceu bem em chute de Obina. E, quando tudo caminhava para a vitória alviverde, aos 36, Kléber Pereira recebeu bom passe na área, dividiu com Marcos e, na sequencia, Robson tocou no canto: 1 a 1. Bom resultado para o Santos, que alivia um pouco a corda no pescoço de Vagner Mancini - ainda mais com Luxa no mercado.

- Vitória 4x1 Santo André: O rubro-negro baiano não tomou conhecimento do Santo André e seghue fazendo grande campanha. Ótima atuação e domínio durante boa parte do jogo. Com a goleada, o Vitória é o terceio colocado, colado nos líderes. O Ramalhão é o 12°.
A partida começou com certo equilíbrio, com ambos os times criando jogadas rápidas. De um lado, o Vitória chegava com o garoto Elkeson, o lateral Leandro e o atacante Roger. No Santo André, a dupla Marcelinho Carioca e Pablo Escobar é quem assustava. Porém, os gols só vieram na segunda etapa. Elkeson abriu o placar logo aos quatro. O Santo André teve boas chances de empatar, a melhor delas em pênalti cobrado por Marcelinho, que mandou na trave. Como castigo, veio o segundo gol. Uellinton , de cabeça, ampliou. Na falha da zaga do Ramalhão, Roger recebeu bom passe de Leandro e fez o terceiro. Moraes diminuiu, mas Roger, de pênalti, sacramentou a goleada: 4 a 1. Destaque para Carpegiani, que desacreditado por muitos, vai conduzindo até aqui o rubro-negro em boa campanha, principalmente em casa.
- Fluminense 0x0 Flamengo: No esperado duelo Fred versus Adriano, o Fla-Flu acabou sem gols. O que não significa que não tiveram oportunidades. Com o empate, o Flu segue no meio da tabela, em 13°. O Fla perdeu a chance de se juntar ao G4, e é o sétimo.
O tricolor foi melhor no primeiro tempo. Mais bem posicionado, criava mais, porém com pouco objetivo. O rubro-negro não tinha saída de jogo e poucas vezes chegava. No duelo dos atacantes, Fred nada fez, enquanto Adriano teve duas chances. O atacante do Fluminense deu seu cartão de boas vindas logo no primeiro lance do segundo tempo, quase abrindo o placar. Quem quase marcou foi Émerson, que aproveitou falha de Ricardo Berna e só não abriu o placar graças a Edcarlos. O goleiro tricolor ia das falhas a boas defesas. O Flu não era o mesmo da primeira etapa e pouco fazia. O jogo ficou travado e teve a grande chance de sair do zero aos 46. Ibson cruzou da esquerda e a bola sobrou limpa para Adriano, debaixo do gol mandar... pra fora. Impedido ou não, lance bizarro de quem se esperava mais. Fim de papo e, como diria Nélson Rodrigues, "duas bocas bocejando" no placar do Maraca.
Cuca e Parreira não tem confiança da torcida e não conseguem dar um padrão tático aos seus times. O Flamengo ainda está melhor que o rival, que precisa melhorar se almeja algo essa temporada.
- Sport 3x1 Grêmio: Em Recife, o Sport reencontrou o caminhos das vitórias frente o time reserva do Grêmio. Porém, não teve vida fácil. Os dois times continuam em campanha irregular. O Sport é 15°, uma posição abaixo do tricolor gaúcho.
Os dois times começaram atacando. O Grêmio até chegou a abrir o placar com Jonas, mas o árbitro invalidou o gol, marcando falta na jogada. Melhor organizado em campo e explorando a velocidade de seus jogadores, os pernambucanos abriram o placar com Fabiano, após jogada de Ciro. O primeiro tempo foi muito corrido, lá e cá. O segundo tempo também foi movimentado. O Sport marcava bem e utilizava das laterais para chegar ao ataque. Porém, em uma bobeira da defesa, que tentou fazer linha de impedimento, Jonas ficou livre para empatar. Com a expulsão do próprio Jonas, o Leão pernambucano foi em busca da vitória. Élder Granja, aproveitando rebote, e Fumagalli, deram a vitória ao Sport.
Émerson Leão vai conseguindo colocar seu padrão de jogo no time pernambucano. Usando bem as laterais e rápida movimentação de ataque, o time foi muito bem na partida. Porém, a defesa deixa muito espaço. Enquanto isso, se não fosse a expulsão de Jonas, o Grêmio até poderia arrancar um ponto na Ilha, mesmo que sem merecer.
- Internacional 3x0 Coritiba: Fechando a rodada, os reservas do Inter, conduzidos pelo equatoriano Bolaños, venceu com folgas o Coxa e enconsta novamente no Atlético Mineiro. Só não é líder por causa do saldo de gols. Já o Coxa, segue na gangorra e é 17°.
Apesar do placar, o Coritiba foi melhor no primeiro tempo, com maior posse de bola e com boas chances de abrir o marcador. Com o tempo, o jogo foi se equilibrando. O Coxa mandou uma bola na trave, o Inter respondeu com Alecsandro obrigando Vandereli a fazer grande defesa. Lauro também teve trabalho. Na segunda etapa, porém, o colorado voltou melhor e conseguiu fazer o placar. Se movimentando mais e criando espaços, Bolaños apareceu na partida. Primeiro, recebeu entre os zagueiros para abrir o placar. Depois, recebeu cruzamento rasteiro e completou. Por fim, pegou rebote da zaga e mandou no canto. Festa colorada. Finalmente, Bolaños algo fez desde sua chegada ao futebol brasileiro, no começo da temporada. O Coritiba ainda seguiu tentando, mas parou na falta de pontaria, nas defesas de Lauro e na zaga do Inter. Podemos dizer que foi um resultado "mentiroso", pois o Coxa teve grandes chances de marcar. Porém, foi um resultado justo.
Ps: perdoem o grande atraso na postagem da análisa da Série A. A Série B, ficarei devendo.

Nenhum comentário: