Publicidade

quinta-feira, 21 de junho de 2012

#Libertadores: Chegou quem merecia


Chegou quem é melhor. O Corinthians está na final da Libertadores por méritos. Não chegou a toa. Não chegou por acaso. Não chegou por causa de um jogador. Chegou porque tem time. E é isso que faz a diferença. Não sei se existe mesmo uma “cara de Libertadores”. Mas, se existir, penso que o Corinthians está com esta cara.  

O Santos fez um primeiro tempo quase perfeito. Dentro daquilo que precisava. Teve mais posse de bola, errava muito pouco, Juan aparecia bem e Neymar chamou a responsabilidade. O Corinthians, como quase sempre, segurava o jogo, até porque tinha o placar em vantagem. Mas, era certo que o gol santista sairia. E saiu com Neymar começando e completando a jogada, que passou por Alan Kardec, Borges, trave até a bola tocar nos pés do camisa 11 e entrar. 

Tite fez uma mudança no intervalo. Colocou Liédson apostando que poderia ser o dia da redenção do atacante que está em baixa. Mas a grande alteração veio aos dois minutos do segundo tempo. A bola foi alçada na área e sobrou nos pés de Danilo. Façamos aqui uma pausa.

Danilo chegou ao Corinthians em 2010. Chegou com a estima de ter ajudado o São Paulo em uma Libertadores, em 2005. Não conseguiu ajudar o time alvinegro na competição daquele ano. Foi criticado por torcedores, chegou a perder espaço na equipe. Porém, foi reconquistando seu espaço. Ganhou seu lugar e foi fundamental na conquista do Brasileirão em 2011. De lento e apagado,  hoje é titular absoluto. E agora é heroi de uma nação.

A bola foi buscar justamente os pés de Danilo. O meia dominou livre e tirou de Rafael. O gol veio na hora certa para o Corinthians. O Santos sentiu o gol. Ficou nervoso, afobado, desorganizado. Ganso não aparecia. Borges muito menos. Alan Kardec errava. Neymar não resolvia. Muricy mudou dentro do que podia. E percebeu que, com o banco que tem, não poderia fazer muito.

O tempo se arrastou. O gandula apareceu. O auxiliar Altemir Hausmann fez show no final (o que foi aquele semicírculo no gramado?). E a vaga esperada há tanto tempo pelos corintianos veio.

O que o Corinthians tem de especial? Tem um grupo focado. Diferente de outras Libertadores, é um time que se entrega e está focado no que quer. Não vejo uma crise de egos em caso de fracasso na decisão. É uma equipe muito bem organizada e comandada por Tite. Sabe marcar e sabe decidir. E tem a sorte ao seu lado por algumas vezes. 

Vale lembrar: chegou na final. Não foi campeão. Falta muito para isso. Pela frente, Boca ou La U. Duas grandes equipes. Mas, pode-se afirmar: chegou quem merecia.E o Corinthians é um deles.

Nenhum comentário: