Publicidade

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Rumo à África do Sul

- Não foi convincente, nem empolgante. Mas, a Seleção venceu. E não foi um time qualquer, mas a boa seleção paraguaia. A vitória por 2 a 1, de virada, deixa o Brasil praticamente garantido na Copa de 2010. Maravilha. Porém, algumas coisas ainda continuam iguais.

Como já era esperado, o jogo contra o Paraguai seria mais complicado. Jogo truncado, adversário fechado e buscando um espaço para o contra-ataque. E, assim, ficou mais uma vez evidente a dificuldade da Seleção de Dunga abrir espaços. O Brasil tentava demais pelo meio e parava na marcação do Paraguai. Elano não abria espaços, Daniel Alves era bem marcado e Kléber era modesto no apoio. Sendo assim, ficava difícil para o trio Kaká-Robinho-Nilmar conseguir furar a barreira paraguaia.

O jogo foi passando, o Paraguai adiantou a marcação, começou a assustar e chegou ao gol. Aos 25 minutos, Cabañas - justo ele - cobrou falta, a bola desviou em Elano e entrou: 1 a 0 Paraguai. O que foi fundamental para o Brasil foi a paciência. Mesmo errando passes e parando na marcação adversária, o time teve calma para chegar. E chegou. Aos 40, Daniel Alves pegou sobra na direita e mandou na área para Robinho, que bateu de primeira, sem chances para o goleiro: 1 a 1.

O gol de Nilmar, logo no começo do segundo tempo, resolveu o jogo. Logo aos nove minutos, Felipe Melo lançou para Nilmar, que tentou tocar de peito para Robinho. A bola bateu na zaga, sobrou para o próprio camisa 9, que tocou na saída do goleiro e viu a bola entrar mansamente: 2 a 1! Com isso, o jogo ficou mais aberto e a Seleção conseguiu criar mais e chegar com maior facilidade. Fora alguns sustos, o Paraguai foi dominado e o Brasil por pouco não ampliou a vantagem durante o segundo tempo.

A defesa foi muito bem. Falar de Júlio César já nem é necessário. Juan e Lúcio formam uma dupla impecável. Daniel Alves foi bem, mas tem apagões na partida e não marca tão bem quanto Maicon. Kléber não convence. Gilberto Silva também não. Felipe Melo, ao meu ver, jogou muito bem, preenchendo muito bem seu espaço taticamente e fazendo papel de volante, que gira o jogo. Elano foi apagado e até por isso o time demorou a abrir espaços. O trio de frente foi razoável. Custou a sair da marcação e forçou demais pelo meio.

Mesmo com tudo isso, Dunga merece os aplausos. Tem hoje, ao menos, um time competitivo. Com alguns ajustes e menos teimosia, deve ir longe. Domingo começa a Copa das Confederações. Uma pequena prévia do que pode vir ou não.

- Nos outros jogos, o grande destaque, lógico, vai para a derrota da Argentina na altitude de Quito, para o Equador, por 2 a 0. Os hermanos estão em quarto, dois pontos a frente do Equador, que é quinto colocado. Faltam quatro rodadas e a equipe de Maradona tem três pedreiras pela frente: o Brasil, em casa, e Paraguai e Uruguai fora. Os argentinos tem um poder ofensivo invejável, mas uma defesa sofrível e falta criação. Será que vai ficar pelo caminho? Precaução nunca é demais.

- O Chile fez seu papel e goleou a Bolívia, por 4 a 0, e é vice-líder. A Colômbia venceu o Peru, por 1 a 0, e segue vivo. Assim como a surpreendente Venezuela e o irregular Uruguai, que ficaram no empate por 2 a 2, em Caracas.

- Falta um ano pra Copa do Mundo! Quatro seleções estão garantidas: Japão, Coréia do Sul, Austrália e Holanda. Tem gente boa que, se não acordar agora, vai ficar de fora:

- Na Europa, Portugal, Suécia, Turquia, Bélgica, República Tcheca. Estão perigando e podem ficar fora.

- Na América Central, o México vai tentando fisgar, pelo menos uma repescagem.

- Na Ásia, Coréia do Norte (Sim!), Arábia Saudita e Irã brigam por uma vaga direta para a Copa e uma para a repescagem. Falta uma rodada e a Coréia do Norte leva vantagem no confronto direto contra os arábes. O Irã torce pelo empate nesse jogo e vai tentar vencer os sul-coreanos.

- E na África, supresas para Gabão, que vai deixando Marrocos e Camarões de fora, Tunísia, que vai tirando a Nigéria, e Argélia, que lidera o grupo do Egito. Porém, ainda não tem nada definido (foram duas rodadas de seis).

Está chegando! Um aninho só... para quem esperou quatro, não é nada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Copa do mundo ta chegando, a holanda depois longe depois de 8 anos volta a copa, na Asia tudo normal, ateh agora, mas acho q a coreia do norte, para a alegria do socialismo, vai estar dentro,